29.8.07

Betinho

Carta de Betinho a Darcy Ribeiro, de 26 de agosto de 1996:
"Você é de Montes Claros, eu sou de Bocaiúva. Sou mais importante que você por razão de nascimento, mas você não tem culpa. Você tem câncer e eu, além de ser hemofílico, tenho AIDS.
Ganhei mais uma vez. Você não pode comigo. Mas isso é entre nós. Vivemos mais ou menos a mesma época, você tem alguns anos mais que eu, você viveu mais perto do poder e eu mais perto da planície, da sociedade.
Não é virtude, é destino. Você conheceu a morte mais tarde, eu já nasci com ela.
Vantagem minha? Não sei. Você foi mais livre que eu, ousou mais em muitos campos. Em outros você foi poder, com Jango e tantos outros. Não importa. Somos grandes amigos e irmãos, apesar de não nos vermos como se deveria.
E vivemos no mesmo Rio. Quando cheguei ao Chile escapando da ditadura no Brasil você foi logo me dizendo que eu deveria assessorar Allende. Porque você iria para o Peru assessorar o Alvarado. Essa mania que nós, brasileiros, temos: pensar que somos deuses. E no entanto tudo isso se deu. Fui trabalhar com Joan Garcez, assessor pessoal de Allende.
Você foi embora para descobrir lá longe o próprio câncer e montado nele voltar para o Brasil. Da morte para vida. Enfim, nossa história é uma permanente disputa pelo absurdo, até que eu te venci: criei a Grande Bocaiúva e incluí nela Montes Claros, Belo Horizonte, Rio e uma parte de Paris, sem falar em Nova York.
Mas agora estou triste com esse debate pelos jornais que você faz com gente do tempo da ditadura. Esse debate não merece ser feito por você. Que importa o diploma? Os títulos, os currículos? Essa gente tem o passado da ditadura, você tem a luta pela democracia!
Eles são doutores da ditatura, você é um eterno aluno da democracia, às vezes perigosamente perto do poder. Mas não há nenhum dúvida sobre o seu lado: o do oprimido, do segregado, do danado, o da maioria. E isso é que é o saber. Pelo amor de Deus, não perca seu tempo com esse tipo de debate! Com esse tipo de gente!
A vida é mais importante. Discutir títulos é discutir "bestage", como se diz em Minas. Discutir diplomas é discutir a ordem. Pare com isso. Continue a discutir a vida, a democracia, a rebeldia, a liberdade. Ou não serás digno do Grande Bocaiúva, do qual Montes Claros é apenas uma parte. Do seu irmão, doa a quem doer. Betinho - (da página 263/64, do livro "Confissões", de Darcy Ribeiro)

Nenhum comentário: