Recentemente a turma do Estadão resolveu fazer uma campanha difamatória contra os blogs brasileiros, mas levou tanta chibata que, segundo o “Na periferia do Império ”, resolveu se retratar. Se ainda paira alguma dúvida sobre o caráter informativo, ético e crível dos blogs entre os “profissionais” do jornalismo venal, aos poucos isto está se acabando.
Claro que “ainda” não temos a mesma penetração de um jornal, mas é só fazer campanhas em colégios, associações, sindicatos e espaços cibernéticos que a gente tira de letra.Basta ver na prática o poder de socialização e difusão que eles agregam.
O SIVUCA, uma invenção do Luiz Carlos Azenha, está prestes a se transformar numa poderosa rede de afiliados em todo Brasil, já podendo inclusive contar com alguns correspondentes no exterior. Brevemente o projeto vai passar por transformações e dar mais impulso e funcionalidade ao site, que foi o precursor da blogagem coletiva e democrática no Brasil. É declarado por Azenha mesmo, como sendo o grande latifúndio da blogosfera.
Temos o “Credibilidade e Ética”, um grande difusor blogosférico que sai catando as matérias mais importantes da hora para repassar via e-mail à toda rede. O patrício Ludovicux Rex é outro exemplo de blogonauta atuante que não deixa ninguém ficar parado. Visita diariamente os blogs de sua preferência e, aonde tiver um assunto ou discussão interessante lá está ele enviando os links para as caixas de correios e chamando todos a participar. “A blogosfera mexe!”, diz sempre cheio de disposição e alegria.
Não posso deixar de citar aqui os sivucas do Rio Grande do Sul, Cláudia e Eugênio do DIALÓGICO. São outros que acreditam na rede, vivem discutindo de maneira bastante positiva a questão da democratização da mídia; inclusive, estão marcando aí um encontro de blogueiros, que a título de informação, já ocorreu também dia 1/09 em Fortaleza, organizado pelo blog dos 3 amigos. ( Do blog Bodega Ciltural)
Nenhum comentário:
Postar um comentário