18.8.08

Um livro genial

Holden Caulfield é um garoto de 17 anos, personagem do livro O Apanhador no Campo de Centeio, do americano J.D. Salinger, escrito em 1951. Nessa passagem, Holden descreve seus sentimentos em relação à morte e a cemitérios.

(...) Aí pensei na cambada toda me metendo numa droga de cemitério, com meu nome no túmulo e tudo. Cercado de gente morta. Puxa, depois que a gente morre, eles fazem o diabo com a gente. Tomara que quando eu morrer de verdade alguém tenha a feliz idéia de me atirar num rio ou coisa a parecida. Tudo, menos me enfiar numa porcaria dum cemitério. Gente vindo todo domingo botar um ramo de flores em cima da barriga do infeliz, e toda essa baboseira. Quem é que quer flores depois de morto? Ninguém.
Quando faz bom tempo, meus pais vão frequentemente ao cemitério e espetam um punhado de flores no túmulo do Allie [irmão mais novo de Holden]. Fui com eles umas duas vezes, mas aí parei. Em primeiro lugar não tenho o menor prazer em ver o Allie naquele cemitério maluco. Todo cercado de caras mortos e túmulos e tudo. Não é tão ruim quando faz sol, mas duas vezes- duas vezes- estávamos lá dentro quando começou a chover. Foi horroroso. Choveu na porcaria do túmulo dele, e choveu na grama em cima da barriga dele. Chovia por todo lado. O pessoal todo que estava de visita saiu correndo para os carros. Foi isso que me deixou doido. Todo mundo podia correr para dentro dos carros, ligar o rádio e tudo e ir jantar em algum lugar bacana- todo mundo menos o Allie.
Não aguento um troço desses. Eu sei que é só o corpo dele e tudo que está no cemitério, que a alma dele está no céu e essa merda toda, mas assim mesmo não podia aguentar aquilo. Só queria que ele não estivesse lá. Quem conheceu o Allie entende o que estou querendo dizer. Não é tão mal assim quando tem sol, mas o sol só aparece quando cisma de aparecer.

Tio Lukas recomenda esse livro ao noqueiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Otimo!!
Eu já li esse livro, e vale a pena ler de novo!...
boa passagem!

Anônimo disse...

O Apanhador no Campo de Centeio deveria ser lido por toda garotada e adultos também. Li quando tinha 21 anos (Vixi! Faz tempo). Um dos melhores livros que já li.
Valeu Lukas pela dica. Vou tentar achar ele em algum sebo ou livraria. Tinha até me esquecido.
Valeu valeu valeu por me lembrar.

Anônimo disse...

Do Salinger eu gosto mais do "Pra cima com a viga moçada" e também de um livro de contos chamado "Nove Histórias". Alias, este último pode ser encontrado na biblioteca do centro.
Acho que só falta ler um livro dele (ainda não achei no sebo). Esse é o lado bom do cara que publica pouco, dá pra ler toda sua obra em pouco tempo. Grande Salinger.

Paulo Agostinho