31.5.07

justiça

Comentário de leitor do blog da Helena :
O lugar mais retrógrado e asqueroso que posso imaginar neste país é o judiciário. Ali, desde o fim do império, criou-se o sistema que controla todo o poder neste país. Ali tudo que os poderosos podem fazer, fazem.
A justiça é lenta neste país porque descobriu-se que, em sendo lenta, o mais pobre se arrebentava todo antes do final. Pode-se imaginar um trabalhador dependendo de dinheiro para comer e brigando na justiça por uma causa justa sem ter de onde tirar o sustento de sua familia ? Faz qualquer acordo.
Isto é o básico, sem falar que o pobre sem acesso ao conhecimento intimida-se diante do palavreado do meio da justiça e diante do que chamam de "palácio da justiça" fica até sem jeito de entrar, tamanho receio de "sujar" o chão ( que muito provavelmente ele pagou mais por isto que qualquer outro).
É ali, nesta justiça injusta que reside toda podridão desta nação. É ali que se esconde o dragão do demônio. É ali que se faz os cambalachos, os acordos , os acertos e por onde se controla verdadeiramente a nação. A justiça Brasileira sempre esteve ao soldo do mais rico.Já é hora do povo exigir a eleição do judiciário. Já é passada a hora de nós, podermos eleger desde o delegado até os ministros do supremo tribunal federal. Já é passada a hora de termos justiça neste país.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Judiciário é, de fato, o poder da República mais retrógado, mais antidemocrático e menos transparente. O magistrado é um servidor público como outro qualquer, mas é visto como um semi-deus. A operação Furacão da PF teve o didatismo de mostrar as mazelas desse Poder que afeta a vida de todos nós, e que muitas vezes os nossos interesses colocados à apreciação do Estado constitui objeto de negociatas espúrias. Até quando?

Anônimo disse...

Não discordo que o poder judiciário, como qualquer outro da República, tem suas mazelas. Mas daí para se chegar ao absurdo de dizer que se faria necessária uma eleição para determinação de seus membros é ofender os princípios básicos da inteligência.

Nossos políticos, que eleitos pelo voto direto, só corroboram o que esposei. Nosso modelo de provimento de cargos por concurso é elogiado pelo mundo todo como o mais escorreito para os guardiões da justiça.

Ocorre que ainda vivemos de períodos onde os concursos não eram tão competitivos como hoje, onde pessoas extremamente preparadas tem assumido os postos. Quando vemos problemas relacionados aos concursos, estes se dão pelos que no judiciário estão, ainda viciados (alguns foram até nomeados no período militar).

Uma nova seara se abre ao judiciário, com pessoas novas, tecnicamente preparadas (o que é aferido pelo concurso) e que efetivamente querem fazer justiça.

Anônimo disse...

Concordo com o Adriano. O Judiciário tem sim os problemas descritos no texto, e mesmo assim permanece "blindado", intocável. Mas instituir eleição para a magistratura não é a solução, pelo contrário, aumentaria ainda mais os problemas. Basta ver aó que fazem a maioria das pessoas eleitas para os cargos públicos nesse país.