20.10.10

Terra de ninguém

Passei por volta das cinco da tarde no Jardim Beth. Um caminhão cheio de toras estava deixando o local. Ali tem um córrego com mata ciliar de eucaliptos. O corte é ilegal, segundo o Jorge Villa Lobos. Liguei pra ele ao chegar em casa. Na pressa, não fiz fotos. Mas a coisa tá uma vergonha por ali.
Meteram fogo nesse local na época da "seca", em setembro. Cantei a bola para uns amigos:
Gente que vive de especulação imobiliária deve ter mandado incendiar o local aproveitando o grande número de áreas "pegando fogo" naquele período. Ali já existem algumas casas.
O IAP deverá investigar o caso.

15 comentários:

Anônimo disse...

Ô Lukinha, não vai dar nada não! Eles mandam na cidade de Maringá, igualzinha àquelas cidades da época dos faroestes, sem lei. Olha, diz para os exterminadores que tem muito mais mata ciliar para queimar, é só procurar direitinho, e aí, quando o mundo não tiver mais jeito, sem água, ar poluido, etc, etc, os netos dos "empreendedores" também serão vítimas. É o que me consola. Os meus queimarão, mas sobrará fogo para os deles.

Wilsoleaks Alves disse...

Lukas...

É preciso que haja fiscalização para se conter o desmatamento.

É NECESSÁRIO VIGIAR

Nessa quinta-feira, José Serra vai pedir votos aí no Paraná, estado que ele mais prejudicou na Constituinte (ao lado do Rio de Janeiro e Espírito Santo).

Ele, com a bancada paulista, fez a "Emenda Serra", que tirou o ICMS da energia elétrica do estado produtor (Paraná) e passou para o estado que consome (São Paulo).

Já produziu um rombo estimado em R$32 bilhões aos cofres do Paraná. (por Zé Augusto)

Wilsoleaks Alves disse...

O Paraná não é terra de ninguém, embora possa existir que pense desta forma, por incrível que pareça até entre paranaenses encontramos quem raciocina desta forma.
Vejam o vídeo da "Emenda Serra" neste link:

http://www.youtube.com/watch?v=OPvHrJTBzuI&feature=player_embedded

Votem de acordo com sua consciência ou falta desta.

Anônimo disse...

porra, tamo falando de um fato existente na cidade, e nego alienado ja vem descer o cacete em candidato q nao é o dele. q merda isso...

Wilsoleaks Alves disse...

Ao anônimo das 08:13

Desculpe ter invadido sua praia, paranaense sem nome, mas o recado foi pra todos os paranaenses, em especial àqueles idôneos, que nunca se escondem atrás do anonimato.
O recado é pertinente já que estou preparando o paranaense para munir-se de ovos e tomates podres ao invés de improvisar com bolinhas de papel.

Anônimo disse...

Voltando ao caso do incêndio (muito suspeito confesso).

Nesta semana, foi aprovado uma nova lei que dispensa a construção de calçamento em novos loteamentos. Mais uma vez, beneficiando as construtoras/loteadoras.

Porque, ao invés disto, não criam uma lei em que áreas que sofreram qualquer tipo de queimada, seja proibida de ser utilizada por um prazo que torne proibitiva a prática criminosa (uns 10 anos, por exemplo) ?

Os proprietários e loteadoras, tomariam muito cuidado e seriam os primeiros a tentar preservar !

Agora, no local da queimada, ficou apenas uma grande árvore ! Dá dó !

Anônimo disse...

Wilson Alves procure um psiquiatra sério mesmo...

Nestor

José Carlos disse...

Dizem que a melhor maneira de combater aqueles que nos são nocivos é a ignorância a eles. Mas esse Wilson Alves é um calhorda! Invade um blog que para nós admiradores do Lukas é quase um santuário, para fazer campanha para seu candidato, não importa qual seja. Ô Wilson, dá um tempo e se manca cara. Cada estado tem os políticos e o povo que merece. Por favor, não venha com churumelas. Sai fora xarope! Desencarna! Vai enxer o saco da sua turma!

Wilsoleaks Alves disse...

Gente eu to perplexo!

Jamais imaginei que uma bolinha de papel pudesse gerar taaaanta revolta...

Marcos Sena disse...

Wilson Alves de Goias procure um blog da tua terra e deixe a gente em paz..e na alegria do Tio Lukas, sai capeta.

Wilsoleaks Alves disse...

Lukas...
Você recebeu aquele e-mail meu com a sugestão para um novo cartunzinho?
Dá uma trabalhada aí amigão, a idéia até que é boa. Se eu soubesse desenhar...

OBSERVADOR DAS MATAS CILIARES disse...

ESSE WILSON CHAVEZ É MUITO MAU CARÁTER....
AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER PORQUE ELE TEM TANTA COSTAS QUENTES NESTE BLOG, DEVE SER SER PORQUE É UM TREMENDO BABA-OVO...
FALANDO SOBRE A DERRUBADA DAS ÁRVORES...AGUARDEM, TEM UM BAITA EMPREENDIMENTO PRA SER LANÇADO NAS IMEDIAÇÕES, SAINDO DO FORNO...E É DE UM DEPUTADO FEDERAL RECEM ELEITO....
MAS AS DITAS ÁRVORES NÃO ERAM NATIVAS, E NEM COMPUNHAM FUNDO DE VALE, OU MATA CILIAR...LOGO SÃO PASSIVAS DE SEREM CORTADAS...
PODE PERGUNTAR PRO "ARGH" ECOCHATO VILLALOBOS (E PÕE CHATO NISSO)...
MAS QUE O TERRENO FICOU FEIO...AH, ISSO FICOU....

Anônimo disse...

Por favor, algum especialista florestal me esclareça.
Desde quando Eucalipito é mata ciliar ???
Eucalipto, que eu saiba é nativa da Australia e é usado aqui para produção de papel, sua floresta é conhecida como deserto verde, pois os animais silvestres de nossa terra não se adptam a ela. Além do que tbem seca nascentes em função de absorver muita água.
Aguardo esclarecimentos dos especialistas.

Carlos AF De Giovanni disse...

Caro Lukas e noqueiros,
não conheço a área em questão, não sei se é, realmente, uma mata ciliar. Se existe um curso d'água de até 10 metros de largura, deve existir 30 metros de vegetação de cada lado das margens (essa é a 'tal' mata ciliar!).
O eucalipto, por ser exótico, não precisa de autorização para seu corte. Porém, se o eucalipto estiver em Área de Preservação Permanente (APP) - e mata ciliar é uma APP! - deve ser eliminado e, para tanto, precisa de autorização do órgão ambiental estadual, o IAP.
Espero ter contribuído!
Grande abraço!
Carlos

Carlos AF De Giovanni disse...

Em tempo!
Eucaliptos presente em matas ciliares devem ser eliminados e, obrigatóriamente, substituídos por espécies nativas da região, permanecendo a correta existência da APP.