6.5.08

O Globo desinforma

Do blog do Mello:
Bolívia aprova autonomia de Santa Cruz
O "sim" à autonomia do departamento boliviano de Santa Cruz de la Sierra ganhou ontem com 86% dos votos apurados. A abstenção foi muito alta, cerca de 40%, segundo os institutos de pesquisa. Houve 25 feridos em diversos protestos.
O apressado, ou desinformado, que lê a chamada pensa que a Bolívia foi às urnas ontem. Errado. A Bolívia não votou nada ontem.
O departamento de Santa Cruz convocou, ilegalmente, a população daquele departamento para ir às urnas votar por sua autonomia. Então, como se pode afirmar em manchete que a Bolívia aprovou algo?
Como se pode divulgar porcentagem da apuração de um referendo ilegal, que não teve fiscalização ou reconhecimento nem da OEA, nem da Comunidade Européia, nem da ONU?

Como se pode dar respaldo, afirmar que “O "sim" à autonomia do departamento boliviano de Santa Cruz de la Sierra ganhou ontem com 86% dos votos apurados”, se a votação foi convocada (mais uma vez: ilegalmente), patrocinada, votada e fiscalizada pelas mesmas pessoas?

Além do mais, como a chamada pode afirmar que o “sim” ganhou ontem com 86% dos votos apurados, se as apurações terminam apenas na sexta-feira, e a própria matéria publicada pelo jornal na página 21 informa que a porcentagem de 86% não se refere a votos apurados, mas a pesquisa de boca-de-urna, desqualificando assim a chamada da primeira página?

E mais: essa mesma pesquisa de boca-de-urna publicada pelo jornal estima o não comparecimento em 50%. Portanto, pela pesquisa, o “sim” é minoria, o “sim” perdeu, pois teve 86% dos votos de apenas 50% dos eleitores de Santa Cruz, o que dá 43%.

São tantos erros em tão poucos centímetros quadrados, que a gente fica em dúvida: Incompetência ou má-fé?

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que as duas coisas.

Anônimo disse...

De acordo com sua teoria, o seu REIquião, deveria enfiar a vióla no saco e ir embora, porque a grande maioria dos Paranaenses não o queriam com o segundo mandato.
CERTO?????

Anônimo disse...

Ao anônimo (sempre essa raça) das 8h30: o texto não é meu, é do Mello. Nunca votei no Requião.
Ocorre na Bolívia o mesmo que o Rio Grande do Sul quisesse se separar do resto do País e somente os gaúchos votassem.
Entendeu? Leia mais

Anônimo disse...

Pois é Tio Lukas!!!

Vi todo este barulho realizado pela elite colonial rica ( em sua maioria fazendeiros e grileiros)querendo realizar na América Latina uma espécie de "Apartheid ou muro da vergonha" ao querer separarar-se da alta Bolívia região de maioria de etnia indígena e contrapondo com a política social e reforma no Estado boliviano realizada por Evo Morales!
Isto é um absurdo que só mesmo lacaios de uma ditadura como a vênus prateada patrocinaria!

Rede Globo é uma vergonha e faz jornalismo de esgoto!!!!

Anônimo disse...

Lukas, não podemos nos esquecer que já houve uma tentativa por aqui...
Pessoas dos 4 estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e, principalmente, o Rio Grande do Sul, já quiseram separá-los do resto do País.
Era a mesma prerrogativa: na cabeça dessas pessoas, esses estados eram os mais ricos e sustentavam o restante do País e que, não era justo terem a mesma "atenção" por parte dos governantes... Queriam ser tratados de maneira diferenciada, com PRIVILÉGIOS.
Ô apartheid nazi-fascista, sô!!!!

Unknown disse...

Só uma coisa: a sua conta só estaria certa se todos os outros 50% votassem "não". Nesse caso não se sabe exatamente a opinião deles, porque, parece, não votaram, não é?