Na última pesquisa do
Datafolha, Serra apareceu com misteriosos 10 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff. Parece que depois das pesquisa da Vox e CNT/Sensus, dando pequena vantagem para a candidata do PT, o instituto Dataserra ficou impossibilitado de "arrumar" um resultado esquisito.
8 comentários:
Pelo jeito a Dilma ta dando uma SAPATADA no Serra, nas pesquisas.
Desaprendeu a fazer contas? Serra estava 12 pontos a frente. Serra tinha em abril 42% e Dilma 30%, portanto Dilma tirou em um mes 12%, se o Data Folha à epoca estivesse certo.
Com toda maracutaia do governo Lula nas ..... Dilmiha guerrilheira só tá nisso ahahahahahahahahah.
SERRA 2010.
Outubro..........o povo vai decidir......
Esse Marcos Sena é o “MAIOR cara” aqui da Casa do Noca!
O candidato do “MAIOR cara” estava quarenta pontos à frente, há mais ou menos um ano. Alguns dossiês e Lina Vieira contra Dilma e veja o resultado: a diferença caiu para vinte e cinco pontos.
O “MAIOR cara” sorriu, não mais gargalhou, afinal, já não era pra tanto...
Aí veio o “apagão” da Globo. Três meses de factóides, foi exato um mês pra cada hora de “apagão”; a elite mesquinha vaticinou “agora vai!” Qual... Dilma reduziu a diferença para sete pontos.
O “MAIOR cara” não chorou, não era pra tanto, afinal, José Serra nem era candidato...
O Datafolha foi à luta! Foram doze pontos de diferença num cenário sem Ciro Gomes, mas também sem eira nem beira
A blogosfera também foi à guerra! Capitaneada pelo Cidadania do Eduardo Guimarães o Movimento Sem Mídia entrou com uma representação contra os Institutos de pesquisas na Procuradoria-Geral Eleitoral no que foi prontamente acatada.
Resultado: Pesquisas próximas à realidade com Dilma, do Lula, do Brasil à frente de Serra, do FHC e daquele brazil.
Ainda assim, “MAIOR cara” não chorou! Ele é duro pra caramba! Ele é o cara de JACARANDÁ!
Nem precisa fazer pesquisas, o percentual de votos, máximo, é de 35%. Mas ainda não é hora de desespero, afinal, Lula perdeu umas 3 ou quatro eleições antes de ser presidente. E o Serra, até outubro, mesmo com a manipulação das urnas eletrônicas, terá perdido duas. Quer dizer, ainda existe a possibilidade de virada do jogo a la justicia hondurenha.
Virço, você sabe o número do SIF do carinha?
Ivan
Oi Ivan. O numero do SIF do carinha deve ser o quatro seguido do cinco, apostando no medo e no atraso.
Veja como o Datafolha alterou a proporcionalidade dos eleitores entre as pesquisas de Fevereiro e de Março, beneficiando Serra!
O Datafolha alterou, de forma dramática, a proporcionalidade dos eleitores que entrevistou nas suas pesquisas de Fevereiro e de Março. Como o instituto fez isso, é o que irei explicar agora.
1) Em Fevereiro, na divisão por regiões do país, o Datafolha entrevistou o percentual de eleitores relacionado abaixo:
Sudeste - 40,9% (o correto seria em torno de 42%);
Nordeste - 28,7% (o correto seria em torno de 29%);
Sul - 14,6% (o correto seria em torno de 14%);
Norte/Centro-Oeste - 15,8% (o correto seria em torno de 15%).
Portanto, o que se conclui destes dados acima é que o Datafolha respeitou, na sua pesquisa de Fevereiro deste ano, a proporcionalidade da população brasileira. Assim, o instituto entrevistou um número de eleitores, em cada região do país, que respeitou a divisão da mesma entre o Sul, Sudeste, Nordeste e o Norte/Centro-Oeste. As diferenças não chegam a 1%, o que é irrelevante do ponto de vista estatístico.
2) Mas, na sua pesquisa de Março, o Datafolha modificou, radicalmente, o percentual de eleitores entrevistados em cada região do país, desrespeitando totalmente a divisão da população brasileira entre cada uma delas. Duvidam? Então, vejam como o Datafolha dividiu (proporcionalmente) os eleitores entrevistados, em cada região do país, na sua pesquisa de Março:
Sudeste - 61,2% (o correto seria 42%);
Nordeste - 18,4% (o correto seria 29%);
Sul - 11,6% (o correto seria 14%);
Norte/Centro-Oeste - 9,2% (o correto seria 15%).
Portanto, na sua pesquisa de Março, o Datafolha aumentou fortemente o percentual de eleitores pesquisas na região Sudeste, que foi de 61,2%. E a imensa maioria destes, 48,1% dos eleitores pesquisados a nível nacional (2001 eleitores), eram paulistas. E 26% dos eleitores entrevistados no país inteiro eram da CIDADE de São Paulo (1081 eleitores).
Ao mesmo tempo, a participa ção dos eleitores das demais regiões foi bem menor do que seria o correto, principalmente no caso do Nordeste, que teve apenas 18,4% de entrevistados, quando o correto seria 29%. O Norte/Centro-Oeste foi outra região com uma sensível diminuição do percentual de eleitores pesquisados.
Comparando-se as duas pesquisas, temos o seguinte:
Fevereiro/Março:
Sudeste - 40,9%; 61,2% (aumento de 49,6%);
Nordeste - 28,7%; 18,4% (redução de 35,9%);
Sul - 14,6%; 11,6% (redução de 20,5%);
Norte/Centro-Oeste - 15,8%; 9,2% (redução de 41,8%).
Esta mudança brutal na divisão do eleitorado entrevistado pelo Datafolha, em cada região do país, ajuda muito a explicar porque nestas pesquisas os resultados foram os seguintes:
Fevereiro:
1o. tu rno: Serra - 32%; Dilma - 28%.
2o. turno: Serra - 45%; Dilma - 41%.
Março:
1o. turno: Serra - 36%; Dilma - 27%.
2o. turno: Serra - 48%; Dilma - 39%.
Portanto, a subida de Serra e a estagnação de Dilma na pesquisa de Março foi fruto, basicamente, desta manipulação grosseira feita pelo Datafolha. E segundo informações já divulgadas, o mesmo procedimento foi adotado pelo instituto na sua última pesquisa, promovendo-se uma nova manipulação do percentual de eleitores que deveriam ter sido pesquisados em cada região do país.
É o Datafolha à serviço da candidatura de José Serra.
Veja as planilhas do Datafolha nos Links:
http://datafolha.folha.uol.com.b r/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_01032010_tb2.pdf
http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/int_voto_pres_29032010_tb2.pdf
http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=953
http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=955
Postar um comentário