30.9.07

Inclusão social

Os movimentos sociais conseguiram ganhos maravilhosos na sua luta por boas políticas de inclusão social. Ainda há muito o que fazer, muito já foi feito. Mas, é um engano achar que a elite mudou sua forma de ser e pensar. Apenas se tornou deselegante falar em público o que só deve ser dito em privado sobre o tema inclusão social.
A postura é a mesma: dentro do possível a mídia não divulga e muito menos debate o tema. Dentro do possível a mídia destila seus preconceitos com argumentos pseudo-racionais. A elite compra os jornais e revistas e suas empresas anunciam nelas. A classe média sonha em ser da elite e bobamente entrega o jogo.
Exemplo: o programa de inclusão social dos Correios permitiu com que milhões de pessoas recebessem em casa cartas e encomendas. Receber carta em casa, do mesmo modo que acontece nos bairros da elite e nos de classe média. Você viu alguma notícia sobre isto nos jornais? Você sabia que os Correios, antes do atual governo, considerava antieconômico levar cartas até esta população?
Observe bem – a exclusão social não acontece por que a elite diz: somos sacanas, tudo para nós e nada para eles. Ela não fala isto jamais. É dissimulada. Há sempre razões de ordem “prática” e “racional” que geram a exclusão. E os bobos da classe média apóiam esta situação.
Não se entregava carta na casa dos mais humildes por ser antieconômico, entendeu? O dinheiro público deve ser utilizado para a Ivete Sangalo fazer o DVD do seu show e ficar bem mais riquinha e cansadinha.
Isto é "cultura", segundo eles, e vale a pena investir e apoiar. Entendeu? São quase um milhão de reais de recursos públicos para a princesa fazer o DVD do seu show. Tudo dentro da lei. Já que a lei é feita para levar o dinheiro para os bolsos dos mais ricos e deixar sem recursos os mais pobres. Afinal, entregar cartas nas casas dos mais humildes é antieconômico, não era isto que se dizia?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Lukas!
Esta notícia não é correta. Eu, por exemplo, sou pobre e há mais de dez anos sempre recebo carta em casa... sempre cobrança, mas recebo.