15.5.11

O pessoal foram

Trecho de artigo de Clovis Rossi.

Você deve ter visto que o MEC deu aval a um livro que se diz didático no qual se ensina que falar "os livro" pode.
Não pode, não, está errado, é ignorância, pura ignorância, má formação educacional, preguiça do educador em corrigir erros. Afinal, é muito mais difícil ensinar o certo do que aceitar o errado com o qual o aluno chega à escola.
Em tese, os professores são pagos -mal pagos, é verdade- para ensinar o certo. Mas, se aceitam o errado, como agora avaliza o MEC, o baixo salário está justificado. O professor perde a razão de reclamar porque não está cumprindo o seu papel, não está trabalhando direito e quem não trabalha direito não merece boa paga.

Absurdo total. Não se trata de preconceito linguístico. Trata-se, pura e simplesmente, de respeitar normas que custaram anos de evolução para que as pessoas pudessem se comunicar de uma maneira que umas entendam perfeitamente as outras.

26 comentários:

Dr. José Francisco disse...

ESSE É O RESULTADO DE TERMOS DURANTE 8 ANOS UM PRESIDENTE SEMI-ANALFABETO, LULA DEU O MAL EXEMPLO E AI QUE ESTÁ A CAGADA.

Anônimo disse...

MINITÉRO DA INDUCAÇÃO E CURTURA...SETE

Anônimo disse...

o chico bento pode virar professor..sete

Anônimo disse...

isso sem contar que a escrita vai mudar mesmo, a molecada no msn ja desenvolveu uma nova linguagem...set

Anônimo disse...

Realmente, Lula não entende nada, colocou José Dirceu como seu ministro chefe da casa civil, acabou descobrindo que nomeou um corrupto responsável pelo mensalão, depois nomeou Erenice Guerra que é outra bandida.

Professora Sandra disse...

LULA TEA A 4ª SÉRIE...COMPLETA.....KKKKKK, EITA PAÍS DA VERGONHA!!!!!

Anônimo disse...

Eu discordo de uma coisa, nosso presidente não é semi-analfabeto, É COMPLETAMENTE analfabeto. Veja pelo seguinte lado, ele joga com as cartas que tem. Se ele não fosse presidente eleito peor aqueles que se contentam com esmolas e tem a ignorância tamanha quanto a dele, com certeza ele ficaria desempregado, afinal, PRA SER GARI, PRECISA TER 2º GRAU COMPLETO !
Ele é analfabeto, ladrão, salafrário e compra os pobres, mas ele NÃO É BURRO !

Mateus disse...

SEMI NÃO ...ELE É ANALFABETO...
A PROFESSORA DELE PEDIU QUE FIZESSE UMA FRASE COM A PALAVRA RÉPTIL...ELE FEZ...
¨MEU IRMÃO RÉPTIL DE ANO¨.
E ESSE BURRINHO FOI PRESIDENTE POR CULPA DO MARCOS VALÉRIO.

Profesor Wilson disse...

A ensino nesse país está cada dia pior...Abram os olhos este P.ar.T.ido é uma praga!

Andréia disse...

Este é o jeito PTista de governar: eliminar o merito. Estudar para que? Comecem fechando o Ministerio de Educação e Cultura. Ele não tem serventia onde qulaquer um pode falar errado como quiser. Caos na linguagem, caos na cultura, caos no Brasil. E agora quem poderá nos salvar? o Chapolim Colorado.

Anônimo disse...

O PETEZAO LUKAS DECE A LENHA NA FOLHA DE SAO PAULO MAS NAO LARGA A FOLHA DE SAO PAULO QUE É ONDE TAA O CLOVIS ROSSI................................

jéssica F. disse...

Eu acho que foi um erro do mec, esse livro nem deve ter sido corrigido antes de ser aprovado.

Advogado disse...

Enquanto o Chile da um exemplo bem sucedido de uma reforma na educação pública, o governo brasileiro sistematicamente, ano-a-ano vem destruindo a educação pública nesse país que já era ruim

Em vez do Ministério da Educação dar desculpas absurdas para justificar sua incompetência, deveria pedir desculpas a sociedade e demitir essas pessoas que cometeram esse verdadeiro "crime" contra nossas crianças.

1- Será q nossas crianças precisam de livros e escolas que as ensinem a falar e escrever errado?

Ivan disse...

Lukas, você já leu o PHA hoje? Parece que Palocci, o mais confiável para o "sistema", teria multiplicado seu patrimônio por 20. Seria um outro Preto? Como o dos tucanos? E está na manchete da primeira página da Folha de São Paulo.
Os porões não são fracos. As principais lideranças estão em seus bolsos. E não discriminam nenhum partido. Ficha limpa não rende dividendos para nenhum mafioso.
O padre Quevedo poderia exorcisar a casa civil. Onde Eduardo Jorge parece ter feito escola.

Miguel disse...

IÇU É A ERANÇA MARDITA DO PETE.

ELIS QUE O POVU CADA VEIS MAIS BURRU....

Wilsoleaks Alves disse...

Sinceramente...
Não sei do que vocês estão reclamando, todos vocês escrevem muito mal, com erros ortográficos e gramaticais, e agora que têm uma chance de escreverem "corretamente" mesmo escrevendo erradamente põem-se a criticar.
Meus queridos...
Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.
TRADUZINDO:
Se você não se eleva à cultura, a cultura desce até você.

valdir disse...

O pior de tudo é assistir a Dilma criticando a progressão continuada nas escolas de SP, onde ela diz que o aluno passa sem aprender...hahahaha...

Marcos disse...

Com isso o PT consegue legitimar a fala de "seu creysson" do casseta e planeta, e o quadro vai deixar de ser um programa de humor para ser didático.

Anônimo disse...

novo hino ncional que serÁ lançado pelo MEC

http://www.youtube.com/watch?v=YL_DdMt8VmM&feature=related

jéssica F. disse...

A autora do livro é uma grande fã da Lady kate, isso não passa de uma homenagem.

Zé do Povo disse...

O que o Ivanzinho disse é a demonstração clara da corrupção no PT.
Parabéns Ivan.

Anônimo disse...

O que dizer? pela norma culta está completamente errado falar dessa maneira. Mas...
Se vocês virem um documento da década de "40" ou pouco antes, provavelmente acharão erros de ortografia em relação a nossa escrita contemporânea(casamento com Z, farmácia com PH). Então, nós que nos consideramos letrados, somos frutos de um absurdo ortográfico segundo conservadores da época.
Mais... vocês já pararam pra pensar que teríamos algumas dificuldades para dialogar com uma pessoa que possuisse uma linguajar coloquial do século IX?
Não é o nosso juízo que vai determinar a mudança ortográfica, de gênero ou número dos substantivos. É O TEMPO, por conseguinte nem LULA nem DILMA a presidenta.

Anônimo disse...

Se os babacas que fazem comentários em blogues prestassem atenção no monte de erros que cometem, tirariam o rabo do caminho e parariam de destilar preconceitos... são otários por vocação. E se acham. Deixem de ser jegues.
Gostaria tanto de assinar, mas vcs não merecem.
eu

Anônimo disse...

esse foi bem educado...

Anônimo disse...

anonimo da 20:20, eu acho que nem precisa assinar ,seu nome deve começar com w.

Wilsoleaks Alves disse...

Por gentileza, vão se sodomizar!
A frase acima foi construída de forma a demonstrar ao leitor que não se pode, o tempo todo, falar como se escreve ou escrever como se fala. O título do post poderia ser usado em uma situação da qual se deve fugir, ainda que seja impossível. Afinal, todos nós, algum dia, já dissemos coisa parecida a alguém. Ou tivemos vontade de dizer.

O livro “Por uma vida melhor”, da professora Heloisa Ramos, adotado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), está sofrendo um bombardeio simplesmente por tentar explicar ao público ao qual se dirige (crianças e até adultos em processo de alfabetização) exatamente isso, quando usar o português formal e informal. E explica por que usamos as duas formas.

Apesar disso, certos colunistas de jornal andaram se manifestando no sentido de que o governo Dilma, através do MEC, estaria ensinando a crianças que falar errado é certo só porque Lula fala errado. Outros, preferiram dizer que o livro foi escrito para o governo federal não ter trabalho de ensinar direito as crianças.

Vendo que jornalistas capachos de barões da mídia não perdem uma chance de mostrar serviço e tentam descobrir pelo em ovo, vendo-os distorcerem a intenção do livro supracitado, muitos podem ter vontade de lhes dizer uma frase como a que encima este texto. Não é recomendável, mas que dá vontade, isso dá.

Para avaliar o caso há que ler o livro didático que provocou esse surto de má fé, pois ninguém que escreve coluna de jornal é tão burro a ponto de não entender o que a obra explica, ou seja, que não adianta você mandar alguém que faz a sacanagem que esses jornalistas estão fazendo, ir se sodomizar. Tem que mandar no popular, mesmo.
(Eduardo Guimarães)