20.2.10

Boletim meio bagunçado

Eu preferia uma panqueca de cogumelos ou uma paleta de porco assada, mas...

Uma vez que escrevi sobre minha situação de saúde aqui no blog, e muitas pessoas foram solidárias e carionhosas, acho bom fazer um resuminho dos últimos 1o dias. Já fiz seis sessões de radioterapia; faltam "apenas" 31. Vai varar o mês de março inteiro. O treco é diário e dura cerca de 10 minutos. Menos sábados e domingos.
Na segunda-feira, a médica que controla a quimio vai fazer uma avaliação do meu estado e deve marcar a segunda sessão para daqui 15 dias. A primeira foi um tédio. Quatro horas sentado recebendo o remédio e o soro na veia. Mas o lugar lá é bem confortável e tem TV a cabo. Levei um livro também e tive que carregar o suporte do medicamento por duas vezes até o banheiro a fim de urinar. Enfim, nada do outro mundo. Se fosse apenas isso.
Me deram quatro medicamentos na veia antes de começar a terapia e depois receitaram mais dois tipos de comprimidos pra tomar durante cinco dias. Tudo para evitar ânsias de vômito, porque o treco pega pesado mesmo. Não tive nehum problema de vômitos ou febre. Mas tá difícil pra deglutir coisas mais sólidas. Mesmo ovo cozido já dá trabalho. Tenho que comer bem devagar pra evitar ânsia de vômito. Mesmo assim, de vez em quando tenho uns espasmos violentos, mas não chego a vomitar os alimentos.
Tenho tomado Lisador três vezes ao dia que é pra combater umas pontadas no ouvido. Na verdade a dor é irradiada do tumor. É ruim à beça, mas passa logo.
Na sexta tomei dois copos de Ovomaltine na parte manhã, comi dois pedaçõs de costela de porco no almoço, dois ovos cozidos à tarde (tudo em câemra lenta). Nesse dia injetamos uma boa porção do nutriente, à noite. Preciso fazer o possível pra manter meus atuais 64 quilos. Há pouco mais de um mês eu pesava 78.
Cerveja eu tô tomando sem álcool. Uma ou dias por dia. Minha amiga Dio, uma de nossas parceiras de cervejada e ranguinho aqui em casa, falou que vamos fazer uma festa quando eu melhorar. "Eu quero beber tanto até a Poli e a Tina lamberem minha boca", disse, dando risada.
Já a querida Ana, esposa do grande Bulgarelli, sugeriu de a gente alugar um salão (meu Deus!).

Coisa boa foi eu ter colocado a sonda no estômago, senão tava ferrado. Mantenho duas ou três aplicações diárias de um nutriente em pó, que fornece umas 1200 calorias. Muito pouco. Tenho tomado bastante leite com frutas e couve com laranja, porque eu não sei se já contei, tô com anemia, que é pra complicar mais ainda.
Tô jogando bastante vidogame e até zerei um, muito louco e difícil. A TV, que nunca gostei, também tá sendo uma opção de lazer, apesar de a programação ser um lixo. Mas dá pra fazer companhia aqui na mesa de trabalho. Nesse momento tá ligada na Super Nany (Nani). De rádio eu desisti. CBN nem pensar, e as AMs locais também foram esquecidas. Hoje chegaram as 2ª, 3ª e 4ª temporadas do Agente 86. Comprei também a 1ª temporada de Flaiyng Circus, do Monthy Python. Vai dar pra passar bastante tempo e dar risada.
Amanhã de manhã, se estiver disposto feito hoje, vou jogar bingo lá no bar do Gaiola, no Borba. Já faz uns 2o dias que não desço lá pro bairro. Diz um amigo que a moçada tá morrendo de saudades do tio Lukas. Isso é bom.
Roberto de Paula e Simone vieram hoje. Eles, assim como um mundaréu de amigos, oferecem qualquer tipo de ajuda. Agradeço a todos. No momento tá tudo legal.
Paz a todos.

14 comentários:

Carlos AF De Giovanni disse...

Força aí, Lukas!!
Logo você sai dessa! Afinal, como diria a "patricinha filósofa": ovomaltine, ninguém merece! rsrs
Quem sabe, logo, poderei te convidar a tomar uma cerveja juntos.. com álcool!!!
Grande abraço!

+Brasil disse...

Lukas por que voce não faz uns bochechos com bicarbonato de sodio?

lukas disse...

Então, + Brasil... Ontem eu comecei a usar Nistatina. Chacoalha um pouco na boca e depois engole. A médica diz que é um bom remédio. Porque tá foda. Minha boca vive empapada de uma espécie de gosma branca que vem da garganta. às vezes faz até bolha. Coisa horrorosa. Pior que de noite ataca também atrapalhando o sono.
Camomila também é benéfico.
Mas vai melhorar.

Wilson Alves disse...

Oi Lukinhas meu irmãozinho, tenho acompanhado sua luta, tenho absoluta certeza que você vencerá.
O Eduardo Guimarães do Cidadania no ano passado passou por um período muito difícil com a Victória, sua filhinha, mas já está tudo bem; você, assim como o Edu, também irá se recuperar, até porque, isso aqui só tem sentido com gente igual a vocês.

Anônimo disse...

Cara se hidrate com agua de coco, pode ter certeza que vai te fazer um bem danado, principalmente nos dois ou tres primeiros dias apos as sessoes de quimio.

Anônimo disse...

Eu escrevi logo no começo a você e vou repetir o mesmo assunto, eu li uma reportagem de uma médica onde ela disse que o segredo para vencer o cancer é não alimentá-lo, por isso coma coisas saúdáveis tais como: AGUA DE COCO,SE BEBER LEITE QUE SEJA DE SOJA,NÃO COMA NADA GORDUROSO,COMA MUITA FRUTAS,LEGUMES E VERDEURAS SE POSSIVEL SEM AGROTOXICOS,DÊ MUITA RISADA,SE ENVOLVA COM GENTE ALEGRE E DE ESPIRITO POSITIVO,NÃO BEBA NADA QUE CONTENHA ALCOOL,COZINHE OS LEGUMES EM VAPOR,USE PANELA DE BARRO E PENSE SOMENTE EM COISAS BOAS,POSITIVAS E CREIA EM DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS.

Que Deus no alto de sua gloria derrame bençãos sobre você e lhe dê a cura.

Maria.

Unknown disse...

Lukas, isso é muito chato, doloroso, dá medo, dá raiva, dá coragem, aumenta nossa fé, melhora a convivência, reúne os amigos, afasta os menos amigos, enfim, são as emoções da vida. Força, cara!!! Muita coisa chata ainda vem pela frente, mas vc sabe que não está sozinho. Que essa "Comissão de Frente" que está com vc (a Iza, sua família e seus amigos do dia-a-dia), sejam também iluminados por Deus para estarem a seu lado. E nós, seus amigos anônimos, estamos cá, orando por você e fazendo questão que divida conosco também as suas angústias, como vc sempre dividiu o seu bom humor.
Grande abraço!!

josé roberto balestra disse...

Lukas, sou seu fã há muito tempo. Capricha aí que vai tirar de letra mais essa também... Abrção!

Helio Nudi disse...

Força cara é assim mesmo, fique logo bom, e made brasa, se for a Maringá tomo umas com você ai no Borba.

Anônimo disse...

Oi Lukas,
Aqui http://correcotia.com/cancer/index.html, tem algumas orientações médicas sobre a cura da doença pela alimentação.

Espero que possa te ajudar.

Que Deus te abençoe e ajude a atravessar, com êxito, esta etapa.

Um grande abraço e esteja em paz.

Anônimo disse...

OLÁ!

FIQUEI CONTENTE COM AS NOTICIAS... TÁ RUIM MAIS TÁ BOM!! KKKK

CONTINUO NA TORCIDA PELA SUA RECUPERAÇÃO E QUE VENHA MUITA INSPIRAÇÃO!!
INSPIRAÇÃO DE AMOR PARA SUA FAMÍLIA E AMIGOS... E SOBRANDO UM TEMPINHO UM POUQUINHO DE HUMOR PARA NÓS, OS SEUS LEITORES.

ABRAÇOS

JOSI

Patricia disse...

ih caramba, a Lucia Izabel escreveu EXATAMENTE o que eu queria! então toma um ctrl v pra relembrar o post:

Lukas, isso é muito chato, doloroso, dá medo, dá raiva, dá coragem, aumenta nossa fé, melhora a convivência, reúne os amigos, afasta os menos amigos, enfim, são as emoções da vida. Força, cara!!! Muita coisa chata ainda vem pela frente, mas vc sabe que não está sozinho. Que essa "Comissão de Frente" que está com vc (a Iza, sua família e seus amigos do dia-a-dia), sejam também iluminados por Deus para estarem a seu lado. E nós, seus amigos anônimos, estamos cá, orando por você e fazendo questão que divida conosco também as suas angústias, como vc sempre dividiu o seu bom humor.

É isso!!! Força aí e continue se empenhando!!! Abraços...

Urso Malvado disse...

Lukas, Muita força para ti, muit saúde e que Deus obtenha esta vitória para ti!
Minha esposa tem tomado um suplemento chamado FortiCare, ele é bem específico e ajuda enormemente o sistema imunológico a ficar em dia (a quimio dá uma derrubadinha).
Abraço para ti e muito de tudo de bom em doses nada moderadas para ti!

Unknown disse...

amigo lukas quanta saudade de vc. e agora que tenho a oportunidade de saber de vc vejo essa noticia dificil. gostaria que vc soubesse que é dificil mas não impossivel. cara estamos com vc sempre mande noticias. desde o tempo do predio ali na avenida guaiapo lembra? um grande abraço nelson