29.3.08

Imprensa e ideologia

A imprensa não é ideológica. Criar "crises artificiais", o que nunca deu certo, visto a aprovação do governo Lula, foi a tentativa sistemática da imprensa oposicionista (pensem: não independente, mas oposicionista) de minar o governo.
Prática política partidária de motivações muito pequenas para a grandeza da história de nossa imprensa. O que nos estarrece é que essa parte de nossa imprensa não é nem mais ideológica."Ideologia" diz respeito a relações de força em uma sociedade e, um caso em particular, é a relação de forças partidiárias. Mas como as sociedades são complexas, a instância partidária nem sempre é a face mais importante, representativa, daquela relação de forças (a política econômica do governo Lula é uma política de esquerda?).
Ora, nossos jornais não aspiram a complexidade necessária das relações de força, não são ideológicos. São meramente partidários. Não tem pontos de vista a serem defendidos. Tem agremiações. Não se sabe se a Folha é realmente um jornal conservador ou progressista. Ninguém sabe se é a favor ou contra a liberação das drogas, do casamento entre homossexuais, das formas de combate ao racismo, etc. Depende do momento. Se Arthur Virgílio disser que é contra e Lula disser que é a favor, independente do objeto do qual se é contra ou a favor, a Folha será contra.
No caso inverso, invertida estará sua opinião. Só isso.
É pouco.
Para o sonho do velho Frias.
(Wenden- do Jacarandá da Bahia)

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse discurso contra imprensa, chamando ela de golpista, tá pior que as falas do odorico paraguaçu.

Anônimo disse...

Achei ótimo este texto do Weden!!!

Já havia lido em outro blog e merece nota 10!

Relata a infeliz realidade da grande imprensa do Brasil acomunada com a elite direitista frustada e perdida com os resultados das pesquisas com o crescimento da aceitação do Presidente Lula!
Veja, que o povo não está nem aí para fábrica de crises que se transformou a imprensa.
Estão dando bananas para imprensa que ainda crê ser um quarto poder!