11.1.09

Queda de audîência da Globo

Costuma-se atribuir a queda de audiência da Rede Globo às suas concorrentes. Mas esse é apenas um dos fatores.
O maior inimigo da Globo tem um nome pouco conhecido: share, que na linguagem do IBOPE significa número de televisores ligados. Ou seja, as pessoas assistem cada vez menos TV. A partir disso, surge outro questionamento: por que o telespectador não dá tanta atenção à programação televisiva, como antes? Abaixo, algumas razões:

Crescimento do número de universitários: uma pesquisa já havia revelado que os universitários passam pouco tempo diante da TV. Então, como a quantidade de estudantes na universidade vem aumentando, isso contribui para a queda de audiência da telinha.
Aumento do poder de compra da classe baixa: com o salário um pouco melhor (pouco, porque o que se recebe ainda não é o suficiente), as pessoas têm acesso a outros tipos de entretenimento, como cinema e livros. O aparelho de TV fica a maior parte do tempo desligado.
Popularização da Internet. Com o aumento das Lan House e o barateamento dos computadores pessoais o acesso a Web se democratizou. Imagine quantas pessoas – independentemente da classe social – estão conectadas à Net neste momento! E a TV, coitada, está esquecida!

Não devemos desconsiderar que outras emissoras (principalmente a Rede Record) tiraram preciosos pontos da Rede Globo, mas esse é um problema menor. O maior desafio dela, agora, será oferecer um produto que convença seu antigo telespectador a desconectar a Internet, sair da sala do cinema e fechar o livro. Tarefa praticamente impossível. (Valdeir Almeida- Ponderantes)

2 comentários:

Anônimo disse...

eu sou um dos que trocaram a TV pela internet.
Eu particularmente não gosto de nada que passa na Globo, tudo o que eu gosto de assistir (filmes, desenhos, seriados) eu baixo da internet.

Anônimo disse...

E quando fazem algo legal (ao menos eu estava gostando) como a história da Maysa, colocam um bbb antes para atrapalhar a audiência.