Comprei esse livro em 1988 quando estava numa pindaíba danada. Por isso ainda não entendo como consegui fazê-lo. Estou achando o preço muito alto, sei lá. Mas, para quem gosta de quadrinhos e está cheio das "paia", o Casa recomenda.
São quatro histórias com finais muito tristes:
Na primeira, um menino judeu, de bom coração, e que ajuda a todos em sua aldeia natal na URSS é enviado aos EUA. Durante o trajeto ele faz um pacto com Deus. Bem mais tarde, já na América, sua filha adotiva morre e ele desmancha o contrato maldizendo a Deus. Vira um grande empresário do ramo de imóveis e abandona sua tradição judaica. Fica no ar a coisa errada nos últimos cinco quadros finais. Mas que vai dar errado vai.
A segunda história é sobre um cantor de rua, alcóolatra, desempregado e que é "adotado" por uma maestra decadente que o quer como amante e parceiro no mundo musical. Lógico que dá errado.
Na outra HQ, um zelador solitário é seduzido por uma garotinha e a coisa acaba de forma trágica.
A quarta HQ- Cookalein- (para mim, a melhor) entrelaça a vida de pessoas durante férias em uma pousada. Cada um com um sonho de conquista e devaneios pessoais. Mas, no fim... não vou nem falar.
Todas as histórias são reais e apenas a narrativa e as retratações as converteram em ficção, segundo Eisner. Tudo se passa em torno de um cortiço, nos anos 30, tempo ruim para os americanos, principalmente para os imigrantes, moradores desses prédios.
A capa aí é da primeira edição brasileira, de 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário