30.11.07

Cansei

Tô BEM cansado; muito cansado com várias coisas. Uma hora eu volto aí.

Hmmmmm!


Cartunzinho


Cartunzinho


29.11.07

Visitas no blog

Uia! Da seis da manhã até agora (22h) 397 noqueiros entraram no blog. Pra ver o quê, até hoje eu não consigo entender.
Confesso que tenho postado pouco porque não quero fazer do Casa um diário. Tipo: hoje eu fiz isso, fiz aquilo e tá corrido, e amanhã eu tenho que fazer aquiloutro e tenho que ir lá e acolá. Meu dia-a dia só pertence a mim.
Acho que tenho mantido uma média legal de postagens, entre textos e cartuns. E as visitas estão além do que eu imaginava.

Cartunzinho


Maringá City

As polícias da cidade são boas quando a galera incomoda uma turminha. Fosse na Zona 2, essa bagunça já tinha ido pros quiabos faz tempo. Morei perto do Parque de Expô por nove anos e tive que aguentar a tal Barraca de Zootecnia até às 6 da manhã. Era um nojo, e certa vez liguei pro Miguelzinho, na madrugada, e ele foi lá e apreendeu o equipamento de som. Não fui o único a ligar. No outro dia deu matéria no jornal.
O básico e o lógico é arrebanhar o som dos caras; se possível com o carro junto. E foda-se mandado Judicial quando o cara tá ouvindo som dentro de casa às 11 da madruga. Tem que entrar e levar tudo embora. Eu quero dormir, minha mulher quer dormir e um mundaréu de pessoas da rua, trabalhadores, idosos, crianças, bebês e gente com problemas de saúde que ter sossego. Acho uma puta sacanagem um cara ligar o som na maior altura. Agora, a sacanagem maior, a filhadaputagem extrema é o poder público e a polícia permitir isso.

Os Pássaros

Cortaram uma das duas enormes Ficus que tem do outro lado da rua. A passarinhada fazia o maior carnaval ao nascer do sol, principalmente os pardais, essa praga bonitinha. Tem o chorão no fundo do quintal e alguns espécimes migraram pra lá e manhã e aprontam o maior maior freje. Cada dia aparece um bicho diferente e eles ficam cantando das 6 às 7 e meia e depois zarpam pra algum lurgar atrás do ranguinho.
Hoje eu tava reparando nos bem-te-vis. Eles têm quatro tipos de trinado, cada um com entonação diferente. Vou escrever como eu ouço: Bem ti viiiii; Ti viiiii; Viiiiiiii; e um outro parecido como qüi, qüi, qüi... cri cri cri cri. Quando eles cantam só viiiiiii, eu acho que estão com preguiça
Todos devem ter um significado no mundo deles e se a gente viver 10 mil anos não vai descobrir.

Internet

Dia desses no Liberdade de Expressão, na CBN, Heródoto Barbeiro perguntou pra Arthur Xexéu e Cony qual a invenção do século XX que eles achavam mais importantes e geniais. Pintou até papo de bomba atômica, exploração da lua e do espaço, cinema falado e mais um mundaréu de coisas, entre elas as descobertas de vacinas e remédios. Mas depois o três foram unânimes: a Internet é a melhor invenção do século passado.
Nesse meu mundinho, eu também tenho a convicção que é mesmo. Gente da Bahia comentando no Casa; do Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Brasília, Londrina, Japão, e outros lugares. E mais e-mails dos EUA, Japão, Inglaterra, Portugal e Espanha.
Realmente é algo revolucionário. Eu falo com a mana lá nos EUA em tempo real pelo MSN; escrevo o que penso através do blog; mando e-mails lá pra Curitiba sem precisar ir aos Correios; compro livros, Cds e Dvds; leio jornais e revistas e acesso blogs interessantes.
Quero fazer um Yakissoba? Entro no Goggle e puxo a receita. Deve ter trocentas mil receitas desse prato japonês.
É legal? É. É claro que é.
Hoje mesmo eu li sobre a Grande Fome na Irlanda, onde milhões morreram devido a um fungo que atacou a plantação de batatas, principal fonte de alimentação do país (1840). E por ai vai.
Mas a gente não pode deixar esse mundo virtual engolir o real. Por isso eu vou em botecos, revistaria, pet shops, feiras-livres, e sempre que possível mando ver um rango aqui no barraco com os amigos e amigas.

Dia estranho

Tô meio esquisito nessa quinta-feira. Sem vontade de escrever e postar no blog. Fiz dois cartuns e rascunhei três textos, mas tá dando uma lombra danada. Vou deixar pra publicar mais tarde, por volta de 4 horas.

28.11.07

Perdão, leitor



Cartunzinho


Antes do galo

Às vezes pensava que só eu acordava cedo. Mas, vejam: às cinco e meia contei três motos e oito carros no trânsito, e mais seis fregueses lá na padaria. E das 3 da matina até agora (6h10) 16 pessoas acessaram o Casa. Pra quê, vai saber.

Idéia genial


Ah, essa mídia...

Brasil entra no grupo dos países com mais alto IDH
Prováveis chamadas de capa da revistinha veja no fim de semana:
* Colesterol dos pobres está mais alto no governo Lula
* FHC e IDH: Uma combinação de sucesso
* O Brasil entrou: Lula não limpou os pés
* O Brasil entrou:Lula cagou na saída
* O Brasil entrou: PT pode ter pulado a janela e roubado a prataria
* O Brasil entrou: A fria pode ser culpa do PT
* Brasil sobe no IDH e cai batendo a moleira: Falta de segurança no governo lula
* País sobe no IDH mas não desce por falta de controladores de vôo
* FHC : "Apesar de um presidente analfabeto, Brasil consegue entrar no grupo"

Grudadinhos

Pra ver como os caras são mancomunados: Quando Jô Soares achou graça em seu programa diante de declarações baixas, em tom racista, de um entrevistado (ver post abaixo) a folhinha de sampa não deu uma linha. Agora que o bicho tá pegando (inclusive com abaixo assinado) a folha online abre espaço pra ele se defender e tirar aquela bundona gorda da reta. Uma vergonha. (Jacomino Pires)

Fonte Nova

Com todo respeito: mas morrer num estádio de futebol assistindo a um jogo da Série C é pra acabar mesmo, né? Fosse num Maraca, vendo um Fla-Flu...

Grana

Que coisa, hem? A renda per capita do Distrito Federal é três vezes maior do que qualquer Estado do País. É a capital da desigualdade porque à sua volta (cidades satélites) a coisa tá feia. O que torna Brasília campeã em renda é o funcionalismo público. O que tem de neguinho na área ganhado os tubos sem fazer nada não está escrito.

Madrugadona

Atacou insônia. Fui dormir às 11 da noite e duas e meia acordei. Mas na manhã eu recupero porque agora (como o mundo inteiro já sabe) eu possuo um Scaner.
Sempre fui determinado a entregar a charge da página dois do jornal na parte da manhã. Rotina: acordar 4 horas; ler jornais pela internet tomando duzentos litros de água; 5 e meia na padaria; no caminho já ir bolando a charge, pedalando a bice.
8 horas: cartum pronto; circular, terminal, O Diário, volta pra casa e 11 horas já liberado.
Agora com o pareio (Scaner) a coisa mudou. Na segunda eu deixei pra fazer o trabalho lá por 3 da tarde. É só digitalizar e enviar pro jornal. Aí depois é dar uma cochilada.
Eu me lembro da época em que comprava a tal da LetraSet, uns decalques pra montar textos. Gastava uma grana lascada (quando tinha) pra deixar o trabalho mais apresentável. Acho que nem existe mais esse treco.

27.11.07

Essa é a Globo

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira que investiga o "Programa do Jô", exibido depois do "Jornal da Globo" pela TV Globo, por manifestação de preconceito. Segundo a procuradoria, houve denúncias sobre uma entrevista que abordava a questão de mulheres e a cirurgia no clitóris em um país da África e que comentários do apresentador podem ter manifestado preconceito em relação a hábitos e costumes culturais daquele continente.
As entidades que levaram a denúncia ao MPF acusam o programa de desrespeito a comunidades negras. A representação está sob os cuidados da procuradora dos direitos do cidadão Márcia Morgado.
O programa foi ao ar no dia 18 de junho de 2007, e trecho da entrevista está no YouTube . No programa, Jô Soares e o entrevistado Ruy Morais falam sobre costumes de algumas tribos de Angola, com o auxílio de fotos. Eles também comentam sobre penteados tradicionais e vida sexual e compararam alguns com a vagina. O apresentador tece comentários sobre a aparência das mulheres retratadas nas fotos.
Leia o abaixo-assinado e se quiser assiná-lo entre neste endereço
Tá quase batendo em 1000 assinaturas e isso mostra o poder da blogosfera.

É isso aí, Buck!

Do escritor Charles Bukowski (1920-1994) : Um intelectual é um homem que diz uma coisa simples de uma maneira difícil; um artista é um homem que diz uma coisa difícil de uma maneira simples.

Cartum feito nas coxas


Eu quase nunca gosto do que produzo, mas às vezes eu dou risada sozinho de umas porcaria que faço. É o caso desse cartum que fiz eram 9 e meia da noite. Fiz pro blog, e no meio do caminho comecei a dar risada da cena e da idéia. O noqueiro eu não sei, mas eu achei bacaninha, apesar de o desenho ter ficando bem porcaria.

Um cara

Hoje reencontrei o Rogério no bar do Tuti. Ele é morador de rua e não tem parada. Um dos caras mais inteligentes que conheço; desses que perambulam por aí, loucos pra falar o que pensam mas não têm espaço . Tem quem escreve em jornal ou fala em rádio e TV que não possui 10% das tiradas do cara. Negro, alcóolatra, sem casa e sem família, Rogério usa umas drogas de vez em sempre, mas manja mais do que muita gente que coloca a carinha em colunas de jornais.
Hoje ele falou sobre Kurt Cobain, João Gordo e Kurtney Love. Noite dessas o cara chegou em casa (eram 11 horas) . Eu fui ao portão e ele me perguntou quanto eu pagava pra ele bolar uns cartuns pra coluna do jornal. Olha cada idéia. Uma outra noite passou (11 horas, de novo) pedindo um prato de comida. Fiz um sandubão arretado pra ele.
Certa vez passou pedindo grana pra tomar cachaça. E por aí ele vai e eu também vou, e todo o mundo vai (só que a grande maioria não sabe pra onde, e quando percebe já é tarde demais) . O que dizem é que um cara desses é um "perdido"; um "pobre coitado"; um bêbado...
Que enche o saco, enche, mas é um cara iluminado e que não teve uma oportunidade na vida.

Cartunzinho


Cartunzinho


Nossa língua portuguesa


26.11.07

Apelidos

Dias desse escrevi que lá por 77 (meu Deus!!) um povo da Vila Esperança me apelidou de Polosi. Isso se perdeu nas areias do tempo e deve ter meia dúzia de gatos pingados que ainda se lembra disso.
Mas não é que eu conheci um cara no boteco que me colocou TRÊS apelidos? O treco começou faz duas semanas . Ele me chama de John Lennon; Cabeça-de-Área e Bill Gates. Toda vez que ele se dirige a mim ele usa um desses nomes, revesando sempre. Eu mamando a cerva e ele detonado o copão de cachaça e falando merda. O nome dele é Íris (olha o nome- um neguinho que se chama Íris dispensa qualquer apelido). É pedreiro, e é bacaninha o filho da mãe. Deve ter aí os seus 52 anos.
Hoje eu dei uma de Bill Gates e paguei uma pinga pra ele.

Data

Amanhã vai dar 67 anos que nascia Kee Yeun Kam, o famoso Bruce Lee. Garçom, lutador de Kung Fu; ator; estudante de Filosofia filósofo e haxixeiro. Lee foi dar porrada em São Pedro em 20 de julho de 1973, em Hong Kong. Nada contra o cara, mas não gostava do estilo dos filmes dele. Passava à exaustão no Cine Horizonte e a turma não perdia um, lá pelo anos 70.
E amanhã também faz 37 anos que Johnny Allen Hendrix veio amalucar o pedaço. É outro cara que eu respeito muito, mas não tinha graça pra mim. Jimi Hendrix foi solar a guitarra lá em cima em 18 de outubro de 1970, depois de se entuxar de barbitúricos.

Cartunzinho


Sonho impossível




Momento social

Em primeiro plano Poli, nossa boxer. Atrás dela a jacuzona Tininha, numa pose ex-clu-si-va que quero partilhar com os noqueiros. (clique pra ampliar)


Natureza

Esse é um pé de Chorão que fica no fundo do quintal. Plantamos um pé de maracujá doce na porta do canil desativado e o bicho cresceu lá na ponta.
Já colhemos 8 frutos e agora tem 10 na bica pra madurar. O trabalho vai ser apanhar .
(Foto: Isa Maria)

Pra posteridade

Esse cartum eu fiz pruma trolha da Acim, chamada "Cápsula do Tempo" que vai ser aberta em 2053. Vivo fosse, eu estaria com 91 anos e nem iria me lembrar de ter feito o cartum.
Por falar em lembrar, ninguém lá da Associação me ligou pra agradecer pelo trabalho. O original tem 30 cm de altura por 18 de largura. Pra ampliar e ver com mais perfeição, clique em cima do desenho.
E tem uma mensagem escondida que eu nem falei pro pessoal da ACIM: na paisagem está amoitado o nome Isa Maria Putton Lukaszewigz, uma homenagem à minha mulher, distribuído em alguns locais da paisagem.
Descubra e concorra a livros de cartuns dimim.
Os livros serão entregues pessoalmente em 2053.

Do blog do Bulgareli

Lendo o blog do jornalista Messias Mendes me lembrei de certa vez quando me pediram para terminar um editorial para a abertura do programa na antiga CBN Maringá. Era época de Natal e alguem tinha iniciado o editorial falando de Jesus. A última frase estava mais ou menos assim: "O Messias é tudo que precisamos nos dias de hoje. O Messias está chegando. É o filho de Deus". E eu completei: "Ele também é o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Maringá".

Liguei pro Bulga agora e ele confirmou a história. De rachar o bico!

Dois caras notáveis

* O jornalista Antonio Roberto de Paula montou um blog www.blogdodepaula.blogspot.com/
Entre outras coisas, ele tem colocado pequenas entrevistas com jornalistas da cidade. Muito legal a iniciativa. Vou tentar linkar aqui no Casa.
* Na sexta-feira encontrei Jorge-Henrique Lopes, num sebo da cidade. Havia uns 4 anos que a gente não se encontrava. Ex-jornalista, músico, autor e ator de teatro, Jorge agora é professor de Filosofia e trabalha em dois cursos em Maringá. "Cansei de jornal. Quando eu editava O Diário, publicava uma matéria de entrevero entre dois políticos. Deitava na cama e já pensava nos telefonemas que iam cair lá na Redação. E não dava outra. Cara, eu pensava: eu vou morrer por causa do Crispim, do Ricardo Barros? Caí fora".
De Paula e Jorge-Henrique, pra mim, são dois dos melhores jornalistas da cidade. Jorge jogou a toalha, mas está feliz com a nova profissão. Dois caras simples, despojados e admiráveis. Me lembro que o Jorge ficava ensebando pra escrever as matérias enquanto os outros se matavam na máquina de escrever. Lá por 5 e meia ele se sentava e detonava duas reportagens em meia hora. Aí caía fora.
Quanto ao De Paula, coube a mim ficar em seu lugar quando de sua saída do Diário, em 89. Tarefa difícil, uma vez que o cara é fera e eu nunca havia trabalhado como repórter. Mas aguentei 9 meses.
Deus abençoe os dois.
P.S.: Outro de quem sou fã é o Élvio Rocha. A entrevista dele no blog do De Paula é imperdível. Rachei de rir.

25.11.07

Cartunzinho de fim de domingo


Já fomos verdes


Cartum do domingo


Bom português

De leitor de Paulo Henrique Amorim:
Depois de estarem no poder por séculos, sempre mudando os nomes das agremiações partidárias. Barrarem a educação dos brasileiros, jogá-los na miséria, achatarem a classe média, desgraçarem a saúde, e ficar 8 anos no poder, FHC e sua gang, que ainda acha que entra na rua Augusta (nas urnas), a 120 por hora, vem falar de bom português, para um povo que eles menospresam. FHC falar de expressões vernaculares, com um povo que precisou de BETINHO, para alertar contra a fome, que nada faziam.
Ofender um presidente que é resultado desta educação que eles pregaram, e OFERECERAM, principalmente ao lado Índia (nordeste) do Brasil, quando se fecharam em grupelhos Belgas. É de se perguntar, estão VIVENDO EM que país??? Não é no Brasil, pois só depois de FHC passamos a nos orgulhar do Brasil. Quanto ao bom português...O BOM PORTUGUÊS É AQUELE DA PADARIA, QUE FAZ UM PÃO HONESTO E MATA A FOME DE UM POVO.

Lá do Japão

E-mail (resumido) recebido de Altamiro Akimene, de Nagoya, Japão:
"Obrigado por vc. ter o blog e propiciar uma leitura prazeirosa no meu fim-de-semana{domingo,raras vezes no sabado}, qdo posso ler e me esbaldar com o noticiario despretencioso e, ao mesmo tempo, critico. Primeira vez que envio e-mail fora familiar. Parabéns pelos dois anos {já estou tomando *uma*em sua homenagem}, e quando eu voltar,vou tentar levar uma caixinha da*cerva* que tomo aqui, mesmo grau, mas, considero gosto mais forte.
Vc. iria se esbaldar tentando experimentar, pela quantidade de marca que tem por aqui. Moro aí perto {Rua das Camélias,entre o Hospital e o Borba Gato},espero conhece-lo pessoalmente, admirado pelo seu trabalho. Envie ao Rigon, estima de melhoras , pois o admiro tb. Abraços."

É o Casa atravessando o mundo.

23.11.07

Rigon

De manhã fui no Santa Rita visitar Zé Rigão. Tá Bem legal e amanhã deve ir pra casa. Havia tomado 8 tipos de remédios e estava dormindo quando cheguei no apartamento. Acordei o bicho e conversamos por cerca de 20 minutos. Anteontem, quinta-feira, o prefeito Silvio Barros e a primeira-dama foram visitá-lo. Eu achei que ele tá bem legal, rindo e tudo.
Me contou como foi o processo do infarto, de como ele foi percebendo a coisa e de como foi sua internação. Mas depois ele deve escrever sobre isso. Apesar que eu acho que ele devia deixar pra lá.

É bem isso

"A terra e a democracia aqui não se encontram. Negam-se, renegam-se. Por isso, para se chegar à democracia é fundamental abrir a terra, romper essas cercas que excluem e matam, universalizar esse bem, acabar com o absurdo, restabelecer os caminhos fechados, as trilhas cercadas, os rios e lagos apropriados por quem, julgando-se dono do mundo, na verdade o rouba de todos os demais.” (Betinho)

Brasil

Pela primeira vez, na história desse País, será no Brasil a divulgação do Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU. A cerimônia acontecerá no dia 27 de novembro no Palácio do Planalto.
Semana passada, em Nova Délhi, na Índia, o Brasil venceu a candidatura para sediar no ano que vem a World Engeneer's Convention. Trata-se da mais importante reunião de engenheiros do mundo. Fonte: AQUI

22.11.07

O que vai sobrar






Nomes

De cada 100 pessoas que lêem os cartuns do Angeli, 99 falam Ângeli. Eu corrijo na hora. Talvez por causa da bailarina maringaense Márcia Ângeli a turma se confunde. O cara se chama Arnaldo Angeli Filho. (É Angelííííí!!). E se você perguntar pra 1000 leitores dele, 1 vai saber que o nome dele é Arnaldo.
Ontem tinha um cara no boteco com uma camiseta velha da Rê Bordosa (ele ganhou- usada- e nem sabe quem é a personagem). Bão... aí tinha um cara querendo trocar a camiseta dele pela da Rê. Não deu negócio. Aí ele se dirigiu a mim e falou que a camiseta era do Ângeli e eu disse que era Angeli. Aí ele teimou que era Ângeli. Aí eu deixei pra lá porque não tava a fim de esquentar a cabeça.
E saiba o noqueiro que apenas 1 entre 1000 leitores do O Diário sabem que meu nome é Marcos César, e não Lukas.

Árvore

Daqui uns tempos a gente não vai mais saber o que é uma árvore, então eu estou desenhando algumas pra treinar. Fiz essa ontem à noite. Nanquim e lápis aquarelável.

Zé Rigão

O jornalista Angelo Rigon deixou a UTI do Hospital Santa Rita. Já está em um apartamento (metido). Visitas das 8 as 20h. A atendente disse que ele está muito bem.

"Cidade Verde"


21.11.07

Eu só queria entender

Só uma pergunta: Se a CPMF é tão ruim, como dizem hoje os tucanos e DEM, então, por que o governo FHC criou?. E por que o PSDB e o então PFL, hoje DEM, apoiaram a sua criação? (Blog da Helena)

A verdade nua e crua

“A doença da Terra é o fato de três famílias possuírem dinheiro superior ao PIB dos 48 países mais pobres.”
Presidente Evo Morales, da Bolívia, fazendo análise primária sobre o que acontece no mundo.

O tempo avua

Tava passando batido. O Casa fez 2 anos no último dia 16. Até agora foram 2.623 postagens.
Pra relembrar a primeira:
Vamos dar início ao teste do meu blog, a fim de evitar falhas futuras. Alô, alô, alô.... testando. Alô, SOM!!... Clec clec clec clec clec (som do teclado). Alô, SOM. ....Alô, SOM!! clec clec clec clec (barulho da tecla Sleep, que até hoje não sei pra que serve). Chuááááá! (barulho de cerveja caindo no teclado). Alô SOM!!!.... tunc tunc tunc tunc tunc (som dos passos da minha mulher vindo ver a cagada que eu fiz). Alô SOM!!! (*#*#***!!!) ( censurado). Alô, SOM!!!! Alô, SOM!!! Craquec!!! ( som do teclado recebendo o impacto da minha testa).

Um povo insensível

Hoje um cara me questionou o porquê de minha preocupação com o Rigon. Era pra dar um murro na boca (e sair correndo, claro, uma vez que nunca briguei na vida). Aí eu disse pra ele que conheço o Zé já faz 26 anos, antes de a gente "emplacar" na imprensa maringaense. Um cara desses não deve ter amigos; ou, se ele pensa que os tem, tá muito enganado.
Em tempo: Zé Rigão continua na UTI em estado regular, segundo a atendente me disse agora (14hs).

Muito além da Web


Rigon

Condições de saúde do jornalista Ângelo Rigon agora à pouco: respiração espontânea; consciente e estável. De acordo com a atendente com quem conversei, seu estado é regular e ele continua na UTI.

20.11.07

Além da Web


Dois cartunzinhos

Pelejei mas não consegui postar os cartuns em um tamanho ideal. Quem quiser ler e possui visão meio deficiente vai ter que clicar com o botão do mause em cima dos desenhos.

19.11.07

Piripaco

Zé Rigão continua na UTI do Hospital Santa Rita após sofrer um infarto ontem, domingo. Segundo uma atendente (ouvida às 21h30) "seu quadro é regular e ele mantém respiração espontânea".
O que isso quer dizer em linguagem médica eu não entendo, mas tudo indica que nosso amigo sai dessa rapidinho.

Rigon

De acordo com o setor de internação do Hospital Santa Rita, o jornalista Angelo Rigon, o popular Zé, está "com respiração espontânea e consciente". Rigon sofreu um infarto no domingo, mas passa bem.

Teste

Sei lá o que tá acontecendo. Não estou conseguindo postar cartuns e imagens desde essa manhã.

Sósia

O senador Heráclito Fortes (DEM) não parece um sapo-boi?



curiosidade

Na Alemanha, em 1908, a dona de casa Melitta Bentz não se adaptava aos coadores de pano. Buscou, então, coar o seu café em uma caneca de latão, com o fundo perfurado e recoberto por um pedaço de papel utilizado para reter tinta (mata-borrão). O processo deu tão certo que seu invento foi patenteado e, num pequeno quarto, ergueu sua empresa.
O filtro de papel chegou ao Brasil em1968.

18.11.07

Acidente

Vínhamos pro barraco agora há pouco, por volta de 9 da noite, quando vimos um acidente na Cerro Azul próximo à rua Antonio Zanutto. Duas Bizz se chocaram. Em uma delas um homem e um garotinho que foram levados ao hospital, sem ferimentos graves. A moça, ferida, abandonou a moto no local e se escafedeu. Segundo testemunhas ela foi a culpada pelo acidente.
E adivinhem quem estava lá, entrevistando o pessoal dos bombeiros? O pessoal do programa Maringá Urgente. Eu não assisto porque não gosto de TV. Mas tem que tirar o chapéu pros caras. Domingo, 9 da noite, chovendo, e eles lá, gravando a coisa.

Motos, carros e acidentes

O pessoal mais antigão lembra que lá pelos anos 80, quando morria um motoqueiro, a tribo se reunia e acompanhava o cortejo até o cemitério. Eles iam em 40 , 50 motos, acelerando as CGs 125 e XLs e CB 400, como forma de protesto e homenagem. Dava até matéria na Globo local e fotos nos jornais.

Eu achava ridículo. Protesto contra o quê? Homenagem ao babaca que saiu empinando a moto e caiu de cabeça no asfalto? Ou o que acelerou muito e bateu na traseira do carro? Que subiu na calçada com a namorada na garupa e arrancou a perna da moça num poste na avenida Herval ao fugir da polícia? (fato real)

Na época não era obrigatório o uso do capacete e o cara se ferrava mais fácil do que hoje. E eles -os motoqueiros- iam atrás do carro da funerária olhando feio ou de forma melancólica pra gente, fazendo tipo: "Ninguém sentiu mais a morte dele do que eu". Era o que transmitia o semblante de cada um. E a TV sempre estava lá pra registrar as imagens dos motoqueiros.

Hoje a coisa ficou tão banalizada que não existe mais essa "homenagem" ao motoqueiro que estava bêbado (ou não), bateu no contâiner ou se espatifou na árvore ou no poste, ou que estava em sua mão, ou o atravessou a preferencial. O enterro é da família, somente dela.
Lógico que tem gente que morre por erro de outrem, mas eles têm abusado muito e o trânsito da cidade já não permite mais manobras arriscadas.
Fazendo as contas rapidamente, me lembro que já perdi 6 amigos em acidentes de moto, a maioria em consequëncia do álcool. Não vou citar nomes, mas vai lá alguns casos:

* X foi fazer uma curva no fundo da igreja Santo Antonio, errou, rebentou o portão de uma casa e quase derrubou a parede. Isso foi em 1987.

* Amigo de infância, XX , chapadinho de cachaça, foi fazer uma curva, derrapou e bateu a cabeça numa mureta de árvore. Morte no local.

*XXX estava no bar do saudoso Lelei e pediu a "saideira". No outro dia ficamos sabendo que ele enfiou a moto num caminhão parado. De lá pra eu nunca mais pedi a "saideira".

*Amigo de trabalho, XXXX, comprou uma Ninja e foi testar a bicha numa bela manhã de domingo na avenida Morangueira. Deu de cara num poste e morreu na hora (nesse caso ele não havia bebido).

* XXXXX, 6 horas da tarde, voltando do trampo, acelerou a moto e quase entrou dentro de um bar perto do Parque do Ingá. Bateu numa árvore e, mesmo com capacete, morreu na hora quase levando uns fregueses que estavam nas mesas. (Nesse caso, também, ele não estava bêbado).

* XXXXXX, morador do Borba Gato, empinava a moto, caiu e ficou vários dias no hospital pra depois catapráu. Deu dó da família.

Foto antiga

Casal encontrado no Horto Florestal em 1973 e datado do ano de 1947. Naquela época o local já estava foda.

17.11.07

Neurose coletiva


Cartunzinho


Higiene

O restaurante nova-iorquino Serendipity 3, que já vendeu uma sobremesa de US$ 25 mil (cerca de R$ 43 mil), foi fechado pelo Departamento de Saúde da cidade devido a uma infestação de ratos e baratas. Os fiscais encontraram um rato vivo, fezes de ratos, moscas e mais de cem baratas vivas.
O Serendipity 3 é freqüentado por celebridades e famoso por suas sobremesas caríssimas e pelas filas de clientes que esperam horas para entrar. Junto com um joalheiro, o Serendipity criou a sobremesa "Frozen Haute Chocolate", que tinha 28 tipos de cacau e ouro comestível de 23 quilates, tudo servido em uma taça incrustada com pedras preciosas. (BBC Brasil)

Agora, vem cá noqueiro, senta aqui no meu colinho... Pense nesses restaurantes de Maringá do tipo "Coma à vontade por R$5,30" naqueles prédios da década de 60 que ficam ali na Joubert de Carvalho, Maringá Velho e Vila Operária.
Lembre-se: indo a Nova Iorque nem passe em frente do Serendipity. Mas, ah... hoje tem feijoada no Rangão do Adorfo a R$6,00 por cabeça lá perto da rodoviária velha. Ambiente super-higiênico. (Prof. Firmino- Do Conselho Editorial)

16.11.07

Miserê em queda

Dois textos pro noqueiro ler e cair na real.
Brasil reduz a pobreza extrema pela metade

Pobreza no Brasil

Caixa de entrada de Pandora

Não vou citar nomes porque é um pessoal bacaninha que me envia e-mails. Sério que a grande maioria é bem intencionada. Mas o que vem de "Seja Feliz- com som"; "Anjos de Deus- com som" e "Para um mundo melhor (Coisa maravilhosa)- com som" e por aí vai, não está escrito. Me desculpem, mas não dá pra aguentar. De vez em quando tem uma menina lá no Quênia que precisa de sua ajuda e uma loirinha que sumiu de sua casa lá no Canadá e "Por favor, divulgue essa mensagem". E tem gente tronxa que se aluga com isso.
Anexos (que vem com aquele clipe) eu não abro nem a pau- dependendo do remetente. Quase sempre é "Uma bela mensagem" e aí vem os slides demorados com criança, baleia, foca...
E aquela mensagem pra você clicar sim ou não para o remetente saber se a mensagem foi recebida eu já clico NÃO.
Noves fora propagandas que não sei de onde vem e quem passou o meu e-mail para eu receber as porcarias. Tem hora que cansa.

Cartum feio

Eu não queria botar o bedelho na crítica que o professor Firmino fez ao cartum (Que ficou uma porcaria ficou mesmo, diga-se) . Mas eu acho que você não deveria aceitar uma crítica de um velho que fica 25 dias folgado e quando chega já vem detonando com o Casa, cuspindo no prato em que come. Afinal o salário dele é única e exclusivamente oriundo do blog; e não é todo dia que alguém ganha 600 reais por mês para fazer parte de um Conselho Editorial e escrever alguma coisa lá de vez em quando. (Jacomino Pires)

Crítica

Professor Firmino, do Conselho Editorial, que pegou férias de 25 dias, volta ao Casa e, em sua primeira crítica, desmonta um trabalho que eu levei quase 5 minutos pra realizar. Diz ele em seu comentário: " Sinceramente não vi graça alguma no cartum do homem invisível; não vi arte e não vi cores. Não vi nada de novo; não vi sensibilidade, não vi uma descoberta de um novo caminho do humor para esse blog; enfim não vejo saída. Não vi uma alternativa de melhora para essa trolha e também não vi o criado- mudo e dei uma canelada no bicho uma vez que eu já tô meio chaparral" (Prof. Firmino)

Que coisa mais besta


A tirada do dia

Esqueci dessa do bar do Nelson, que rolou na manhã de hoje.
Tava eu lá, tentando ler alguns capítulos de um livro e pintou um papo de tempero pra comida. Parei de ler e dei meus pitacos. Falei que a gente tinha plantado um pesão de hortelã no quintal e alguns besouros estavam detonando; apesar de que a coisa ia bem bacaninha e já sob controle da praga.
Comentei que tinha jogado água de fumo Galo pra matar o bichos e eles desapareceram.
Aí o Nelson, num repente, sentado no banco, lá de dentro do balcão, olha pra mim e diz: "Fumo? Você tá dando fumo pra eles? Então é por isso que vem bichinho voando aqui no bar com cigarro de palha, pedindo fósforo emprestado". E virou de costas.
Eu quase engasguei com a cerveja quando ele falou. Uma coisa dessa vale mais do que 20 piadas lidas em jornais, revistas ou Internet. Eu me acabo com isso.
Pra eu achar graça de uma piada pronta demora muito; mas essas de bate-pronto fazem eu chorar de rir. Não consigo parar, ainda mais dependendo da pessoa de quem vem.
Eu si divirto.

A mil


Cartunzinho


Cenas do boteco

* Acordei 4 horas pra terminar a coluna de domingo e por volta das 10, tudo zerado, peguei um livro do Bukowski, a bike, e fui no bar do Nelson, ler um pouco no balcão e tomar cerveja. Bar vazio, bati um papinho com ele e abri o livro. Eis que- horror do horrores- chega um cara com quem não tenho muito papo (não que ele seja de todo mal), fala alto e fino pra caçamba e se põe a conversar. Aí vem um outro ( esse bem amigo) que perdeu as cordas vocais devido ao cigarrinho e se posta entre eu e o tagarela. Larguei a bomba na mão dele e voltei à leitura. Só que eu não conseguia passar do terceiro parágrafo do livro devido à falação.
Passa uns 15 minutos (e o cara sem parar de falar!) chega o Martinez, cunhado do apresentador Ratinho. Num espaço de uma hora ele fala duas frases, bebericando pinga com raiz amarga. Ele já tá meio velhinho e também é bem legal.
Aí o tagarela iniciou papo sobre um programa da National Geographic que ele assistiu mostrando gente comendo escorpião torrado e outros quitutes. Foi então que eu reparei na cena: o cara falando sem parar; o outro só ouvindo por que não fala mais; eu com o bom e velho Buck sem sair da primeira página e o Martinez fumando e bebendo que nem um condenado sem abrir a boca. Os quatro, lado a lado no balcão. E o Nelson quietão, do lado de dentro, sentado no banquinho.
Paguei a cerva e caí fora. Às vezes a gente quer espairecer, relaxar, mas pinta um clima desses que estraga tudo.

*Mas antes aconteceu outra coisa maluca: estou cadeando a bike quando, na porta do bar, dou de cara com o Mala que me pede 10 reais emprestados pra colocar gasolina na moto de outro mala pra irem receber 500 reais (lógico que era migué). Desconversei dizendo que não tinha.
Deu 20 segundos (juro: 20 segundos!) e chega o Vira-Cambota e me pede 15 pra colocar gasosa no Fiat que lá pela hora do almoço me pagava. Me esquivei também. Tava na cara que a manhã de sexta estava prometendo.

15.11.07

Estão viajando na maionese

Setores da "grande imprensa" já estão questionando o aumento do nível de emprego no País. Insinuam que é pela proximidade do Natal (trabalho temporário). Faz favor, né? Não tem nada a ver. O professor Salomão Quadros, do Conselho Editorial da FGV, desmontou essa teoria numa ótima entrevista dada à CBN a pouco. Disse que o setor de construção civil não tem ligação alguma com final de ano e que o mercado vem sentindo falta de engenheiros civis. (Jacomino Pires)

E-mail

Essa semana dois noqueiros solicitaram o e-mail de tio Lukas. Vais lá: lukas@wnet.com.br

Desabafo

De leitor da folha de sampa desta quinta:
"Cansei! Não dá para ser professor no Brasil. Tudo é nossa culpa. Gostaria que essas pessoas que nos criticam ficassem com 46, 47, 48 e até 56 alunos desmotivados, que não trazem material, não sabem que aula é hoje, xingam-nos todos os dias, falam sem parar um segundo, usam celular, mp3/4/5 e não se interessam por nada. Poucos se salvam, e a culpa sempre é nossa.
Por isso cansei. Cansei disso. Não quero chegar os 40, 50, 60 anos sem voz, com problemas na coluna -entre outras coisas. Ninguém quer ser professor no Brasil."

A vez da mueirada


Agudo

Depois do regaço da letra A na propaganda do Aspen Park, em que o cara pronuncia, numa musica ridícula, "paixááááo; coraçáááááo", vem uma da Multi TV assassinando a letra E , em que a moça diz "Vocééééé", Multi Tevééééééé!!!!
Nem tanto pelo da gramática, o que, à vezes, é até interessante dependendo do contexto. Agora, forçar a barra é ridículo. Sem contar a rima pobre. Vamos esperar pelas letras I, O e U, porque parece que é por ordem alfabética. (Jacomino Pires)

Cartunzinho


14.11.07

Ah, a mídia

Da folhinha on line desta quarta-feira
( Eu fico imaginando a cara de múmia do redator quando, pra não comer barriga, tem que autorizar a publicação dessas notícias no site):
- Geração de empregos formais no país bate recorde em 2007, aponta Caged
- Nos primeiros dez meses do ano, foram criados 1,812 mi de postos com carteira assinada -crescimento de 6,55%.
- Nível de emprego na construção civil cresce 15,49%

Mas lógico que não vai estar bom.
* Provável manchete do panfleto direitista veja dessa semana: "Queda de andâimes aumenta no governo Lula"
* Folhinha de sampa: "Trabalhador fica até duas horas na fila para retirar carteira profissional"
* Estadinho: "Violência: Emprego também está batendo no País"
* Revistinha época: "Decepção: Nível de emprego não atinge os 15,50% "

Cartum torto


Rangão

Tio Lukas vai fazer um churrasco nessa véspera de feriado. Ao noqueiro que estiver a fim, vai o endereço: Estrada Pingüim, Km 86, sem número, fundos, de frente para o carreador. (Favor trazer cerveja).
Aguardo com ansiedade a presença de todos.

Duas

* Essa eu não sabia. Pra alugar um carro em Maringá só tem um lugar. Foi o que ouvi numa propaganda no rádio agora a pouco. Estamos mal mesmo, hem.
* Gilberto Gil disse que vai deixar o Ministério da Cultura no próximo ano. Nos bastidores dizem que três nomes podem ser indicados: Adriane Galisteu, Carla Perez e Tiririca.

Cartunzinho

Duvido quem já não ouviu essa pergunta.

O roto e o esfarrapado

" A Venezuela não é Chavez e nem Chávez é a Venezuela. Esperamos que, se Deus quiser, sua passagem pelo governo seja a mais breve possível. Ele é um psicopata e cafajeste". A bem da verdade, o povo venezuelano não merece, de igual modo, o dirigente que eventualmente está tendo"

Sabem quem disse isso na CBN? Paulo Salim Maluf, deputado federal pelo PP-SP. É mole?
Agora, o povo de São Paulo merece o ex- prefeito, ex-governador e agora deputado, ladrão contumaz. (Jacomino Pires)

Lixeiras

Dasveis que eu vou pro centro da cidade sou bombardeado por panfletos de toda espécie: tratamento dental a 5 reais; empréstimo bancário; aprenda inglês em apenas 1 mês (!), e de compra e venda de ouro. Eu sempre pego o papelzinho em respeito ao pessoal que tá entregando.
Aí eu vou enfiando no bolso ou colocando dentro da agenda, porque não se vê uma lixeira nas calçadas.
E a Prefeitura sempre falando para os moradores colaborarem com a limpeza da cidade. Se eles querem isso podiam botar umas lixeirinhas em pontos estratégicos. Por exemplo: fora do terminal urbano, nos pontos de ônibus, não existe uma sequer. E dá-lhe nego jogando papel de sorvete e o escambau no chão.

Falta de rango

Na Venezuela tá sobrando vinho e uisque nas prateleiras do mercados; em contrapartida as pessoas ficam cerca de duas horas na fila pra comprar leite ou carne, ente outros alimentos.
O governo alega que o problema é causado pela demanda crescente da população pobre, que se beneficia dos programas sociais de Chávez, o pânico criado pela imprensa e o comportamento de empresas inescrupulosas, que estariam estocando os produtos.
As empresas dizem que os preços tabelados dos alimentos de primeira necessidade são tão baixos que não vale a pena produzi-los ou vendê-los.
Os venezuelanos perdem várias horas por semana em busca de alimentos. Os produtos são racionados e, em alguns casos, os lojistas carimbam a mão do cliente para ele não entrar duas vezes na fila.

13.11.07

Quem serão?

Tem gente que não tem o que fazer mesmo. Das 5 da matina até agora-10 da noite- 319 pessoas visitaram o Casa. H0je no boteco conversei com um amigo. Me disse que entra no blog umas 5 vezes ao dia pra ver atualizações, que são poucas porque falta tempo e criatividade.
Mas tá sendo um número bom de visitas. Aquele papo: se ninguém acessar a gente não tá nem aí. Mas, se o fizerem, é muito bacana de saber.

Sobre a CPMF

A verdade emergiu. 80% da população não paga CPMF. Logo, a campanha contra a CPMF parte da minoria que paga, ou seja, a camada superior da sociedade. A CPMF é o único imposto que não pode ser sonegado, e essa camada superior, a mesma que demagogicamente fala de "corrupção", há décadas sonega impostos e envia ilegalmente dinheiro ao exterior.
Que moral têm pra falar que a CPMF "atinge a população pobre"? Vocês mesmos, que mudam de opinião de acordo com a ocasião? Afinal, vocês não concordaram quando o PSDB criou o imposto?

E o DEM ensina maracutaia:
Na sua briga generalizada contra o pagamento de impostos que considera abusivos, o DEM colocou em sua página na internet um anexo que ensina as pessoas que moram no litoral como fazer para recorrerem de pagar a Taxa de Terrenos da Marinha, para quem mora ou tem casa de praia nesses terrenos. Lindo né não? (Blog da Helena)

Cidade Verde?


Feriadão

Tem gente se preparando para curtir um descansinho. Amanhã, quarta- feira, dia 14, é feriado.

PHA

De Paulo Henrique Amorim em entrevista à folhinha de sampa:
"Eu sugiro ao ombudsman da Folha que os colunistas da Folha dissessem assim: sou amigo do candidato à Presidência da República fulano de tal. Sou adversário feroz do candidato fulano de tal à Presidência da República. Que é porque quando o cara ler, o cara saber: ah, esse aqui é amigo do fulano, esse aqui é amigo do beltrano, que é para não enganar ninguém".

Certa vez Tio Lukas leu entrevista de Heródoto Barbeiro onde ele declara sua preferência política e achei muito legal sua posição. Segundo ele, o ideal é o jornalista deixar clara sua preferência, que é pra depois ninguém ficar cobrando, ou, no popular, enchendo o saco.
O problema no Brasil, e principalmente no interior, é que muitos colunistas puxam pra quem está por cima da carne seca. Sempre pinta uma graninha, seja o governo de direita ou esquerda. Podem reparar.

Temos que tomar cuidado

Hoje é terça-feira 13. Atenção: se você ver um gato preto passando embaixo de uma escada, pode reparar... é funcionário de empresa terceirizada cortando árvore sadia em frente da farmácia.
Ah... e quanto ao "gato" aí é outro papo. (Jacomino Pires)

Perdão, leitor


Dois pesos...

Tio Lukas não acha democrático que o presidente Lula tenha um terceiro mandato. Mas o menos democrático é parte da "grande imprensa" condenar esse desejo. FHC conseguiu rasgar a Constituição e comprou por 200 mil cada deputado a fim de ter aprovada sua reeleição. E mais: Sérgio Mota, o tratorzão tucano, afirmou certa vez que o PSDB tinha um projeto de poder de 30 anos.
Na época ninguém falou nada. Será que a grana rolou apenas pra cima dos deputados?

12.11.07

Momento baixaria do CASA


Pôôô... maior Bandeira

Amanhã, terça-feira, vai fazer 39 anos que Manoel Bandeira foi poetar lá em cima. Escritor, cronista, crítico e um dos maiores poetas do modernismo brasileiro, observador do cotidiano e de sua própria vida, que eu acho que neguinho que tá no ramo tem que fazer mesmo.
Não gosto de literatura brasileira, e poesia muito menos. Mas quando, lá no início dos 90, o publicitário Maurício Borges me emprestou um livro do cara, eu li e reli em uma semana.
Coisa linda. Bandeira é Bandeira 2. É Bandeira 10!!

Meus sais!!


Perdão, leitor

Pra uma segundona acho que tá bom demais.

Che

Lembram daquela coisa nojenta do panfleto semanal chamado veja denegrindo o mito Che Guevara? Pois então... Antonio Gabriel Haddad é um especialista em Cuba. Ele desmonta a "reportagem" da veja em cada letra. Leia no blog do André Lux, o Tudo em Cima.

11.11.07

Na bica

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai ter um encontro com a presidente argentina Cristina Kirshner. No mínimo ela vai pedir informações de como é governar um país, já se preparando.
Tio Lukas vem cantando a bola: a mulher, se a direitona e a grande imprensa não tomarem juízo ( e torço pra não tomarem mesmo- aliás eu torço pra tomar, sim; mas daí já é outro papo) será a nova presidente do Brasil.
Agora, a sacanagem da mídia- lúcia hipólito e congêneres- é dizer que a ministra usou a divulgação do descobrimento da jazida para alvancar sua suposta eleição em 2010.
Ninguém falou que ela é a representante máxima do Governo na área de comunicação e... presidente do Conselho de Administração da Petrobras!!! Portanto, quem teria mais posição hierárquica para fazer o anúncio? Claro que era ela, mas a mídia já começou a detonar faltando 3 anos pra próxima eleição.
Uma vergonha.

Tom

Tá o Tom Cavalcante na Praça da Sé detonando. Como já escrevi aqui, uma das melhores coisas da tv no momento. Uma coisa bem humana e natural. O pessoal si diverti e acho que ele vai desancar o Faustão de novo nesse domingo. Aliás, o cara que imita o gordo é bom demais e o Tiririca tá matando a pau, no improviso.

Que vergonha

Da folhinha de hoje:
Eliane Cantanhêde :Descoberta de reserva de gás não impede racionamento.

Vamo falar sério... essa mídia vendida tá achando que o Lula ( ele, pessoalmente) vai mergulhar à 6 km no fundo do mar amanhã cedo, retificar o petróleo, envazar o gás e entregar nas casas e indústrias de todo o país até terça-feira depois da janta. A coisa é pra no mínimo sete anos, porra!!!!!!
Dá nojo mesmo, e o pessoal tá percebendo. Mas ela, a grande imprensa, não se toca.

Os Piratas-4

Clique no bagaio pra ampliar e role o mouse.

10.11.07

Coisa triste

A tarde/noite promete. Estamos indo pra casa do Mauricio (o Tim Maia) lá no Jardim Veredas. Eu e Isa fizemos macarrão caseiro e o Cláudio também fez na casa dele. Pedrão vai levar três frangos caipiras. Cerveja e demais recursinhos já estão garantidos. Mais um ranguinho de proximidade de fim de ano.
Eu me acabo.

Os Piratas- 3

HQ feita nas coxas por tio Lukas em 1978, Os piratas, famintos, encontram uma ilha e vão explorá-la. Se tiver paciência, clique na imagem para ampliar e vá rolando com o mouse.
Modéstia à parte, eu recomendo. Amanhã tem a parte 4, que é a última, porque eu fiquei com preguiça de continuar.

Ah, a globinha

O bom dia brasil da globo, no dia sete, tirou um baratinho no Lula quando ele disse que o País tem energia sustentável até 2012. Ouviram "experts" da área e todos foram negativistas: o Brasil não se sustenta até 2012 em matéria de energia, seja qual ela for.
A turminha das organizações marinho deve ter tido orgamos múltiplos (o Lula vai se ferrar!!). Três dias depois vem o sapo barbudo, através da Dilma Rousseff, e anuncia a descoberta de uma jazida de petróleo que pode tornar o País o quinto maior produtor do mundo, além de auto-suficiência e exportador do produto.
Mais uma bicuda nessa rede nojenta que vem perdendo audiência a cada dia. Tem gente lá na redinha que nem deve estar dormindo. Mas tem gente que assiste.

Uma vergonha

*Lembram que tio Lukas escreveu que a bola da vez seria a Dilma Rousseff? Pois então... ontem a megera da lúcia hipólito deu a tacada inicial. Em seu comentário na CBN, ao invés de falar da importância da descoberta do petróleo na Bacia de Santos, ela preferiu rufar o pau na ministra da Casa Civil.
Disse que o anúncio feito pela ministra foi um ato político e relembrou a época em que Dilma era ministra de Minas e Energia e citou falhas em sua pasta, à época. A vendida percebeu que Dilma é uma provável candidata em 2010 e já começou. Disse que vai demorar sete anos para iniciar a extração do petróleo, num tom irônico.
Ora noqueiro... Será que a "Cientista Política" e especialista em prospecção de petróleo acha que amanhã a gente já vai estar cozinhando com gás retirado de uma profundidade de 6 km no oceano? É claro que vai demorar, caçamba!!

*Eu não vi, claro, mas disseram que Maga Patalójica, conhecida como fátima bernardes, leu a notícia da descoberta com o maior desconforto no jn. Mônica Waldvogel, no jornal da globo, também tentou desqualificar o achado.

* Provável manchete da veja : "Perigo à vista: Aumento de petróleo pode gerar mais incêndios e explosões"

* revistinha Época: " Descoberta de petróleo deve provocar invasão dos EUA ao Brasil"

* folhinha de sampa: "Estudo mostra que prospectores ganham menos no governo Lula"

* estadinho: "Poluição deve aumentar no mar de Santos em 2013"

É isso aí.

Blog vendidão

Comentário de um leitor no blog da Helena:
"Comentei no Blog do Noblat sobre a ONG tucana do filme "tropa de elite" que fazia propaganda eleitoral de um tal senador Magalhães de número 451, e traficava droga na faculdade. "Quatro mais um cinco, cinco menos um quatro". Aí veio o moderador e tchum! excluiu o meu comentário. Pedi uma explicação, e tchum! me cortou de novo.
Aí resolvi esculachar: "O que tinha no meu post que incomodou o Moderador?" Cortado. "Posso publicar de novo o post que você me cortou?", cortado. "Testando: ONG 451", cortado. Meu último post, também cortado, foi o seguinte: "Moderador, tenha uma boa noite. Sonhe com tesouras e ongs tucanas."

9.11.07

Dostoievsky

"Nada é mais sedutor para um homem que sua liberdade de consciência. Entretanto, nada lhe causa mais sofrimento"

Uma das coisas mais ternas já escritas. E toda vez que leio e fico pensando, o zoião fica cheio d'àgua, porque é isso mesmo. É a realidade, se você pensar bem.
A frase é de FEODOR MIKAHILOVICH DOSTOIEVSKY, Romancista, autor de "Crime e Castigo" (1866), "Os Irmãos Karamazov" (1879).
Dosto, para o íntimos feito eu, nasceu em Moscou em 11 de novembro de 1821 e foi jogar baralho lá em cima em 28 de janeiro de 1881.
Não vou mentir... li quase tudo do escritor russo quando tinha uns 18 anos. Mas não saquei qual era a dele na época. Agora, aos 40 e cacetada, quero reler bem na boa e devagar. De repente não vou sacar novamente. Mas daí é outra história. Lá pros 75 eu leio novamente.

Os Piratas- parte 2

Clique na imagem pra ampliar e navegue com o mouse.
Na primeira parte o noqueiro acompanhou que o pessoal tá ferrado e morrendo de fome. Agora eles tentam caçar ratos pra matar a fome.
Quando fiz isso eu tinha 20 anos e nada pela frente. Meu futuro era incerto. Desenhava na mesa da cozinha na casa da Vila Esperança. Minha mãe pedindo pra eu ir dormir, sempre apreciando os desenhos mas pedindo pra eu ir dormir; mas eu sei que, em seu âmago, tinha certeza que eu ia dar um orgulhozinho a ela.

Tempos idos

Desenhei esse treco com catena Bic em 1982. Foi uma das melhores épocas da minha vida em relação aos desenhos e cartuns. Não tinha compromisso com nenhuma publicação e eu rabiscava legal, ao Deus dará. Nem imaginava que iria viver de cartuns. Eu assinava Marcos César e tinha uma influência danada de Tintim e Brucutu.
(Se o noqueiro achar interessante, clique pra ampliar)