10.10.06

Enfim, embasados na pesquisa

Um estudo da entidade americana Reason Foundation afirma que trabalhadores que saem depois do expediente para beber têm, em média, salários de 10% a 14% maiores do que as que vão direto para casa.
A pesquisa, publicada na edição deste mês da revista Journal of Labor Research, afirma que os homens que saem para beber depois do trabalho ganham em média 10% a mais que os demais colegas. Entre as mulheres, a média sobe para 14%.
De acordo com o economista da Universidade de San Jose, Edward Stringham, que liderou a pesquisa, os trabalhadores que se relacionam com colegas e chefes fora do escritório desenvolvem técnicas de socialização que ajudam na carreira.
“Beber socialmente cria capital social”, diz Stringham. “Pessoas que bebem socialmente estão criando uma rede, construindo relações e adicionando contatos às suas agendas, o que leva a salários maiores.”
Moderação
O estudo foi baseado em respostas de cerca de 8 mil pessoas à Pesquisa Geral Social (GSS, em inglês), um questionário bianual de hábitos e opiniões realizado em todo os Estados Unidos. Os dados do GSS são usados em pesquisas sociológicas.
O levantamento também mostrou que os homens que declararam freqüentar bares pelo menos uma vez por mês ganham 7% a mais do que os outros colegas. Entre as mulheres que disseram ter o mesmo hábito, no entanto, não houve variação na renda.
Para Stringham, a pesquisa mostra que a bebida alcoólica, quando consumida em moderação, tem um papel importante na socialização entre colegas de trabalho.
“Em vez de campanhas que criam no medo, nós deveríamos dar um passo para trás e reconhecer alguns benefícios à saúde e à economia que vêm com o consumo responsável de álcool.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fumo pode reduzir efeitos de bebida alcoólica, diz estudo
Ao volante, celular 'é tão perigoso como álcool'
Bebida falsificada mata 42 mil por ano na Rússia
Benefício de álcool é só para homens, diz estudo
Venda de cerveja argentina acirra rixa com Brasil
Mulher abre torneira da cozinha e encontra cerveja
Anúncio que liga cerveja a sexo é proibido na Grã-Bretanha
Exposição rastreia centenas de anos de bebedeira em Londres
(Aderbal- do Conselho Editorial)

Nenhum comentário: