30.9.10

Enquete no boteco

Passei um pano em dois bares agora à noitinha, no Borba Gato. Perguntei, na boa, pra 14 pessoas conhecidas em quem votariam para governador.
Osmar 100%.
Dois deles (com mais de 60 anos), explicaram o porquê do voto: Abertura de rodovias no Noroeste, incentivo à agricultura e construção de caixas d'água para irrigação de propriedades de pequenos agricultores em nossa região (?). Citaram Ivatuba e arredores- não me lembro.
Cinco deles acham que Beto Richa não tem compromisso com o Norte do Estado. "Vai fazer tudo lá pra Capital", afirmou um.
Para alguns, Osmar também "não é lá aquelas coisas"; mas é "melhor que o Beto".
-

12 comentários:

Wilson Rezende disse...

Osmar Dias tentou duas vezes acabar com a indenização de 40% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa.O senador Osmar Dias apresentou no Congresso Nacional propostas para acabar com a indenização de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), benefício em dinheiro que o trabalhador recebe em caso de demissão sem justa causa. As propostas foram apresentadas duas vezes, em 1997 e em 2001. “Os trabalhadores só não perderam este benefício histórico porque as propostas de Osmar Dias não se tornaram lei”, diz Feliciano Moreira, coordenador jurídico da União Geral dos Trabalhadores no Paraná (UGT).
O FGTS foi criado há 44 anos e beneficia 42 milhões de brasileiros que trabalham com carteira assinada. Todo mês, parte do salário vai para uma poupança. Esse dinheiro, corrigido todo mês, é uma segurança para o trabalhador no caso de ser demitido.Quando a demissão é sem justa causa, ou seja, quando não há motivo para demitir o trabalhador a não ser a vontade do patrão, a lei prevê que o empregador é obrigado a pagar uma indenização de 40% sobre o total depositado no FGTS.E quando a demissão tem culpa recíproca, tanto do empregado como do patrão, a lei prevê multa de 20% do FGTS, em benefício do trabalhador. “Se perder o emprego, o trabalhador e sua família podem usar essa economia até conseguir novo trabalho”, explica Feliciano. “Esse dinheiro representa quase metade do dinheiro que, na hora da demissão, é o único recurso ao qual o trabalhador e sua família podem recorrer para continuar a vida.”No dia 3 de setembro de 1997, Osmar Dias apresentou Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 30/1997, para retirar dos trabalhadores o direito à multa de 40% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa.
A idéia era retirar 8% ao ano. Em cinco anos, ninguém mais teria direito à indenização de 40%. A proposta de Osmar Dias foi rejeitada pela maioria dos senadores.Osmar tentou acabar com a multa novamente quatro anos depois. No dia 6 de setembro de 2001, ele apresentou um Projeto de Lei do Senado, o PLS 165, pelo qual o prejuízo para o trabalhador seria ainda maior. Além de extinguir a indenização de 40% nas demissões sem justa causa, Osmar propôs acabar também com a indenização de 20% na demissão do trabalhador por culpa recíproca.“A mobilização de centrais sindicais, federações de trabalhadores, sindicatos, imprensa, ONGs e brasileiros de Norte a Sul impediu mais esse atentado contra um direito histórico dos trabalhadores”, afirma Feliciano Moreira.“Eram propostas que só beneficiavam o patrão e que tiravam dos trabalhadores brasileiros um grande benefício garantido pela Constituição”, diz Jorge Leonel de Souza, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná. “Graças a Deus os trabalhadores não perderam estes benefícios.”Em seu site, Osmar Dias reconhece agora que apresentou a proposta em 1997 para atender a um pleito da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), ou seja, quer culpar os agricultores. Veja o que diz o site de Osmar Dias:“À época, vivíamos os anos dos governos FHC, com o Brasil em meio a uma crise econômica e índices elevados de desemprego. O argumento que os técnicos da Faep levaram a Osmar é que a multa do FGTS impedia a abertura de novos postos de trabalho porque o empresariado temia não suportar as multas nos casos de dispensa.
Havia risco de estagnação, sustentavam os técnicos”, diz o site de Osmar Dias.“A explicação é absurda: Osmar queria facilitar as demissões para abrir novos postos de trabalho? Não faz sentido. A única coisa que se pode afirmar com certeza sobre estas propostas é que eram contra o trabalhador e a favor do patrão”, diz Jorge Souza.

Anônimo disse...

Concordo:

"Osmar também "não é lá aquelas coisas"; mas é "melhor que o Beto"."

nestor.

Anônimo disse...

Os senadores do Paraná Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT) estão entre os parlamentares que usaram a cota de passagens aéreas para viajar ao exterior. Também figuram na lista divulgada ontem pelo site Congresso em Foco, especializado em fiscalizar o Poder Legislativo, os colegas Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Paulo Paim (PT-RS). Juntos eles adquiriram 19 passagens para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Em comum, todos os beneficiários são parentes e pessoas que não trabalham para os parlamentares.
Os registros parciais das companhias aéreas aos quais o Congresso em Foco teve acesso revelam que oito voos saíram da cota de Alvaro, cinco de Mesquita, quatro de Paim e duas da cota de Osmar Dias. As passagens foram emitidas entre 25 de junho de 2007 e 13 de janeiro de 2009, pela Gol e pela Varig.
Montevidéu
Alvaro Dias Filho, filho de Alvaro, fez uma viagem de ida e volta de Curitiba para Montevidéu, no Uruguai, com escalas ou conexões em Porto Alegre e São Paulo. O bilhete foi emitido em 1º de setembro de 2008, na companhia Varig. Alvaro também concedeu passagens para Alessandra Kussen, Magali da Silva e Alcileia Freitas viajarem de Curitiba para Buenos Aires, na Argentina, pela Varig, no dia 26 de setembro de 2008.
Por telefone, o senador Alvaro Dias explicou que as três passageiras são do Pequeno Cotolengo, de Curitiba - entidade que trabalha para o bem-estar de pessoas com deficiências múltiplas, paralisia cerebral e outras deficiências. "É impossível não ajudar. Não há melhor aplicação dessa cota de passagem do que em auxílio para uma instituição como esta. Elas foram para um congresso que reuniu todas as associações de pequenos cotolengos do mundo", disse. Questionado sobre a prática de fazer caridade com dinheiro público, o senador respondeu que "isso (usar da forma que bem entender a cota aérea) sempre foi possível, legal, moral e ético dentro do Senado".
Sobre a viagem do filho, Alvaro disse: "Não tinha como atendê-lo na hora e pedi para o pessoal do meu gabinete providenciar a passagem (para o meu filho). Em contrapartida, há ocasiões em que uso o meu cartão de crédito para minhas atividades parlamentares".




Osmar Dias usou a cota aérea para comprar uma passagem para a filha Rebeca Dias. Ela foi de Curitiba para Buenos Aires, pela Varig. O bilhete foi emitido em 13 de fevereiro deste ano. "Não devo prestar contas da viagem dela. Presto contas dos meus atos. Não infringi nenhuma norma e nem o regulamento do Senado. Sempre segui estritamente as regras do Senado", afirmou Osmar. Mas assegurou que vai cumprir as novas regras para o uso das passagens, aprovadas em 22 de abril, que proíbem os parentes dos parlamentares de usarem bilhetes aéreos pagos pelo Congresso. Apenas os parlamentares e seus assessores poderão fazer viagens custeadas com dinheiro público.
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br

Anônimo disse...

vou impugnar sua pesquisa...
tá na cara que cachaceiro só vota nos "cumpanhero", ou, como vc diz nos "petralhas"

Ivan disse...

Quer dizer que senador não pode viajar para países da América Latina? Pagar bolsa para "amiguinho" estudar no exterior como o nanico pugilista, pode.
Osmar Dias é o mais preparado sim, goste-se ou não dele. Alguém já viu o Osmar como um playboy algum dia? Será que o "Patricinho" da capital pegou alguma vez num cabo de enxada? Falar de 40% s/FGTS desconsiderando pequeno agricultor sem capacidade financeira e que teria que vender o sítio para pagar indenizações e encargos trabalhistas é insensibilidade? Num tempo em que o agricultor descapitalizado e sem renda estava nas mãos de agiotas e de oportunistas. Pensem bem.
Guilhobel diz que o Patricinho nunca leu um livro.
O manifesto do Osmar contra os pedágios estão na internet há muito tempo, mostrando sua posição não entreguista do direito de ir e vir negociado junto com o Banestado pelo playboy.

Anônimo disse...

NUM ADIANTA EXPLICAR AQUI AS MAZELAS DO OSMAR DIAS....
PORQUE SE ELE TÁ COM O BÓDE BEBEÇO E COM O DILMA LÉSBICA, TÁ COM DEUS...
ATÉ UNS DIAS ATRÁS NESSE MESMO BLOG, A GENTE VIA CRÍTICAS AOS IRMÃOS DIAS, MAS AGORA SE ESTÁ COM O MOLUSCO, ESQUEÇE....
NINGUÉM FALA NADA SOBRE OS MOTIVOS, QUE LEVARAM O FULANO A DAR PALANQUE PRA DILMA...DIZEM TRATAR-SE DE 44.000.000,00 DE RAZÕES...
TALVEZ SOBROU ATÉ ALGUM PRA ALGUNS BLOGS CHAPA BRANCA...
É A DIVISÃO DO BUTIM....

Anônimo disse...

Lukas,e ai,o que disse o medico na sua consulta em londrina?
Espero que tenha boas noticias.

coquetel disse...

gostei muito desse vídeo do Fantástico mostrando o caixa dois da reeleição de Beto Richa

http://www.youtube.com/watch?v=Qe0uN5SPV7M

Ivan disse...

Mas o que que é isso Coquetel? Isso lá é hora de postar esse vídeo dos aliados do Beto?
Quanto dinheiro hein? E o CPF inventado na hora então, 300... 171... gargalhadas... e mais três números.
Da próxima vez posta logo o vídeo para não desmoralizar a denúncia de uma passagem aérea, ou melhor, desmoralizar a própria denúncia.
Mas, interessante observar que tanto em Curitiba, como Brasília, ou Dourados, sem falar no Pará, os fenômenos se repetem. Maringá seria diferente? Os egrégios, principalmente o paulichiano, para mim não servem de termômetro. Muito menos o observatório de araque.

Anônimo disse...

Passou o pano...oras mas o butéco que voce frequenta num tem ninguém pra fazer esse serviçinho sujo..?
credo...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk....
só isto tenho a dizer...
kkkkkkkk...............

Anônimo disse...

Noca, essa sua pesquisa deve ser uma das impugnadas. hahahaha