16.7.11

Enquete: rock nacional

A década de 80 foi pródiga no surgimento de bandas dentro do cenário do rock nacional. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília foram o celeiro de grupos que fizeram a cabeça de uma geração pós-ditadura militar. Foi uma fase áurea e que não mais se repetiu. Eu tive o grande privilégio de acompanhar essa época alucinada e inesquecível.
Picasso Falsos, Violeta de Outono, Sangue da Cidade, Inocentes, Akira S e as Garotas que Erraram, Mercenárias, Fellini, Azul 29, Agentss, entre outras, quase nunca tocavam em rádios de Maringá e ficaram praticamente restritas ao eixo Rio-Sampa. Na verdade, e justiça seja feita, a rádio Cidade FM rolou algumas dessas bandas, o que contribuiu bastante para, pelo menos, sabermos que elas existiam.

Por outro lado, se destacaram Gang 90, Blitz, Titãs, Legião Urbana, Kid Abelha, Capital Inicial, Paralamas, Plebe Rude, Barão Vermelho e mais um mundaréu de gente boa que mandou ver com músicas dançantes e também de protesto. Feliz de quem tinha grana pra comprar tantas bolachonas lançadas aos borbotões. Eu consegui muita coisa bacana garimpando sebos.
Foi difícil escolher nomes para colocar na enquete. Se o leitor optar por "Outros", pode escrever nos comentários sobre a banda de sua preferência.
Vai lá e vota. E curta esse som aí.

8 comentários:

Wilsoleaks Alves disse...

Lukinha...
O Barão Vermelho e o Legião Urbana saem na frente por causa das respectivas cabeças, Cazuza e Renato Russo, mas eu, especialmente, gosto muito do Engenheiros do Hawaii.

Anônimo disse...

eu ja GOSTO DO VOCAL DO ULTRAJE E DO TITÃS..mas tinha outros bons como lobão,garotos de rua,replicantes,
sete

Franzoi disse...

Para mim faltou Engenheiros do Havai, a formação original com Humberto, Gesing e Carlos Maltz

Franzoi disse...

Para mim faltou Engenheiros do Havai, a formação original com Humberto, Augusto Licks e Carlos Maltz

Franzoi disse...

Corrigindo o Post anterior:

Para mim faltou Engenheiros do Havai, a formação original com Humberto, Augusto Licks e Carlos Maltz

Ricardo Pinto disse...

putz...anos 80...a cena musical realmente era muito boa...seja nacional ou internacional... eu curtia muito alem de todas essas bandas que vc citou e tambem o IRA!(PENA QUE TERMINOU),INOCENTES, GAROTOS PODRES, REPLICANTES,(CUJO OS VOCAIS ERAM DO AINDA OTIMO WANDER WILDNER)e temos tambem ERVA-DOCE, DR SILVANA, LEO JAIME, MAGAZINE, UNS E OUTROS,LULU SANTOS, RPM,EDUARDO DUSEK,SEMPRE LIVRE,ZERO, METRO, RITCHIE, FELLINE, TNT...carai...sao tantas bandas maravilhosas...saudades da boa musica...

Anônimo disse...

Inocentes, Ratos de Porão, Camisa de Venus.

Rosângelo Lyk disse...

Eu gosto do Restart, do NX Zero, do Fresno e do Engenheiros do Hawaiii.