4.10.10

Relatório : Sem chance

Quando foi descoberto o tumor na garganta, a minha primeira providência foi, por sugestão médica, fazer uma gastrostomia- uma sonda no estômago para alimentação enteral. Ela foi colocada no dia 5 de janeiro. A opção seria a cirurgia ou sessões de rádio e quimioterapia. Optei pelas últimas.
Parecia que aquele tubinho saindo da minha barriga, mais as sessões de R&Q seriam a salvação. Coisa de principiante, de quem nunca imaginou passar por tal situação. Foi tão rápida a descoberta da doença e tão demoradas e
De lá pra cá foram: 3 raios x do pulmão; 4 tomografias; 1 colonoscopia; recebimento e 3 bolsas de sangue; 2 utrasons; 5 endoscopias; 1 biópsia; 3 sessões de quimioterapia e 38 de raioterapia; 1 nasolaringoscopia; 1 pet-Scan; 14 exames de sangue; 2 laringoscopias. Noves fora uns 30 tipos de remédios como forma de combater os efeitos colaterais. Tudo isso aí é o que eu me lembro agora. Deve ter mais coisa. Mas já tá bom, né?

Resultado dos últimos 8 meses:
Em menos de dois meses emagreci 19 quilos- grande parte em função do tumor- que retira proteinas do organismo para se alimentar. Perdi parte da audição. De sons muito agudos eu nem tomo conhecimento. Ganhei centenas de "grilos" que cricrilam na minha cabeça 24 horas por dia. Até me acostumeri. O lado bom é que não fiquei careca e o tumor diminuiu uns 90%. Mas o cara é nervoso, relutante. Tá aqui ainda. Diminuto, mas pode voltar à ativa a qualquer momento.
Não há tempo a perder.

Mas, vamos lá: Fui consultar um outro médico especialista em Londrina, na quarta-feira, para ter uma segunda opinião. "Nem que você procurasse o Sírio Libanês ou qualquer hospital do mundo o parecer seria diferente", disse o doutor, alertando que não existe outra saída sem ser a cirurgia.

Dr. Joaquim ligou agora à pouco. A operação está marcada pro próximo dia 26. Deve ser no hospital São Marcos. A cirurgia irá durar cerca de 8 horas; é passivel de risco, não muito- como qualquer cirurgia. Serão 10 dias de internamento (dois deles na UTI). Serão retirados o tumor, parte da tireóide e alguns pólipos do pescoço. As cordas vocais também vão pro lixo.
Vou ficar mudinho da Silva.
Voltar a falar, depois, vai requerer paciência e muitas sessões de fono. Mas isso será outra etapa.
Pontos na base da língua e, quase certeza, a retirada de parte de tecidos do lado esquerdo do torax para enxerto e reconstituição da laringe. Depois serão cerca de 70 dias sem poder comer e tomar água. A troca de curativo será feita ao menos duas vezs por dia.

Vou ficar com um buraco do tamanho de um gargalo de garrafa no pescoço. Piscina, mar, banhos de imersão, never more. Mesmo o banho comum será afetado.

Enfim, a vida que qualquer um pediu pra poder ir adiante nesse mundão.

Obs. : Não ia escrever sobre isso hoje. Foi um ímpeto e talvez tenha ficado empastelado. Mas é mais ou menos isso o que vai ocorrer. Caso haja novidades, eu falo (risos) outra hora.

30 comentários:

ana maria disse...

Oi Lukas, parece impossível, mas até com a rotina (horrível, doída,que a gente não deseja nem pro inimigo)de fazer tantos exames a gente acostuma.... o mais difícil é aceitar as perdas........, mas desde que sejam trocadas por boas coisas, como "a cura" tão almejada, aí parece que o valor da perda é pequeno.... espero que sua perda de voz (por enquanto)seja o início de sua cura total..... muitas vezes somos chamados a fazer sacrifícios para obtermos graças... Confie em Deus, Ele tudo pode. Abraços, Ana Maria

Ivan disse...

Lukas, depois de conhecê-lo pessoalmente e perceber a pessoa generosa que você é, e o quanto você é estimado e admirado, fico ainda mais sem palavras ao ler ou ouvir os seus relatos.
Uma coisa é certa, vai lhe fazer falta àquele dinheiro que você devolveu à alguns de seus doadores.
Acho que vamos ter que rifar a sua bicicleta Lukas.
Forte abraço
Ivan

Joel Cavalcante disse...

Cara,você já deve estar cansado disso,mas certeza que você vai sair dessa,e ainda vai falar muito nas rodas de buteco que iremos marcar com a galera num futuro próximo..Força sempre..

Anônimo disse...

Tio Lucas,so um garotinho di41 aninhos,ki aprendi aa poko aa digita esse tau computadoo,desde intão venho ti ascensando, tenhu acumpanhadu suas malezas,sei ki num é facil o ki tu vem passandu,mas sei ki tem um ser maior,ki tudo pode,ki di vez inquandu resorve nus testa,e neses dias ele vem ti provocandu,ta kerendu ver inté ondi vai tua perseverança, num sei quale tua crença,teu credu,so sei ki si tem alquem ki podi ti da um vereditu finar é ele.nois aki somos filhos dele e pai nenhum vai kere o mau pros seus filhos;só o saulo da novela passione.

Wilsoleaks Alves disse...

Lukinha...
Não sei o que dizer, melhor mesmo é ficar calado...
Mas, vou estar ao seu lado, eu e mais um porrilhão de noqueiros porras locas.

Anônimo disse...

Quem te lê pensa: de onde vem tanta coragem, força e humor? Deus tem te fortalecido. Isto não faz parte da estrutura humana, é divino. Ele está com você.

Dennis disse...

Dizer o que para um cara que nem conheço pessoalmente, mas admiro?
Força velho, que ainda quero tomar aquela gelada hein?

Anônimo disse...

é lukas tem que encarar a coisa mesmo se não tem outra opção, vc tomou a decisão certa...estamo0s torcendo por vc...sete

Marcio nakagawa disse...

Meu amigo forca
estou orando por vc

Guilherme disse...

Estou torcendo muito pela sua recuperação, Lukas. Que a cirurgia transcorra bem e você se recupere rapidamente!

Abraços.

Anônimo disse...

Nao nos conhecemos, e qual o problema nisso?

Nao sinto pena de vc, me solidarizo.

Nao sei falar o q ninguém já nao falou antes, e nem por isso me calo.

Nao acho bonito passar pelo q vc está passando, mas tem saída e vc tá indo prá ela.

Como vc descreve, nao será nenhuma brincadeira, mas a derradeira batalha q te fará vencer a coisa.

Nao te acho fraco, ao contrário, acho q vc nao aceita o placar "do tapetao".

Portanto ...

Prepare-se prá ser o vencedor.
Vc paga, o q a coisa custa e isso poderia/pode ser c/ qlqr 1 de nós.

Te desejo prosperidade - material e espiritual.

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Parceiro,

Força. E aproveite cada coisa boa que a vida lhe der. Feche os olhos para as ruins. Como diria Tatá Cabral, "não se preocupe com pequenas coisas, porque no fundo todas as coisas são pequenas".

Carlos AF De Giovanni disse...

Lukas!
Sei o que te dizer... mas, quero dizer pessoalmente!
Sei o que você está passando... mas, quero passar com você!
Antes dessa cirurgia, vamos marcar, pelo menos, mais uma rodada de Brahmas (fazer o quê? você gosta! rs).
E vamos alavancar aquela ideia de montar aquele apoio a quem precisa (você sabe do que estou falando!!)
Você tem meus e-mails, telefones.. por favor, entre em contato. Vamos agendar!
Você entrará bem nessa 'roda viva'.. e sairá melhor ainda. Tenho certeza!
Agurado contato!
Abraço forte, meu amigo!
Carlos

Anônimo disse...

Escreva. Escreva mais. Talvez, sem poder falar, você tenha mais vontade de registrar e de mostrar as experiências que tem vivido. A perda das cordas vocais vao te obrigar à desenvolver outros talentos. Boa sorte na cirurgia.

Anônimo disse...

Grande Lukas,

Já ensaiei mais de uma vez dizer algo prá você.
Você tem tanta garra, tanta força, tanto humor, tanta graça, que irá com certeza recuperar a saúde e tudo ficará bem.
Estou na torcida e muito, muito, solidária.
Grande e afetuoso abraço
Helena

Unknown disse...

Cara, como diz um amigo meu Lageano, perto uns 200 km aqui de Blumenau, "O tempo é uma fábrica de monstros", e uns não são iguais aos outros. Brevemente estaremos nivelados, firme!

Giovani Blumenau SC

Renata (impermeável a) disse...

heiiiiiiiiiiii..........

esta porra de doença de merda, me fez mais forte, mais viva e mais intensa e vai fazer isto com vc tambem!

Força , espere e confie!

Anônimo disse...

POrra Tio Lukinhas (desculpa o palavrão) fiquei chateado, que merda mesmo mesmo mesmo..affs

nestor.

Neco disse...

Não sei o que escrever, mas vai aí um recado bem simples: Que DEUS te abençoe e cuide bem de voce!!!!!!!!!!

Wilson Rezende disse...

Lukas tenha fé que tudo vai dar certo, estou torcendo por você.
FICA COM JESUS!

Miguel Fernando disse...

Meu amigo Lukas, vai dar tudo certo. Deus sempre nos acolhe nas horas mais incertas. Fique em paz. Tenha paciência e seja forte.

Abs.

Anônimo disse...

Lukas, força nesse momento.
Ficamos rezando e torcendo por você.
Que Deus te abençoe e te dê a graça de vencer as etapas vindouras.

joaquim de paula disse...

Lukas, estamos rezando para que Deus ilumine a equipe médica que vai operá-lo e tudo corra bem. Admiro muito as suas charges.

Alan Bariani. disse...

Putamerda, mas que grande porcaria tudo isso bicho...

Bom cara, tu é forte e por mais fodas que sejam as dificuldades tu vai conseguir passar por cada uma delas, é chover no molhado te dizer pra seguir com isso tudo de cabeça erguida já que todos já sabem que tu vai encarar isso com muita bravura.

Oque deixo aqui é todo o sentimento de força pra você, de um zé ruela qualquer que é seu fã desde muito tempo e admira não só o teu trabalho mas também o teu espírito guerreiro.

Um grande abraço e os melhores desejos!

Anônimo disse...

Sem palavras...não me aparece nada a diser.
Só a desejar:
Muita luz e forças pra você meu amigo...estou com você em oraçoes e pensamentos.

xuxa.

Anônimo disse...

Lukas
sou frequentador anônimo assíduo de seu blog. tiragens geniais, raciocínio ímpar. Lamento muito por sua situação. Nunca ouvi sua voz, nunca tomamos "todas" juntos. Cara. vai firme rumo à recuperação. Só não deixa os "dotores" te cortar os dedos, ok?
um gde abç
André

Anônimo disse...

Lukas, muitas pessoas vivem sem falar, digo com sons, mas falam a linguagem dos surdos-mudos. Uma vez em Recife vi dois rapazes surdos-mudos discutindo por sinais, achei a cena engraçadissima, mas eles são normais e vivem felizes. Que Deus lhe acompanhe, rezaremos pelo sucesso de sua operação.

João Francisco de Oliveira

Unknown disse...

Lukas, quero dizer que admiro muito do seu trabalho. Muito mesmo. Suas tirinhas são um barato. Desejo a você toda a coragem do mundo para poder enfretar essa barra. Nos momentos mais difíceis que passar, lembre-se que há muita gente que gosta de ti.

Forte abraço!

Patricia disse...

Lukas, você é incrível, um verdadeiro samurai! Lamento que você não tenha tentado uma cura espiritual, mas respeito tua decisão. Muita coisa vai mudar na tua vida, é óvio, mas o teu talento não depende do sentido da fala. Você continuará nos divertindo e informando através das tuas tiras, imagens e textos legais do teu blog. Somos sortudos! Ainda bem que vc não é radialista, senão aí estaríamos fodidos! kkkk
Te desejo toda a energia positiva do mundo durante a cirurgia, e que sua recuperação transcorra da melhor maneira possível, ao lado da sua Isa, de seus amigos e de todos que te querem bem. E olha que são muitos!!!!!!
Agora é ter paciência, tranquilidade e mandar esse tumor pra pqp!!!
Um grande, grande abraço,e que Deus te proteja em todos os momentos.

Santiago ( Gazeta maringaense) disse...

Lukas, não o conheço pessoalmente, mas ou fã de seu trabalho.Espero conhece-lo breve,O Rigon ia me apresentar a vc, mas Vazou..rsrs
Vou descobrir o seu telefone e te ligar....

Santiago