7.7.10

A Voz do Brasil

Reivindicação antiga das rádios privadas, o horário do programa A Voz do Brasil ficará agora a critério de cada emissora. Ele poderá ser transmitido entre 19h e 23h, de acordo com a preferência. Hoje o horário obrigatório é entre 19h e 20h. O projeto foi aprovado hoje no Congresso e agora segue para o Senado.

O programa é o mais antigo do rádio brasileiro. Foi criado em 1935, na época de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional, passando depois para A Hora do Brasil e, em 1971. mudou para a Voz do Brasil. O programa era uma imposição do governo militar. Ficou. Sobre isso, o saudoso João Saldanha escreveu em 1982 artigo n'O Pasquim com o título "Nem no Chile tem Voz do Brasil". Nunca vou me esquecer. Genial.

Me lembro que, quando garoto, não perdíamos um, lá em casa. O pai ligava o enorme Westinghouse, a pilha, e entrava o vozeirão"Em Brasília, 19 horas". Em seguida, o arrepiante acorde inicial de O Guarani. Era legal, uma companhia para nossas curtas e insípidas noites lá na Vila Esperança. Fazia a gente não se sentir sozinho no Brasilzão velho de guerra. Era estranho. Parecia que alguém, lá longe, estava se importando com a gente e sabendo de nossa existência. Coisa da cabeça de criança.

Logo após a Hora, entrava o Projeto Minerva, voltado à Educação. Eu achava o máximo. Era o que tinha pra se passar o tempo, já que não tínhamos TV. Era a Hora, Projeto Minerva e, em seguida, o imperdível A Turma da Maré Mansa. E depois, caminha. Tempo bão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu peguei ess tempo.

Tempo bom...

A impecável maré mansa.

Lembro disso aí. !972, 1973, 1974.
Depois compramos uma TV ABC e o rádio não era muito ligado durante a noite. Mas a maré mansa eu sempre ouvia na rádio TUPI.

Puts. Estou velho pacarai.

Anônimo disse...

E o Repórter Esso?
Quando eu tava "meio" de fogo queria dançar até quando tocava o "Repórter Esso".
Lembra da musiquinha?

lukas disse...

Ao anÕnimo da 1h14: cara... valeu. São 7 da manhã e tô dando risada desssa do repórter Esso. Ajudou a começar bem o dia.
Esse programa foi apresentado inicialmente por Heron Domingues. Eu tenho um disco com a gravação. É de arrepiar.