17.6.11

Guerra ao gugu-dadá

De Ruy Castro:
Se seu filho vai fazer um ano e ainda não fala nem gugu-dadá em inglês, você pode ser acusado de negligente como pai ou mãe, sabia? Escolas especializadas estão oferecendo cursos de inglês para recém-nascidos. A ideia é a de que o imediato pós-parto é o "melhor momento para aprender uma segunda língua". Ou seja, os bebês aprendem a falar inglês antes de aprender a falar. Ótimo. E quando será que começam a aprender a primeira língua, no caso, o português?
Outra notícia recente trata da fabricação de sutiãs infantis com enchimentos que imitam o formato dos seios, para meninas na faixa dos seis anos que querem imitar a mãe. Bem, historicamente, as meninas sempre quiseram imitar a mãe, mas, até há pouco, tinham de ser criativas e improvisar. Agora dispõem de equipamento para tal, como os sutiãs, além de sapatos de salto alto e uma linha completa de maquiagem, produzidos para sua idade, seja esta adequada ou não.
Se você teme que isso estimule uma prematura competição estética nas garotas, saiba que, em vários países, há concursos de beleza infantil em que meninas de sete anos sofrem as mesmas exigências que as misses adultas (a atual Miss Mundo da categoria é uma brasileira). Algumas dessas meninas têm as bochechas injetadas com botox, o que as torna versões infantis do monstro da Lagoa Negra.
Junte a isso bebês de um ou dois meses sendo submetidos a dietas para prevenir a obesidade e crianças de seis anos já com acesso ao Twitter e ao Facebook, para se convencer de que há uma conspiração universal contra a infância.
No passado, era a pobreza que jogava as crianças na vida adulta. Hoje, é a afluência -não se pode esperar que elas cresçam para consumir como adultos-, em conluio com mães levianas, cujos filhos precisam crescer rapidinho para que elas se transformem em suas irmãs apenas um pouco mais velhas.

2 comentários:

Ivan disse...

E chamamos isso de progresso. De evolução. Temos a educação dos diplomados se contrapondo aos analfabetos antigos que não tinham jeito para educar e criar os filhos.
Botox aos 6 anos deveria ser considerado crime. Inafiançável. Falando nisso, parece que o Edmundo pegou prisão perpétua Lukas. Até que enfim rico vai apodrecer na cadeia...
Voltando, qual será o próximo passo? Implante de silicone para abandonar os enchimentos dos sutiãs de mentirinha?
Por ação ou omissão somos todos responsáveis por essa situação.

Cristina disse...

Isso deveria dar prisão para os pais que permitissem tal barbaridade. O indice de amadurecimento precoce da puberdade feminina tem aumentado muito em funçao de toda essas barbáries praticadas pela mídia. Mais essa aberração...cruz credo.
Cristina