9.4.11

Zé Telles e a medicina no Brasil

O comentério sempre lúcido do noqueiro Zé Telles a respeito da Saúde:

Enquanto a saúde de pessoas for tratada como produto mercantilizado, questionamento do médico fará sentido, porque o sujeito ganha por produção, ou seja, sua renda está intimamente ligada ao volume de doentes que atender. A lógica da saúde como um produto como outro qualquer assim funciona.
Os médicos são peças da engrenagem. A noção da mais-valia também se aplica. A mão-de-obra é um insumo dentre outros para os planos de saúde, os quais, como sabemos, não faz filantropia. Entendo o direito dos médicos por melhor remuneração, mas isso é apenas ajuste a ser feito o fornecedor e comprador. O que tem de ser questionado pela população é esse modelo privatizado de saúde, que nunca será a solução para a melhoria das condições da maioria do povo que nao tem condições de pagar um plano.
A situação chega ao cúmulo de, mesmo se pagando um plano, não se alcança serviço de qualidade devido a qualidade dos médico credenciados, as consultas relâmpagos de dez minutos e a industria de exames, alem da relação promiscua entre medicos e laboratórios (em geral, multis). Essa medicina apenas curativa dos planos de saúde custa caro ao país. O setor de plano de saúde não tem interesse algum em investir na prevenção. Quanto mais doente, melhor.
Por fim, digo que os médicos credenciados não tem muita opção para sair da sinuca, porque sem os planos de saúde passarão fome, porque, rigorosamente, não há quem pague 100 reais por uma consulta e exames, além dos endinheirados, mas mesmo estes pagam algum plano.
Pelos interesses antagonicos envolvidos, nao vejo solução a curto prazo.
Se aumentar sem sacrificar os fabulosos lucros, vão querer repassar a fatura para o usuário, mas isso não é nada fácil porque o governo, via ANS, controla os reajustes. Será uma longa batalha essa iniciada na quinta-feira. A ver vamos ...

11 comentários:

Wilson Gênio disse...

De 2002 para cá a saude no Brasil piorou e muito!

Anônimo disse...

Governo negligente e incompetente do PT levam os serviços públicos de saúde e educação à bancarrota no Brasil.

Dr. José Francisco disse...

Aqui no Brasil no governo da Dilma matar paciente por falta de atendimento,ou por negligência médica,é tranquilo,segue-se em frente e azar daquele que for a ?bola-da-vez?.

Ana Paula disse...

Horas e horas na fila,falta de remédios fundamentais e desespero dessas pessoas que só querem viver com dignidade.Dinheiro para empregar comprades no serviço público com certeza não falta.Corrupção que campei ,conchavos e muita propaganda,é isso que vemos!Pelos impostos que são cobrados o serviço de saúde teria que ser de primeiro mundo.Mas não é. E pergunto:Qual é a diferença entre nossos políticos e merda?É que merda fede menos!

Anônimo disse...

O Serra é o pai do genérico, a Dilma é o genérico do Lula.

Socialista disse...

Dor, desespero e morte. Esta é a cena dominante nos corredores dos hospitais públicos do país. A maioria dos trabalhadores conhece muito bem essa realidade. Como todo serviço público no país, a Saúde se encontra na UTI, por conta de anos e anos de investidas neoliberais dos governos Collor, Itamar, FHC, Lula e agora Dilma, que promoveram cortes no Orçamento destinados à Saúde pública para pagar a dívida com o FMI. Também jogaram sobre os municípios a responsabilidade do gerenciamento da saúde, sem garantir as verbas necessárias, que continuaram sendo desviadas para engordar o superávit primário.

Nos estados e municípios, os governo do PT, por sua vez, mantêm a mesma política de privatização e sucateamento da saúde: cortando verbas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e privilegiando os empresários dos planos de saúde, que estão impondo reajustes violentos aos 39 milhões de conveniados.

Professor Wilson disse...

De acordo com a presidente Dilma os problemas encontrados na saúde pública do país, como fila de espera, má qualidade no atendimento entre outros, são “normais”. “Tenho dados exaustivos de que o sistema de saúde é muito bem avaliado pela população que o utiliza. O sistema tem méritos”, afirmou.
ENTÃO TÁ!!!!!!
NOJENTA!!!!!

Anônimo disse...

Zé Telles disse tudo!

Zé do Povo disse...

ZÉ DE ZÉ TELLES,
ZÉ DE ZÉ SERRA,
UM FALA DE SAUDE,
OUTRO FOI O MELHOR MINISTRO DA SAUDE DO BRASIL,
OS ZÉS ESTÃO COM TUDO.

Wilsoleaks Alves disse...

Primeiro:
A saúde no Brasil não vai bem, mas vai muito melhor que a oito anos.

Segundo:
A saúde poderia estar melhor, aliás, bem melhor se o PSDB e o moribundo DEM não tivessem acabado com a CPMF, que destinava à saúde pública, por baixo, 20 bilhões.

Terceiro:
Deus deu livre arbítrio a todos, inclusive, aos Josés. Isto posto, fica fácil entender porque enquanto um Zé é tido como mentiroso contumaz o outro ganha post no “Casa do Noca”.

Patricia Carla disse...

Esse é o Zé,gente boa tai!