22.2.11

Ensino superior

Saiu o ranking das maiores universidades públicas e privadas do país. Em primeiro lugar aparece a Universidade Paulista (UNIP) com 174.371 alunos matriculados. A relação apresenta duas faculdades em último, com apenas dois alunos matriculados. Cinco delas não tem nenhum aluno. Entre elas a Faculdade de Medicina de Garanhuns.

A UEM aparece na 84ª posição com 13.303 alunos. A UEL na 54ª posição com 16.857.
O Cesumar tem 9.242 alunos e está na 129ª colocação. A Unifamma possui 1.468 alunos e a Uningá 2.372.

O país tem 5.115.896 alunos matriculados em cursos superiores distribuidos em 2.310 universidades.

49 comentários:

Zé do Povo disse...

Depois de 2002 o ensino superior no Brasil decaiu e muito, o presidente Lula por ser semi-analfabeto não investiu nada na educação.

Anônimo disse...

As reportagens publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, a partir do último domingo, reproduzem denúncias velhas, que vem desde 2007, sobre um programa denominado Segundo Tempo, que distribui verbas bilionárias sem a mínima fiscalização e controle. O responsável pelo programa é o Ministério dos Esportes. Se com um programa social, os roubos e rombos são escandalosos, continuando impunes ao longo dos anos, o que acontecerá com as bilionárias obras da Copa do Mundo e da Rio 2016? As contas do Pan, que estouraram em dez vezes o orçamento inicial, ainda não estão fechadas pelo TCU. As obras realizadas no Rio estão caindo aos pedaços e não aparece um só veículo de comunicação para denunciar e um só político para chamar para si a responsabilidade de denunciar, interessados que estão em faturar muito dinheiro ou alguns milhares de votos em cima de dois grandes eventos esportivos. O Brasil é um país onde roubaram a Jules Rimet e derreteram. Coisa de ladrão de galinha. O lance agora é roubar um estádio ou uma vila olímpica inteirinhas. A Suiça é logo ali.

Dr. José Francisco disse...

O PT acabou com a educação no país, que saudade do FHC.

lukas disse...

Complementando a notícia sobre universidades:

Das oito públicas presentes na lista das 20 com mais alunos do país, seis ganharam posições entre 2008 e 2009

Enquanto a rede particular perdeu mais de 40 mil matrículas em um ano, o sistema ganhou cerca de 78 mil.

Em relação a 2008, cresceu também o número de universidades públicas entre as 20 maiores (de sete para oito).

A USP era a sexta escola com mais matrículas presenciais; subiu para o quarto lugar. A UFRJ (federal do Rio) pulou do 14º para o 9º. Quatro das seis públicas que melhoraram são federais.

Marta disse...

Nas universidades públicas só estuda rico, na UEM por exemplo só filhinho de papai.

Amanda Pulga disse...

Deve ser por isso que as escolas públicas tiveram um desempenho fraco nas provas do ENEM, após quase 8 anos de (des)governo Lulla. Deve ser por isso que Lulla encheu as burras dos Barões do ensino público com as verbas para vagas nas Universidades particulares. Em vez de aprimorar e dar salários e condições de pesquisa e interferência popular nos rumos das universidades públicas.

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO..? PRA QUE..?
SE O PRÓPRIO EX (GRAÇAS A DEUS) PRESIDENTE, INFLAVA O EGO AO AFIRMAR QUE SUA MÃE TINHA NASCIDO ANALFABETA...(QUE ESTRANHO...A MINHA TAMBÉM...MAS DEPOIS ELA ESTUDOU)...
E OUTRA...ESTUDAR NÃO VALE A PENA...O QUE VALE A PENA NO BRASIL É SER ESPERTO...VIDE OS ANALFABETOS DE BRASÍLIA...

Dr. José Francisco disse...

Muito bem lembrado anônimo das 16:38, a educação no Brasil está uma mxxxx por que o ex-presidente não gostava de educação, não gostava de quem estudava, foi um péssimo exemplo para as novas gerações.

Wilsoleaks Alves disse...

Pois é Anônimo das 16:38...
A mãe do Presidente Lula não teve oportunidade de estudar, pois sozinha teve de assumir a responsabilidade pela criação de seus filhos. Dona Milú cumpriu a missão que Deus lhe confiou com louvor, até porque, seus filhos são brasileiros dignos, sendo um deles, inclusive, reconhecido por todo o mundo como um Estadista.
Já a senhora sua mãe estudou, porém, a instrução acadêmica não a livrou de ter criado um ser mesquinho e abstruso.

Dr. José Francisco disse...

A maê do Lula não estudou por que tinha prequiça, até na época do regime militar tinha o MOBRAL que era de graça, o sapo dos 9 dedos também não estudou pois era vagal.

Wilsoleaks Alves disse...

Doutor Chiquinho...
Quem assistiu ao filme “Lula, O Filho do Brasil” notou que o Presidente Lula recebeu uma educação moral refinadíssima, aliás, se o senhor tivesse recebido educação ao menos similar, de parte de seus progenitores, não estaria aqui No Casa do Noca tentando denegrir a imagem de um presidente eleito democraticamente e ovacionado pela maioria esmagadora do povo brasileiro.
O senhor sim, deveria frequentar o MOBRAL da ética, para não ser mais analfabeto político nem andrajo da dignidade.

Wilson disse...

Se o lilica tivesse vergonha na cara, como quer que acreditemos que ele tenha, não colocaria foto de criança no perfil.

Anônimo disse...

esses caras fazem parte de uma minoria pequena .mas bem pequena que dezaprovou a gestão lula... porra véio eu to atraz de um pedreiro pra fazer um serviço aqui em casa e cade de encontrar.todos que eu fui tão lotado tocando varias obras ..os caras tão recusando serviço...na epoca do fernandinho na avenida do meu bairro era só placa de aluga-se nas portas dos imoveis...a esses manés fazem de conta que não notam a diferença das epocas,,,querem e ter um presidente intelectual .mais que adianta.. intelectual mas imcompetente....sete

Paulinha disse...

Bem lembrado Wilson, o Lilica pode ser enquadrado no artigo 217-a do Código Penal.

Anônimo disse...

engraçado naquele video que o fernando henrique leva um comida de rabo do clintom que o chama de incompetente , o poliglota tinha um tradutor ...sete

Anônimo disse...

Estou rindo demais da briga de vocês!

nestor.

Anônimo disse...

44 MILHÕES Q VOTARAM NO SERRA É UMA MINORIA?OITO

Anônimo disse...

Paulo Ricardo Dalla Vecchia, é assim que reagem aqueles que não tem argumento para contrapor outro, usam palavrões. Não me alinho totalmente com o nosso Leaks, mas ele tem uma linha de raciocínio coerente, aliás, bem coerente.

Wilsoleaks Alves disse...

Dos 44 milhões que votaram no Serra, pelo menos 24 milhões o fizeram pelo engodo dos 600 reais de salário mínimo.
Ou será que alguém em sã consciência crê que o PSDB/DEM aglutina muitos ideários?

Anônimo disse...

quem f. o ensino superior foi o paulo renato, ministro do (perdoe-me, Senhor) fhc. distribuiu escolas até pra motorista de caminhão. hoje o país está cheio de analfabetos diplomados que não conseguem sequer fazer um comentário de três linhas num blog sem emporcalhá-lo com um monte de erros... povinho babaca!
silvio álvares

Anônimo disse...

eu ja conheci gente mala, mas este sujeito é campeão!

Zé do Povo disse...

Metade das pessoas que votaram na Dilma votaram pois ela disse que o Sarney não ia voltar ao senado e não ia criar uma nova CPMF eita 171.

Paulinha disse...

Sarney, Collor, Lobão ...

1989 is back!!!!!!!!

o simbolo desse pais deveria ser uma galinha ciscando pra trás...
O PT esta acabando com o país.

Wilsoleaks Alves disse...

Coisa triste é homem barbado mentiroso.
Todos sabem que a quase totalidade das pessoas que votaram em Dilma Rousseff o fizeram porque queriam a continuidade do Governo do Presidente Lula.
Em momento algum Dilma deu declarações prometendo subverter a democracia; jamais a candidata do PT disse que impediria alguém de exercer mandato e/ou cargo conferido por eleitores.

Anônimo disse...

QUEIRAM OU NÃO, O PT É PODER ATÉ 2014. TUCANOS E DEMÔNIOS + OS EX-COMUNISTAS DO PPS TENTAM JUNTAR OS CACOS DO PENICO QUE FIZERAM NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. O ZÉ DO CAIXÃO SERRA JÁ FAZ AS CONTAS PRA VER SE CRIA UM NOVO PARTIDO, PORQUE SABE QUE O PSDB NÃO O QUER MAIS CANDIDATO. ENQUANTO A OPOSIÇÃO SE ENCARREGA NA AUTOFAGIA COSTUMEIRA, DILMA ESTÁ TRANQUILA COM MAIORIA ABSOLUTA NO CONGRESSO. O QUE VCS QUEREM DIZER É QUE O POVO BRASILEIRO É BOBO? BOBO SÓ PORQUE PASSOU A COMER MAIS, PÔDE COMPRAR BENS DE CONSUMO QUE NÃO PODIAM E POR ISSO OPTOU POR CONTINUAR COM O PT NO PODER? ISSO CHAMA-SE DEMOCRACIA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. USEM O CÉREBRO E VEJAM O QUE FHC FEZ COM O PATRIMÔNIO QUE NOS PERTENCIA. SÓ NO CASO DA VALE DO RIO DOCE, VOCÊS JÁ VÃO PERCEBER QUE O LAMBE-BOTAS DO FMI TIROU O PÃO DA BOCA DE MILHÕES DE BRASILEIROS. TENHO O RELATÓRIO COMPLETO DA PRIVATARIA DO FHC. É POR ISSO QUE O HOMEM VIROU UM REI MIDAS AO CONTRÁRIO. TUDO AQUILO ONDE ELE PÕE A MÃO VIRA M.... EM TEMPO, QUEM QUISER CÓPIA DO MATERIAL, É SÓ POSTAR O E-MAIL NO BLOG DO LUKAS QUE EU PASSO.
HASTA LA VISTA

Anônimo disse...

Pobre Maringá! Os 4% que não apoiavam o governo do Lula moram aqui...

Anônimo disse...

wilson coco-queimado, vc q quer ser politicamente correto ñ devia expor crianças na rede...

Wilsoleaks Alves disse...

Paulinha...
Vá se informar mais, minha pequena.
Sarney, Collor e Lobão não são nem nunca foram políticos afiliados ao Partido dos Trabalhadores.
Você, minha querida petiz, passa a ser massa de manobra, para políticos oportunistas, toda vez que repete um mantra reacionário.

Paulinha disse...

Eu já avisei que o Wilson Alves pode ser enquadrado no artigo 217-a do Código Penal.

Maria Cristina disse...

A sociedade brasileira já tem um forte conceito do que é a esquerda no Poder. Diante da recorrente falta de ética, moral e respeito ao povo, a esquerda se chafurda com o dinheiro público e ainda por cima contrata os militantes barbudos para a esfera federal, sem que estes honrem o serviço público.
Acredito que essa era a tão sonhada Revolução dos Petralhas, através dos assaltos ao dinheiro público ou o dinheiro do povo, que deveria ser vir ao povo. Mas a petralhada lambuzou-se e hoje a esquerda apenas faz sua revolução, a beira mar ou em Shopping Center...

Antonio disse...

Caro amigo Lukas
Os governos de Lula e FHC foram, no meu entender, complementares. Quer no que se refere à retomada do desenvolvimento, quer nas políticas de combate à miséria, o mérito de Lula foi o de pavimentar as picadas que Fernando Henrique já havia aberto.

Se em 2009 a economia brasileira se saiu bem da crise, isso se deve em boa parte à robustez de nosso sistema financeiro. E este só é forte porque foi saneado e normatizado no governo anterior.

Quanto aos programas sociais, como o Bolsa-Família, foi no governo de Lula que se consolidou a ideia, mas foi no de Fernando Henrique que ela se tornou realidade.

O problema é que, atualmente, o que se percebe é que, de tudo o que foi feito, coube somente a Lula a colheita de resultados. O que sobrou para FHC foi apenas o sofrimento das consequências.

Nas últimas eleições, isso ficou patente: quase todo mundo pegou carona na popularidade de Lula e poucos foram os que se atreveram a falar bem de Fernando Henrique.

A nossa posteridade há de fazer justiça. O teste do tempo é implacável: destrói tanto modismos quanto reputações artificiais. E perante a História não basta ser popular para garantir uma vaga.

Paulo Sergio disse...

Tio Lukas gostária de ver um pega entre LULA X FHC em 2014, por enquanto FHC esta ganhando por 2 x 0.
Em 1994 FHC deu uma sapecada no Lula, foi assim;
FHC 35 MILHÕES DE VOTOS
LULA 17 MILHÕES DE VOTOS
FHC venceu em 26 os estados, Lula só ganhou me 1, no Rio Grande do Sul.
Em 1998 outra lavada, veja:
FHC 36 MILHÕES DE VOTOS
LULA 21 MILHÕES DE VOTOS
FHC venceu em 25 estados do Brasil, Lula só em 2.
Como se nota Lula é freguês do FHC.
Ashuashuashuashuashuashuashua!

lukas disse...

Paulo Sergio: Em 94 Lula ganhou também no Distrito Federal.Em 1998 Lula venceu em 11 estados. É melhor você se informar mais e não dar chutes apenas para fazer número aqui nos comentários.

Paulo Sergio disse...

Lukas veja a minha fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_brasileira_de_1998

lukas disse...

OK, você venceu. Minha fonte estava errada. Maldita!

Wilsoleaks Alves disse...

Em 1994 quem elegeu FHC foi o Plano Real.
Em 1998 apesar do pífio governo FHC o PIG esvaziou a discussão política retirando os debates para claramente beneficiar os tucanos.
Em 2002 o PT foi à forra e Lula deu um chocolate em José Serra o candidato de FHgá.
Em 2006 novamente o Presidente Lula ganhou de goleada aplicando retumbante derrota em Alckmin o candidato do corporativismo, das oligarquias, do PIG e do “Farol de Alexandria” epíteto do ex-presidente sociólogo.
Mas foi em 2010 que o Presidente Lula mostrou toda a sua força, elegendo sua Ministra da Casa Civil, uma completa desconhecida, a despeito da notoriedade do candidato oposicionista e das forças conservadoras que o apoiavam.

Zetti disse...

Fernando Henrique foi Show de bola no quesito educação, no seu governo foram constridas 15852 creches para as criancinhas, Univerdidades então, o número tripicou, em Maringá por exemplo só tinha a UEM quando ele entrou como presidente, quando saiu eram 12, nos oitos anos de Lula Maringá só fez mais uma Universidade.

Zetti disse...

Sem contar que FHC dimunuiu em 40% o número de funcionário público, todo mundo sabe que estes caras não gostam de trabalhar, ficam coçando o dia todo, mas Lula não só recontratou os 40%, vocês viram que acabou os sem-terras, o MST não existe mais, aqueles aruaceiros que saqueavam,destruiam plantações estão todos mamndo no serviço público.

Wilsoleaks Alves disse...

Gente Noqueira...
Essa estava lá no PHA:

“O interessante, porém, não foi aprovar o que estava previamente aprovado.
O interessante foi uma vinheta nos debates que precediam a votação.
Falava a Senadora Kátia Abreu.
Foi um exercício de atropelar a Língua Portuguesa.
E a História.
A certa altura, ela afirmou que o Plano Real foi do Presidente Fernando Henrique.
Imediatamente, o Senador Itamar Franco pediu um aparte.
A câmera da TV Senado mostrou Itamar de pé e, ao lado dele, sentado, em segundo
plano, o Senador Aécio Neves.
Itamar corrigiu a Senadora Kátia: o Plano Real era dele, Itamar, e não, do Fernando Henrique.
Desde que Itamar começou a falar, se via um sorriso debochado, divertido do Aécio.
Ele sabia o que Itamar ia dizer.
E se divertiu mais do que o Itamar, que manteve o semblante fechado.
Aécio saboreava cada palavra do Itamar.
Desmanchar a lenda do PiG (*): a lenda de que o FHC fez o Real.
Eles se amam: o FHC e o Aécio.”

Pelo visto não reconhecer FHC como autor do Plano Real não é só coisa de petista...

Zé do Povo disse...

FHC éra o ministro de Itamar, a idéia do plano real foi de FHC que teve competência para acabar com uma inflação mensal de 300%, FHC fica na História como pai do real.

Dr. José Francisco disse...

O pai do Plano Real sem dúvida é o FHC, sem dúvida alguma... a tradição sempre foi do ministro da economia assumir a responsabilidade pelos planos...
Isto vale tanto para o sucesso como pelo fracasso!
O Plano Real foi o maior projeto de aumento de renda para a população pobre que este país já viu.

Professor Bonato disse...

Se honestamente nós brasileiros colocar de um lado FHC e do outro LULA, com certeza ao olhar para FHC vamos nos lembrar que ele e o pai do Real e da queda da imflação. E quando olhar para o LULA vamos lembrar do maior escadalo de corrupção que já houve dentro de um governo neste país.Quando FHC abriu as contas de seu governo para a futura equipe economica de LULA no final de sua campanha ele mudou ate seu discurso.LULA foi um dos pouquissimos presidentes que começou um governo com as contas em dia e dinheiro em caixa. O que ele fez ! Gastou muito.
Até a Senadora Luiza Helena e o Sr. Babá, foram espulsos do PT de LULA pois estes eram contra a politica do Sr. José Dirceu braço direito , amigo particular e confidente de LULA. Já FHC nos deixou o Real a nossa moeda que até hoje esta ai se valorizando. A inflação mensal e de zero virgula alguma coisa, conseguiu mostrar o Brasil lá fora como um país emergente, com um futuro promissor para investimentos. E o Presidente Lula alem de todos estes escandalos o Q UE FEZ PARA O PAÌS.....Por favor me mostrem algo feito por ele ou pelo seu partido que não seja as falcatruas.
Lembre-se se por ventura acharem um projeto feito por LULA me mostrem . E não me digam que o MST e um projeto, pode ser uma fabrica de bandidos. Bandidos sim, pois quem rouba ou invade o que e alheio e fora da Lei,o que se rouba dos outros so pode ser ladrão.

Anônimo disse...

O PT apoia e dá sustentação ao MST
Sugiro que a classe média desse país - que é quem paga a conta de tudo e não recebe nem os serviços básicos como saúde, educação, segurança, etc, de maneira minimamente decente - crie uma organização de defesa aos espoliados. Poderia se chamar MSN (Movimento dos Sem Nada), quem sabe, assim, teríamos direitos como minoria discriminada e seriamos tratados como desiguais.

Wilsoleaks Alves disse...

Segundo dez entre dez neocons, FHC criou tudo que é bom no Brasil e Lula apenas se apropriou.
TÁ CERTO! NÓS CONCORDAMOS!!
Fernando Henrique é o pai do Real.
Mas foi o Lula quem alimentou e educou a “criança”.
O “Farol de Alexandria” foi quem pôs no mundo o bolsa família.
Porém foi o Lula quem desenvolveu o “menino”, tornando o importante.
O verdadeiro pai é aquele que participa no dia a dia não o que “dá a luz”.
É por isso que, enquanto FHC é execrado pelo povo brasileiro, o Presidente Lula é amado.

Anônimo disse...

ÊÊÊÊÊÊ BLOGUEIRO INTELECTUAL SABICHÃO..LEITOR DE KARL MARX...
TOMOU UMA SAPATADA DO PAULO SÉRGIO, HEIN...
MELHOR SE INFORMAR ANTES DE FICAR COLOCANDO NÚMEROS SÓ PRA SE APARECER...
SÓ PORQUE O BLOG É SEU, PENSA QUE FICAR ENFIANDO MENTIRAS AQUI...?
ACHO QUE ESTE COMENTÁRIO VAI PRO LIXO...MAS EU NÃO LIGO...
O QUE EU MAIS GOSTO, É QUE VOCE LEIA ANTES....E EU SEI QUE VAI LER....

Wilsoleaks Alves disse...

Quem é Paulo Sergio?

Wilson disse...

Nas rudes caatingas do nordeste, uma égua, cavalo, burro ou jumento, desacostumado ou incomodado pela montaria ou pela carga, às vezes pela própria natureza rebelde, recebe o nome de "animal de choto ruim". Só quem já montou sabe do desconforto em cima de um bicho desse. Mas mesmo que seja "de choto bom" é sempre um incômodo montar "em pêlo". Daí o uso do "pelego", uma pele de lã bem grossa e macia que abranda o atrito entre o lombo da montaria e as nádegas do cavaleiro.

Lula entrará para a história como o maior arquipelego da história do Brasil. Feito sob medida, por encomenda dos oligarcas do sul, dos coronéis do nordeste, dos latifundiários do norte, e dos chefes das forças armadas que 20 anos depois do golpe militar temiam pelo próprio pescoço.

A pressão para o fim da ditadura alcançava seu apogeu no início dos anos 80. A elite brasileira sentia o chão tremer e os trogloditas militares apavoraram-se diante da crescente e cada vez mais incontrolável organização popular que pipocava por toda parte. Um dos maiores barris de pólvora do mundo estava prestes a explodir. Algo precisava ser feito logo para conter as multidões organizadas de revoltosos nas periferias, no campo, na floresta, nos grandes centros urbanos.

Lula foi o grande achado. Em público sempre surgia com um discurso revolucionário, clamando por justiça, igualdade, crítica feroz à "burguesia". Um discurso convincente, impecável, emocionante, de provocar lágrimas. Discurso que mudava ao cair da noite, ao entrar nas "negociações", protegidas pelas quatro paredes, regadas com cachaça, reforçadas com malas recheadas de dinheiro, e muitas, muitas promessas de poder, glória e fama. Por ouro, glória, fama e poder, ele vendeu a alma ao diabo. Um dia a tampa da fossa será aberta pela história, então conheceremos o verdadeiro Luiz Inácio da Silva, o Dorian Gray da política e do movimento sindical brasileiro.

Um pelego monumental. Uma pele estofada de lã, deliciosamente macia. O cavalo, mesmo o mais reticente, sentia apenas o peso do cavaleiro, mas quase sem atrito. E o cavaleiro viu-se confortável. Podia sossegar. Os ossos e o balanço desengonçado do animal já não incomodava. Poderia percorrer longas viagens, tranquilo. O bicho estava finalmente domado, controlado e amansado.

O pelego perfeito. O remédio tão procurado. O cavalo poderia trotar por grandes distâncias, por caminhos diversos, e quase não sentiria a esfregação do cavaleiro. Que cavalo poderia reclamar? Que moral qualquer montaria teria de reclamar de sua situação? Antes recebia uma ração de R$1,00 por dia, agora recebe uma ração quatro vezes melhor! E Lula chora, se emociona, e chama a atenção pela sua grandiosidade. O cafageste!

Aparentemente, esse arquipelego foi retirado e substituído por outro. Sobre a eficiência e a durabilidade do velho pelego, não há dúvidas. Está acima de qualquer crítica. O controle de qualidade foi impecável. Quanto ao novo pelego, ou pelega, dona Dilma, que substituiu o velho, seu Lula, há comentários e perspectivas das mais diversas. Alguns dizem que pode durar 4 ou até mesmo 8 anos, funcionando ainda melhor do que o antigo. Outros dizem que não, que pode romper-se a curto prazo. Não é todo dia e em qualquer lugar que se encontra um pelego tão bom, tão durável, tão próximo da perfeição como o arquipelego Lula, ele pode voltar.

Pasto Josino disse...

Lukas ao invéz de ficar lendo Karl Marx, O Livro Verde, texto de Fidel, Chavez e Che Guevara leia a Biblia.

DENÚNCIA GRAVE disse...

O padre capixaba Romeu Drago, de 56 anos, achado morto em Montes Claros, Minas Gerais, era ameaçado de morte por um fazendeiro da região por orientar grupos de trabalhadores sem terra. A informação é da lavradora Áurea Drago, 65 anos, irmã de Drago. Segundo ela, o padre contou sobre as ameaças durante um almoço no mês passado, na casa dela, em Marilândia.


O padre havia desaparecido no sábado. Foi visto saindo de casa, acompanhado por um rapaz. Dentro da casa ficaram marcas de sangue. O corpo do sacerdote, encontrado carbonizado a 30 km da cidade, foi reconhecido por amigos e parentes . O corpo será enterrado em Marilândia, onde chega nesta quinta-feira.

- Tinha uns sem terras lá que eram ligados a ele e talvez esse fazendeiro tenha ficado com receio. Então era alguma coisa ligada aos sem terra. Ele achou que o Romeu estava querendo tomar alguma coisa dele, o que não era verdade. O Romeu só estava orientando as pessoas no que precisavam - disse Áurea.

Na conversa com a irmã durante o almoço em família no mês passado, o padre não revelou a identidade do fazendeiro, mas disse que ele tentou se desculpar das ameaças doando cinco bancos para a igreja, cada um deles no valor de R$ 800,00. No entanto, o arrependimento do fazendeiro não convenceu.

- Eu perguntei a ele se ele tinha acreditado nessa conversa. Ele disse que não. Então eu disse: 'Fica com o olho bastante aberto porque pode dar problema. Ele falou: 'Eu sei' - revelou a irmã.

A morte do padre aconteceu pouco antes de ele entrar no período sabático - quando o sacerdote pode ficar um ano afastado de sua paróquia. O afastamento aconteceria a partir do carnaval. O padre retornaria a Marilândia para cuidar da construção de uma casa, onde queria morar após sua aposentadoria, perto dos parentes.

O padre Romeu disse aos parentes que precisava voltar à paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Montes Claros, para organizar sua saída.

- Ele foi lá só pra ajeitar as coisas na paróquia. Ele sempre foi um homem muito correto, sempre gostou das coisas bem certinhas. Ele disse que depois voltava aqui pra casa para pescar bastante. Ele gostava muito de pescar, na última vez ele pescou um lambarizinho - disse Áurea.

As investigações sobre a morte do padre Romeu Drago estão sob a responsabilidade do delegado da Polícia Civil de Minas Gerais Rodrigo Andersen Guedes Magalhães. A polícia investiga o motivo do crime.

O fazendeiro é parente(Tio) da Senadora do DEM Kátia Abreu