22.5.10

Pesquisa

Na última pesquisa do Datafolha, Serra apareceu com misteriosos 10 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff. Parece que depois das pesquisa da Vox e CNT/Sensus, dando pequena vantagem para a candidata do PT, o instituto Dataserra ficou impossibilitado de "arrumar" um resultado esquisito.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito a Dilma ta dando uma SAPATADA no Serra, nas pesquisas.

+Brasil disse...

Desaprendeu a fazer contas? Serra estava 12 pontos a frente. Serra tinha em abril 42% e Dilma 30%, portanto Dilma tirou em um mes 12%, se o Data Folha à epoca estivesse certo.

Wilsoleaks Alves disse...

Com toda maracutaia do governo Lula nas ..... Dilmiha guerrilheira só tá nisso ahahahahahahahahah.
SERRA 2010.

Wilsoleaks Alves disse...

Outubro..........o povo vai decidir......

Wilsoleaks Alves disse...

Esse Marcos Sena é o “MAIOR cara” aqui da Casa do Noca!
O candidato do “MAIOR cara” estava quarenta pontos à frente, há mais ou menos um ano. Alguns dossiês e Lina Vieira contra Dilma e veja o resultado: a diferença caiu para vinte e cinco pontos.
O “MAIOR cara” sorriu, não mais gargalhou, afinal, já não era pra tanto...
Aí veio o “apagão” da Globo. Três meses de factóides, foi exato um mês pra cada hora de “apagão”; a elite mesquinha vaticinou “agora vai!” Qual... Dilma reduziu a diferença para sete pontos.
O “MAIOR cara” não chorou, não era pra tanto, afinal, José Serra nem era candidato...
O Datafolha foi à luta! Foram doze pontos de diferença num cenário sem Ciro Gomes, mas também sem eira nem beira
A blogosfera também foi à guerra! Capitaneada pelo Cidadania do Eduardo Guimarães o Movimento Sem Mídia entrou com uma representação contra os Institutos de pesquisas na Procuradoria-Geral Eleitoral no que foi prontamente acatada.
Resultado: Pesquisas próximas à realidade com Dilma, do Lula, do Brasil à frente de Serra, do FHC e daquele brazil.
Ainda assim, “MAIOR cara” não chorou! Ele é duro pra caramba! Ele é o cara de JACARANDÁ!

Anônimo disse...

Nem precisa fazer pesquisas, o percentual de votos, máximo, é de 35%. Mas ainda não é hora de desespero, afinal, Lula perdeu umas 3 ou quatro eleições antes de ser presidente. E o Serra, até outubro, mesmo com a manipulação das urnas eletrônicas, terá perdido duas. Quer dizer, ainda existe a possibilidade de virada do jogo a la justicia hondurenha.
Virço, você sabe o número do SIF do carinha?
Ivan

Wilsoleaks Alves disse...

Oi Ivan. O numero do SIF do carinha deve ser o quatro seguido do cinco, apostando no medo e no atraso.

Anônimo disse...

Veja como o Datafolha alterou a proporcionalidade dos eleitores entre as pesquisas de Fevereiro e de Março, beneficiando Serra!


O Datafolha alterou, de forma dramática, a proporcionalidade dos eleitores que entrevistou nas suas pesquisas de Fevereiro e de Março. Como o instituto fez isso, é o que irei explicar agora.

1) Em Fevereiro, na divisão por regiões do país, o Datafolha entrevistou o percentual de eleitores relacionado abaixo:

Sudeste - 40,9% (o correto seria em torno de 42%);
Nordeste - 28,7% (o correto seria em torno de 29%);
Sul - 14,6% (o correto seria em torno de 14%);
Norte/Centro-Oeste - 15,8% (o correto seria em torno de 15%).

Portanto, o que se conclui destes dados acima é que o Datafolha respeitou, na sua pesquisa de Fevereiro deste ano, a proporcionalidade da população brasileira. Assim, o instituto entrevistou um número de eleitores, em cada região do país, que respeitou a divisão da mesma entre o Sul, Sudeste, Nordeste e o Norte/Centro-Oeste. As diferenças não chegam a 1%, o que é irrelevante do ponto de vista estatístico.

2) Mas, na sua pesquisa de Março, o Datafolha modificou, radicalmente, o percentual de eleitores entrevistados em cada região do país, desrespeitando totalmente a divisão da população brasileira entre cada uma delas. Duvidam? Então, vejam como o Datafolha dividiu (proporcionalmente) os eleitores entrevistados, em cada região do país, na sua pesquisa de Março:

Sudeste - 61,2% (o correto seria 42%);
Nordeste - 18,4% (o correto seria 29%);
Sul - 11,6% (o correto seria 14%);
Norte/Centro-Oeste - 9,2% (o correto seria 15%).

Portanto, na sua pesquisa de Março, o Datafolha aumentou fortemente o percentual de eleitores pesquisas na região Sudeste, que foi de 61,2%. E a imensa maioria destes, 48,1% dos eleitores pesquisados a nível nacional (2001 eleitores), eram paulistas. E 26% dos eleitores entrevistados no país inteiro eram da CIDADE de São Paulo (1081 eleitores).

Ao mesmo tempo, a participa ção dos eleitores das demais regiões foi bem menor do que seria o correto, principalmente no caso do Nordeste, que teve apenas 18,4% de entrevistados, quando o correto seria 29%. O Norte/Centro-Oeste foi outra região com uma sensível diminuição do percentual de eleitores pesquisados.

Comparando-se as duas pesquisas, temos o seguinte:

Fevereiro/Março:

Sudeste - 40,9%; 61,2% (aumento de 49,6%);
Nordeste - 28,7%; 18,4% (redução de 35,9%);
Sul - 14,6%; 11,6% (redução de 20,5%);
Norte/Centro-Oeste - 15,8%; 9,2% (redução de 41,8%).

Esta mudança brutal na divisão do eleitorado entrevistado pelo Datafolha, em cada região do país, ajuda muito a explicar porque nestas pesquisas os resultados foram os seguintes:

Fevereiro:

1o. tu rno: Serra - 32%; Dilma - 28%.

2o. turno: Serra - 45%; Dilma - 41%.


Março:

1o. turno: Serra - 36%; Dilma - 27%.

2o. turno: Serra - 48%; Dilma - 39%.

Portanto, a subida de Serra e a estagnação de Dilma na pesquisa de Março foi fruto, basicamente, desta manipulação grosseira feita pelo Datafolha. E segundo informações já divulgadas, o mesmo procedimento foi adotado pelo instituto na sua última pesquisa, promovendo-se uma nova manipulação do percentual de eleitores que deveriam ter sido pesquisados em cada região do país.

É o Datafolha à serviço da candidatura de José Serra.

Veja as planilhas do Datafolha nos Links:

http://datafolha.folha.uol.com.b r/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_01032010_tb2.pdf

http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/int_voto_pres_29032010_tb2.pdf

http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=953

http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=955