16.8.07

Gênio do blues

Hoje faz 69 anos que se foi um do maiores "bluesman" americano, com apenas 27 anos.Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 42 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. Suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas, como Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, e Red Hot Chili Peppers.
Em 1938 Johnson bebeu uisque envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo marido ciumento de uma de suas amantes. Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938, em Greenwood, no Mississippi.
Há várias versões populares para sua morte: que haveria morrido envenenado pelo uisque; que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo.
Outra lenda diz que ele morreu de quatro uivando no corredor do hotel em que estava.
Outro mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza para tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues".
Somente duas seções de gravação aconteceram dois anos antes da sua morte. A primeira seção ocorreu em novembro de 1936 em um quarto de hotel em Santo Antônio, Texas. Durante os 3 dias de gravação ele gravou 16 faixas. A Segunda seção de gravação foi realizada em junho de 1937 em um depósito em Dallas. Depois disso correu o Mississipi tocando em bares e cabarés.
Johnson morreu em extrema agonia, sem ter um médico para lhe socorrer.


2 comentários:

Anônimo disse...

E isso que o cara era vesgo!
Não sabia que o pobrezinho tinha morrido assim.
E tem aquele toque de violão, que tem que ouvir mais de uma vez. Só violão, que acho que não sobrava nenhum para arranjadores e outros instrumentos naquele tempo.

Anônimo disse...

Lukas, pela segunda vez vejo alguém dessa cidade citar Robert Johnson (o primeiro foi o Fábio Massali, que também curte muito). Legal. Há anos curto o som dele e viajo com suas interpretações, entre elas Phonograph Blues; I'm a Steady Rollin'Man; Drunken Hearted Man...entre tantas outras. Legal, legal mesmo vc gostar dele.
Já que vc curte som dos negros norte-americanos, sugiro vc ouvir também Ann Sexton. A voz dela é uma melodia que toma conta da sua alma. Entre uma inúmera lista de suas canções, tente baixar na internet uma em especial: I Want To Be Loved.

Ouça e depois me diga o que achou.

Valeu. Apenas mais um de seus fãs: roberto silva