20.6.07

Datalukas

O noqueiro pode achar que é sacanagem, mas é papo sério. Tio Lukas é viciado em água mineral com gás e, sem querer fazer propaganda, prefiro a Schincarol, que é bem gaseificada. Bom... hoje de manhã, como eu não tinha o que fazer, lasquei uma dose da água numa lapiseira transparente em forma quadrada que eu ganhei de uma empresa aí num final de ano. Essas porcarias que eles dão pra gente. O formato dela permite a observação minunciosa em um dos lados.
Peguei um papel , uma caneta e um relógio velho pra cronometrar. Vão aí os dados:
*Entre 9h34 e 10h37 subiram à superfície 3.284 bolhas;
*Entre 10h40 e 11h48,1.863 bolinhas subiram à superfície da lapiseira. Note-se aí que tio Lukas estava botando reparo em apenas um dos lados da lapiseira de acrílico e já estava ficando meio tonto de tanto contar as bolhas e anotar no papel. Multiplicando por 4 (a lapiseira tem quatro lados) teríamos mais de 5 mil bolinhas de gás carbônico saindo fora dessa mistura maravilhosa que é a água com gás.
*12h25 às 14h32: A emissão de bolhas começa a diminuir. Nesse período foram apenas 437 bolhas.
* Mas a enquete não pára por ai. O noqueiro arguto já observou que as bolinhas que se elevam de um copo com água gaseificada nunca são do mesmo tamanho?
O Datalukas conferiu:
*8,32% das bolhas que se elevam (12.652) são minúsculas, e só quem não tem porra nenhuma pra fazer percebe a sua presença dentro do copo.
*72,82% da bolhas têm tamanho perceptível a um exame mais apurado de quem não tem porra nenhuma pra fazer a não ser ficar olhando pra um copo cheio de água mineral com gás e medir sua circunferência.
*0,38% das bolhas que sobem à superfície do copo (4.323 bolhas) tem um diâmetro de 0,00000023, segundo medição do Inmetro

2 comentários:

Anônimo disse...

Tio, boa tarde !!!
também sou viciado em água com gás.
Experimente a São Lourenço , e compare ...
Acho que voce troca de marca.
Cláudio

Anônimo disse...

Ô meu, à contou quantos pentelhos tem seu saco? É mais interessante do que contar bolhas.