25.6.07

Jack Kerouac

Este é um trecho da última página de Viajante Solitário, de Jack Kerouac. Nesse livro ele descreve suas andanças pelos EUA, México e Europa, como vagabundo [ a fim de escrever livro sobre]. A obra foi publicada em 1960. O cara fez de tudo: jornalista esportivo; limpador de convés; frentista de posto de gasolina; ajudante de cozinha e lavador de pratos; balconista de lanchonete; apanhador de algodão; trabalhador da construção civil, entre outroas ocupações.

"Os vagabundos da América que ainda conseguem viajar de uma maneira saudável, mantêm-se em boa forma, podem se esconder em cemitérios e beber vinho em bosques de árvores fúnebres e dar belas mijadas em cima de pedaços de papelão e quebrar garrafas nas tumbas e não dar a menor bola nem se aterrorizar com os mortos (...) Mas, oh, os vagabundos pobres dos bairros sórdidos!


Lá está ele, dormindo num portal, com as costas contra a parede fria, cabeça caída, com a palma de sua mão direita para cima, como se esperando receber algo da noite (...) a mão como a de um mendigo, suspensa no ar formando uma sugestão que revela o que ele deseja e merece receber, moldando o gesto da esmola, o polegar quase tocando na ponta dos dedos (...)


' Por que me tomam o que tenho direito, por que não posso respirar na paz e na suavidade da minha própria cama e sou obrigado a esperar aqui, nesses trapos anônimos e repugnantes, nesse portal humilhante, sentado à espera que as rodas da cidade se movimentem? E mais : não quero mostrar minha mão, mas durante o sono estou desamparado, não posso endireitá-la, aproveitem a oportunidade para verem minha súplica, estou sozinho, estou doente, estou morrendo- vejam minha mão virada, desvendem o segredo do meu coração humano, dêem-me o que eu preciso, dêem-me a mão, levem-me para as montanhas de esmeralda para lá da cidade, conduzam-me a um lugar seguro, me levem para onde tudo seja paz e amizade, para a vida familiar, minha mãe, meu pai, minha irmã, minha mulher e você meu irmão, você, meu amigo- mas não há esperança, nenhuma esperança, eu seria capaz de acordar e dar um milhão de dólares para estar em minha própria cama- Oh, Senhor, salve-me! ".

Serviço: Viajante Solitário, Editora L&PM, 224 páginas, R$16,00.

A L&PM também conta com mais títulos do autor. Diários de Jack Kerouac-1947/1954 é um deles. Um trecho do livro:

Segunda-feira, 23 de agosto de 1948
Quanto a mim, a base da minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do devido trabalho, claro) – e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. Eu digo que eles não merecem nada além de desprezo por isso, e a próxima coisa, claro, eles todos estarão marchando para alguma guerra aniquiladora que seus líderes corruptos começarão para manter as aparências (decência e honra) e “fechar as contas”. (...) Caguei para os russos, caguei para os americanos, caguei para todo mundo. Vou viver a vida do meu jeito “preguiçoso coisa ruim”, é isso o que eu vou fazer.”


359 páginas- R$49,00, Editora L&PM

Um comentário:

Anônimo disse...

Voce pode ver um slide show no site http://extras.lowell-sun.com/kerouac