28.4.08

De braçada

A maioria dos brasileiros apóia um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa mostra que, entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o petista, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos, o que aproxima os dois índices -embora a aprovação ao terceiro mandato seja maior. "Tecnicamente, temos um empate. Mas é muito expressivo o apoio ao terceiro mandato do presidente Lula", disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.
A pesquisa também mostra que, se a Constituição Federal fosse modificada para Lula disputa o terceiro mandato, o presidente ganharia com folga a disputa frente ao governador tucano José Serra (PSDB-SP).
Lula receberia, segundo a pesquisa, 51,1% dos votos, enquanto Serra teria o apoio de 35,7% dos entrevistados. Outros 13,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo.
Com a contabilidade apenas dos votos válidos, Lula também teria o apoio de 58,8% da população, contra apenas 41,2% dos eleitores favoráveis a Serra. Nas eleições de 2006, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o petista recebeu o total de 60,8% dos votos válidos contra 39,2% recebidos por Serra.
Popularidade
O apoio ao terceiro mandato é conseqüência, segundo Guedes, da alta popularidade registrada pelo governo Lula e pelo próprio presidente. A pesquisa mostrou que o governo federal registrou a melhor popularidade em abril deste ano desde que o petista assumiu o governo em 2003.
Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo.
Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.
A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano. Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 --o ano em que foi empossado no cargo -quando obteve 83% de aprovação.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com a força do povo!!!

Eu quero LULA LÁ de novo!!!

Tee disse...

apesar de estar satisfeito com o governo do lula, mais 3º madato tende a estragar tudo, e tb o lula não tá afim disso