18.9.07

Mídia

A revista Superinteressante está fazendo 20 anos e eu caí na besteira de jogar no lixo, pela primeira vez, R$9,95 ao comprá-la. Tinha que ser da Abril. O conteúdo é basicamente para jovens- basta ver as propagandas e textinhos curtos- pra quem tem preguiça de ler.
Parece que eles estão preparando esse público para serem futuros leitores da Veja. Seriam os "neo-cansados". Sem contar a auto-babação de ovos que os editores fazem. "Nós fizemos isso" "Nós fizemos aquilo".
Nada contra revistas direcionadas para jovens, mas acho que a Super já deu o que tinha que dar. A tal Revista da Semana, recém lançada pela mesma editora, já começou com aquele mamão com açucar; textinhos que impendem de as pessoas usarem o cérebro pra analisar a informação. Fotos pequenas, textos curtos, e já preparando a moçada para ler a Veja num futuro próximo.
Eu vi algo lá [ naSuper] que comprova algo que rola há tempos em alguns blogs: os jornalões estão tendo uma queda enorme em vendas. A fonte é o IVC (Instituto Verificador de Circulação). Mas daí a revista fez a matéria em benefício próprio. Diz um trecho da matéria:
A folha vendia 450 mil exemplares- em bancas e para assinantes- em 2000. Hoje vende 300 mil. O estadão vendia 400 mil nesse mesmo ano; hoje vende 225 mil.
Tem mais jornais no levantamento:
O que mais despencou foi o dia, do Rio: vendia 275 mil e hoje amarga a venda de 100 mil exemplares diários. O globo, de 325 mil baixou para 275 mil.

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