12.6.07

Marketing enganoso

Astrônomos amadores descobriram que o asteróide 2-Pallas teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de colisão com a Terra. Os principais centros espaciais do mundo ainda não se pronunciaram, mas já existe uma grande mobilização na comunidade científica e militar.
O impacto poderá trazer grandes conseqüências, levando em conta a extensão do asteróide, considerada a segunda maior do cinturão que vai de Marte a Júpiter. A colisão deverá acontecer na primeira quinzena de julho de 2007. Logo, deveremos ter novas notícias das autoridades competentes, que por enquanto evitam comentar o fato para não gerar um descontrole generalizado na população mundial.

Viu isso? Essa informação é texto de uma peça publicitária da Peugeot-Citröen,
que deve lançar o automóvel Pallas no início de julho desse ano. Muita gente engoliu a notícia e reproduziu em blogs e sits pela internet. A mensagem de que se tratava de informe publicitário aparecia de forma diminuta no final do texto. No mundo real, não há a menor chance de que o 2 Pallas venha a colidir com a Terra.
Sua localização longínqua, no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, torna muito difícil que algum cataclismo o desvie para a nossa vizinhança. Para se ter uma idéia, o asteróide está a 415 milhões de quilômetros do Sol, enquanto a Terra está a “apenas” 150 milhões de quilômetros dessa estrela.
A propaganda foi retirada da rede. Um carro que vai ser lançado e servirá para matar várias pessoas em acidentes no mundo todo já chega apavorando as pessoas com uma notícia falsa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Segundo o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) existem três artigos do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária que podem ser usados como argumento contra anúncios divulgados em forma de notícia.

O principal é o artigo 27, segundo o qual, "o anúncio não deverá conter informação de texto ou apresentação visual que direta ou indiretamente, por implicação, omissão, exagero ou ambigüidade, leve o consumidor a engano".

Segundo outro artigo, o 23, os "anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade".

Por fim, o artigo 28 determina que "o anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação".

Anônimo disse...

Ao usar uma publicidade como notícia falsa, conhecido como "hoax", a Citroen (e sua agência de publicidade) incorreram em vários erros, de diferentes graus.

O primeiro é iludir seus potenciais clientes. Poucas pessoas no mundo sentem-se confortáveis em serem feitas de idiota. Ser idiota não é legal, a menos que você seja Debi ou Lóide, ou ainda Forrest Gump (ou os dois).

O segundo é que ao associarem uma marca tradicional e séria como a Citroen com um anúncio com cara, cheiro e gosto de hoax, eles nivelam por baixo a marca, que ao meu ver sai dessa chamuscada.

O terceiro é que ao se utilizar de fontes de notícia para veicular uma campanha travestida de notícia falsa, eles expuseram os meios de comunicação e aos blogs ao pior que poderia acontecer: O descrédito.

Anônimo disse...

Tem muita coisa errada nas propagandas de remédio também. Estava ouvindo uma no rádio, acho que do Doril, depois de toda a falaçao vem um cara e fala mais ou menos assim (de forma rápida) : Aoperssistiremossintomasomédicodeveráserconsultado. Nem dá pra entender o que o filho da mãe diz. A gente sabe porque lê em algum lugar. Mas eu acho sacanagem.

Anônimo disse...

O problema é que a molecada que mata aula hoje em dia fica tomando "tubão". Se fizessem o que você fazia teríamos mais Lukas nesse mundo. Parabéns pelo seu trabalho e por sua honestidade ao descrever seu passado no blog. Aquele do hotel em que você trabalhou foi muito legal.