10.8.09

Oxímoro

Oxímoro é, segundo o dicionário Houaiss, uma figura de retórica, na qual se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente mas que, no contexto, reforçam uma expressão.
Por exemplo:
o grito do silêncio, silêncio ensurdecedor, obscura claridade, contentamento descontente, ilustre desconhecido e por aí vai.
Pois é. O Brasil, além de tudo, é mesmo um país "oximoroso". O autor da descoberta é o Professor de português Sérgio Rodrigues.
Há um tremendo oxímoro que não sai das manchetes dos jornais nos últimos dias:
"Conselho de Ética do Senado"
(Via Oni presente)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lukas, foi noticiado que o senador Álvaro Dias deixou de declarar à justiça eleitoral cerca de 6 milhões de reais em dinheiro e aplicações financeiras.
Para nós que exigimos seriedade das autoridades e políticos seja qual for seu matiz, custa-nos a aceitar o argumento utilizado para tal omissão. Que teria pensado não ser necessário informar "os direitos", mas tão somente os bens. Como se não soubesse que dinheiro é um bem (numerário) e não um direito. Direito é o que ainda irá se concretizar em bens. E que teria pensado que só à Receita Federal interessasse. Como se conceitos para uns e outros órgãos fosse-lhe permitido confundir. É preciso ter muita coragem. Só que essa coragem parece contratar com a que ele discursou ontem na tribuna do senado. A não ser que o citado Rui Barbosa tenha omitido dinheiro também. Coragem é uma coisa, desfaçatez é outra.
Ivan