10.9.07

Fahrenheit 451

Num futuro hipotético, os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que faz as pessoas infelizes e improdutivas.
Se alguém é flagrado lendo é preso e "reeducado". Se uma casa tem muitos livros e um vizinho denuncia, os "bombeiros" são chamados para incendiá-la.
Montag é um desses bombeiros. Chamado para agir numa casa "condenada", ele começa a furtar livros para ler. Seu comportamento começa a mudar, até que sua mulher, Linda, desconfia e o denuncia. Enquanto isso, ele mantém amizade com Clarisse, uma mulher que conhecera no metrô.

Ela o incentiva e, quando ele começa a ser perseguido (e preso, segundo a versão televisiva oficial), ela o leva à terra dos homens-livro, uma comunidade formada por pessoas que guardaram seus livros e também eram perseguidos. Essas pessoas decoravam os livros (!!), para publicá-los quando não fossem mais proibidos. Eles são "livros ambulantes". Cada um decorou um livro, na íntegra.

Tudo isto está no filme Fahrenheit 451, de 1966, e é baseado num livro de Ray Bradbury, e dirigido por François Truffaut. Marcelo Bulgarelli me deu um DVD de presente, dias desses.

Tô na captura desse livro faz uns 10 anos mas não acho nem a pau.
Agora, olha só como essas barbaridades estão perto da gente. Hoje eu estava tomando um cerva no boteco e lendo "Um Milhão de Dólares", do Nathanel West (1903-1940) e eis que o Dentinho- um cara com que nunca conversei antes se aproximou:
- É bom lê isso aí?
- Isso aí o quê? - respondi fechando o livro e olhando pra ele (ele é meio chato, como a maioria de nós).
- Eu tenho um monte de livro em casa. Precisava vender- disse.
Falou que tinha uns livros "grossos" e mais um montão que um primo dele lhe deu quando pintou a casa. Falei pra ele ir nos sebos, já alertando que os caras exploram a gente até o talo na hora de dar o preço.
- Deve ter uns 50 nas caixas, se eu conseguir uns vintão tá bom demais.
Dentinho mora na Vila Esperança. Fosse mais perto eu até ia ver o acervo. Vai que tem coisa rara.
Mas eu fiz esse preâmbulo (putz) pra contar o que ele me falou no final do papo:
- Era pra ter uns cem livros lá em casa, mas uma vez um meu cunhado foi lá e a gente foi fazer churrasco. Ele acendeu a churrasqueira com um monte de livro. Ia arrancando as páginas e jogando no fogo. Acho que queimou uns 30.
E falou isso como se fosse uma coisa natural, só pensando nos "vintão" pra gastar em cachaça.
(P.s.: 451 graus Fahrenheit é o grau da temperatura em que o papel se incendeia)


5 comentários:

Bulga disse...

Essa história do Dentinho é uma tragicomédia. Dá um puta roteiro!

Anônimo disse...

vc sabe de alguma locadora onde eu possa achar esse filme??

Anônimo disse...

Ao Camarão é a mãe!! : Então... também já procurei e desisti. Tem um site de filmes antigos que parece ser confiável e tem um porrilhão de coisas. http://www.baraofilmes.kit.net/
Inté.

Unknown disse...

Camarão, o DVD está a venda nas Lojas Americanas por R$ 12,99 !!!

Anônimo disse...

Pô, Marcelo. Cortou meu barato. Eu ganho comissão da Barão Filmes, caramba!
Vai lá Camarão, compra na Americana e ajude um cartunista a deixar de ficar rico na base do trambique. Snif!