6.4.11

Gente doente

Indo a clinicas e consultórios a gente repara o quanto o ser humano é frágil e vulnerável. Quando estava fazendo fisioterapia pulmonar lá na Unimed, via a sala de espera lotada todas as vezes que ia. Calculo umas trinta pessoas por vez num entra e sai interminável durante todo o dia.
Ontem fui no São Camilo fazer um exame de sangue. Eram sete horas da manhã e contei, por cima, umas 6o pessoas esperando a vez da coleta. Noves fora as que iam chegando e ficando em pé. Tive sorte porque, por se tratar de um exame pré-operatório, fui guindado à frente de outros e esperei apenas 20 minutos.
Hoje fui no Instituto de Imagens fazer uma tomografia e um RX. A mesma cena se repetiu: contei cerca de 50 pessoas, às 8 e meia da manhã.
Na segunda pela manhã fui ao médico do pulmão. Havia seis crianças com as mães e mais umas 30 pessoas sentadas e algumas do lado de fora, aguardando.
Em fevereiro fui à Cardius fazer um ultra som do coração. Quase que não dava pra entrar no recinto tamanha a quantidades de pessoas.

O setor de oncologia da Unimed vive cheio de gente, de manhã à tarde. Nas quartas-feiras pelas manhã sempre tem umas 20 pessoas. Mas vão atendendo um e vai chegando mais.
O Hospital do Câncer, onde fiz radioterapia no ano passado, é algo espantoso e triste de se ver. Se você entra pela portaria principal vai ver umas três pessoas esperando por ali. Mas, se entrar pela rua lateral, no pronto socorro, vai ter que se espremer entre as pessoas até chegar na porta de entrada da ala clínica.
É algo, diria, quase que desumano. Ver homens e mulheres naquela situação, com um cheiro forte de gente, as atendentes falando alto (não dá pra ser de outra maneira), pessoas com cara de esfaimados, que vêm de cidades da região e ficam o dia inteiro por ali esperando sabe-se lá o que... ver tudo isso é de cortar o coração.

Certo dia, ao me dirigir à porta, me espremendo no meio do pessoal, encarei um homem de seus 50 e poucos anos, magrinho de tudo, roupas simples, encostado na parede em meio àquele tumulto; olhos molhados, perdidos. Juro por Deus que quase pulei em cima dele pra dar um abraço de conforto. Eu queria agarrar ele e apertar com força pra mostrar o quanto eu sentia pena dele, o quanto eu chorava por dentro por seu pobre corpinho fraco e dominado pela doença. Toda a vez que me lembro daquele homem fico com os olhos cheios, como nesse exato momento que escrevo. Deus o abençoe de alguma forma nessa e em outra vida. Onde será que ele está agora, fico pensando.

Bom... comecei falando de uma coisa e passei pra outra. O fato é que os consultórios sempre estarão cheios de gente, independente dos avanços da medicina, melhora de qualidade de vida e o escambau. Vírus e bacterias também sofrem mutações, tornando-se mais potentes na mesma medida em que se inventam novos remédios para combatê-las.
Por falar nisso, vou ficando por aqui pois está na hora de eu administrar um de meus sete remédios diários.

18 comentários:

Zé do Povo disse...

Lukas você é um forte,digno e um grande ser humano.

Guilherme disse...

Lukas, parabéns por ser essa pessoa que você é.

Abraços.

Anônimo disse...

Lukas graças a Deus que vc tem plano de saude!
A situação da Saúde pública no Brasil pode ser exemplificada com a epidemia da dengue. Esta doença se alastrou rapidamente, os bichos estão picando todo mundo, e o governo não faz nada!

Marcela disse...

Por que a saúde pública no Brasil é tão ruim?
A oferta de serviços de saúde pública do Brasil tem se revelado de baixíssima qualidade e em quantidade inadequada para atender a população, notadamente, a população pobre. Quantas vezes temos visto pela grande mídia relatos e imagens que nos deixam indignados e revoltados com falta de estrutura física e humana para atender as pessoas? Certamente, muitas vezes. Quem tem um plano de saúde privado passa pelo mesmo problema? O Brasil gasta de forma adequada com a saúde dos brasileiros?

Dr. José Francisco disse...

O investimento na saúde pública no Brasil é o mesmo nos últimos 15 anos. A conclusão é da (FIA), fundação Instituto de Administração, ligada á USP. A pesquisa analisou os investimentos em saúde em seis países da América Latina : Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e venezuela. O Brasil gasta U$$ 280anuais por pessoa em saúde. O valor está acima da média registrada na América Latina, mas não chega á metade da média mundial, que é de U$$ 806 per capita. Quando considerada a relação entre valor de arrecadação e valor investindo , os gastos brasileiros equivalem à metade dos gatos registrados nos vizinhos latino-americanos.

Dr. José Francisco disse...

Realmente Lukas quando vamos fazer exames as 7 da matina é que notamos como tem gente doente, mas Deus cura.

Anônimo disse...

Grande Lukas!

Agora sou eu que quero pular no seu pescoço e dizer: estou contigo,
torço, rezo, fico triste quando as coisas não vão como se esperava e feliz quando dá certo.
Força!!

bjs.
Helena

lukas disse...

Pessoal, vale um registro, como bem lembraram o Dr. JF e a Marcela. Eu pago a Unimed do próprio bolso já há uns 15 anos. Usava só para exames de rotina até que veio a doença.
Bom... isso que relatei, pelo menos no caso do São Camilo e consultórios, abrange, na grande maioria, pessoas que pagam planos de saúde. Eu sei que no atendimento da rede pública a coisa é bem mais séria- vide os casos do HC.
Se formos ver os postos de atendimento pelo SUS a situação é lastimável.

MOLUSCO disse...

a culpa disso tudo é da cambada dos demotucanalhas, que acabaram com a CPMF.
senão estaríamos vivendo um grande momento da saúde, do mesmo jeito que estamos vivendo uma maravilha nos planos da educação, da segurança pública e na economia....
o lulla tirou 400 milhões de pessoas da pobreza, e se tivesse a CPMF iria acabar com o problema da saúde pública.
vejam que ele conseguiu acabar com a classe F, agora estamos todos na classe média. todos temos carro, TV de plasma, microondas, Rômi theather, etc...
Viva ZAPATA...

Anônimo disse...

quando estamos doentes acreditamos que estamos com a doença mais grave do universo, não entendemos porque os outros podem estar felizes e rindo sempre.
nos perguntamos: porque comigo?
mas quando chegamos a um local de atendimento médico comparamos sempre nosso problema com os dos outros doentes.
e por incrível que pareça o nosso problema sempre é o de menor gravidade e fica até sem importância.
é neste momento que encontramos a resposta.

jéssica F. disse...

Com 21 anos eu comecei a trabalhar em hospital na parte de enfermagem, no começo eu chorava muito porque eu me compadecia de ver seres humanos como eu em situação deplorável, não que hoje eu não sofra mas aprendi a me controlar. Em um certo hospital(privado) ficava tão lotado que tinha gente que ficava o dia todo esperando desocupar um leito pra poder ser internado. Há 3 anos meu sogro teve câncer no estômago, ele tinha 63 anos e era muito bonito apesar da idade e com uma saúde de dar inveja. Ele não teve nem tempo de começar os tratamentos paleativos, morreu em menos de 4 meses com uns 40 quilos a menos... Como profissional da saúde eu procuro tratar os pacientes com respeito e paciência porque chega a ser insuportável ter a privacidade invadida por pessoas que nunca tinha visto a fuça antes, é impossível não ter um pitizinho se quer! eu fico pra morrer quando vejo no noticiário pessoas que são maltratadas por quem deveria cuidar, eu penso que hoje eu estou com uma saúde de ferro mas posso amanhecer toda tronxa, podre ou sei lá de que jeito, rico ou pobre vai apodrecer do mesmo jeito, eu sempre procurei tratar as pessoas como gostaria que fosse tratada se eu tivesse naquela situação! querido cartunista, sempre que você se levantar agradeça a Deus por estar vivo, por ter um talento lindo, por ter condições de ter um plano de saúde,eu já vi gente morrer esperando um leito de u.t.i... Mesmo estando passando por esse perrengue todo o papai do céu deu a você a chance de viver, deu a chance de lutar, Deus jamais dá um fardo sabendo que não teremos força de carrega-lo. E lembre-se também que Deus pode dar saúde, muita saúde.

Wilsoleaks Alves disse...

Não existe doença pior que aquela que impregna a alma.
No post anterior o Deputado Tiririca mudou de visual e por conta disso foi chamado de:
Oportunista, mau caráter, salafrário, analfabeto, débil mental, ladrão, pateta, ridículo.
Deputados do PT, o Ex-Presidente Lula e até a Presidenta Dilma foram achacados por conta do novo penteado de Tiririca.
A verdade que deveria nortear toda e qualquer afirmação decente passou ao largo...
Em seu lugar surgiu a pústula da maledicência que infecta os doentes morais.

Anônimo disse...

Esse ignóbil aparvalhado de alcunha MOLUSCO (17:06) diz que agora temos TV, carro, microondas e home theater (veja como o boçal escreve esses dois termos ingleses), mas não diz que os petralhas fulmiram a CPMF e impediram um monte de reformas de base quando FHC governava, e vetavam tudo apenas para atrapalhar o governo e atrasar o país, dentro do quanto pior, melhor. O petezão ignorante agora canta de galo na liberdade conquistada a duras penas pelos tucanos (os demos não entram nessaa historia), que encararam as porradas da ditadura. Cai fora recalcado...........................................

Anônimo disse...

FHC iniciou a reforma da educação e portanto nossas creches estão bem estruturadas, o governo posterior de acordo com o projeto educacional do PSDB deveria em 8 anos organizar o ensino fundamental e os 8 seguintes(no caso Dilma) o ensino médio e até chegar ao universitário porém o Lula não investiu nada na educação e agora está um caos.

Blog do Mao disse...

A saude publica sempre vai ser doente,pois se ela sarar,como os convenios e particulares ganharao dinheiro ?

Anônimo disse...

Eh pessoal, quer dar ao valor a vida? da uma passadinha no HC, na ala do SUS.

Anônimo disse...

Que ser humano você é! Quanta sensibilidade..Emocionante seu relato. Que Deus te abençoe sempre!

Um abraço demorado e carinhoso,

Josi Costa

Anônimo disse...

Não me lembro mais qual e quando foi a última vez que fui a um mnédico. Nem quando fiz um exame pela última vez.

O médico que fui pela última vez, isso eu me lembro, me cobrou 120 pilas para me receitar paracetamol. Fui vê-lo de tanto minha mulher encher o saco.

Se estiver doente, prefiro não ficar sabendo. Muitos dirão que é errado pensar assim e dizer isso. Já me falaram.

Mas afinal a nossa porca existência nesse mundo é uma aventura da qual nenhum de nós sairá vivo.