17.4.10

Tina "prenha"


Tininha vai fazer 10 anos em junho. Ela teve sua primeira e única cria há uns seis, gerando meia dúzia de filhotes numa cruza indesejada (por nós) com um poodle xarope de uns vizinhos aqui da rua. Alías, qual cachorro dessa raça não é xarope?
Bom... na segunda-feira ela fez um "ninho" bem nas coxas embaixo de um arbusto no quintal e preparou-se para sua terceira ou quarta gravidez psicológica. Desta vez ela está maneira, menos agressiva e vem comendo de forma razoável e nas horas certas. Qualquer coisa a irrita e ela fica meio assombrada, tentando proteger seus filhotes imaginários. Está produzindo um pouco de leite e vive se lambendo. Desta fez também ainda não pegou nem um objeto ou bichinho pra cuidar.
A gravidez psicológica pode ocorrer em mulheres e em animais, como a cadela ou gata. Nos animais ocorre logo após o cio. Sem ter dado uma trepada cruzado, o animal se imagina fecundado e passa por todas as etapas de uma prenhice. A coisa dura, em média, de sete a dez dias.

A Poli, a boxer, tem quase 1o anos, nunca cruzou e já passou por quatro situações semelhantes. Só que com ela a coisa é mais complicada. Ela se deita no pano e o enrola, pega um bichinho de borracha da Tina (normalmente ela nem dá bola pra brinquedinho) e fica com aquilo na boca quase o tempo todo, como se fosse seu filhote. Deita ao lado dele e não tira o olho. Chora de vez em quando, não importa se dia ou noite. Quase não dorme e fica sem comer e tomar água. Nada lhe desperta interesse.
Engraçado que sua cara sofre uma transformação surpreendente. Parece outra, com um jeitão babaca e a boca geralmente semi-aberta. Com ela, a duração da "noiada" é um pouco mais demorada.
Nesses casos, a única saída é, volta e meia, fazer um cafuné. De resto, é ignorar a coisa.

2 comentários:

Gustavo T. disse...

Minha cadela tem a mesma coisa, há anos, todo mês. Seus filhotes são chinelos. É incrível!

Wilsoleaks Alves disse...

A Nega, lá em casa, tá com o mesmo sintoma da tininha, o problema é que a nega só tem dois anos e num descuido dos meninos acabou por fazer o "serviço completo", resultado: tá prenha mesmo!
Problema, aonde vou arrumar alguém que queira uns vira-latinhas?