Marco, na duvida, entrei numas e acabei de cortar o pé. Brincadeira. Fruta-do-conde (com hifen)e pinha são a mesma coisa, segundo minha enciclo Larousse. É também chamada de ATA, que tanto aparece nas palavras cruzadas. É também chamada de coração-de-boi.
É conhecida também por Nona. Na chácara onde morei os melhores anos da minha existiam dois pés de nonas. Os frutos, de tão pesados e maduros, se esborrachavam no chão. Uma delícia! Bem amarela, com bagas ou sementes carnudas, galhos finos que eram um perigo para quem subia, era a festa da criançada.
Parceiro, Isso aí é pinha. Fruta do Conde é outra. Tem a casca mais lisa, os gomos não são tão ressaltados. Fruta do Conde, Pinha, Araticum, são tudo da mesma família e gênero, mas são espécies diferentes.
Se a Larousse, a maio e melhor enciclopédia do mundo não convence. Vamos de Wilkpedia: "Em Pernambuco, Brasília e interior do estado do Rio de Janeiro a fruta do conde é conhecida como pinha, sendo plantada atualmente no Vale do São Francisco, incluindo a fruta modificada sem sementes. É também conhecida no Nordeste do Brasil como pinha ou ata." E não falemos mais nisso.
Amigo Lukas, Recebi um email desses que rodam na internet que fala sobre os poderes medicinais da folha da graviola. Não sei se tem fundamento científico, mas fiquei com vontade de fazer chá dessa folha e sair distribuindo. Por via das dúvidas pesquise e cultive essa folhinha. Se não for pedir demais despeje o tal chá em uma daquelas latinhas vazias das fotos que você postou hoje e tome, ok? Agradecemos... Abraços.
Pode chamar do que quiser....eu adooorooo não importa o nome... ps. Wilson guarda uma pra mim (rs)??? senão meu "moleke" vai nascer com cara de pinha/ariticum/araticum/fruta-do-conde/ e outros tantos nomes que tem nessa espécie de fruta!
8 comentários:
fruta do conde ou pinha, eis a questão... tá mais pra pinha ein..
Marco, na duvida, entrei numas e acabei de cortar o pé.
Brincadeira.
Fruta-do-conde (com hifen)e pinha são a mesma coisa, segundo minha enciclo Larousse.
É também chamada de ATA, que tanto aparece nas palavras cruzadas.
É também chamada de coração-de-boi.
É conhecida também por Nona. Na chácara onde morei os melhores anos da minha existiam dois pés de nonas. Os frutos, de tão pesados e maduros, se esborrachavam no chão. Uma delícia! Bem amarela, com bagas ou sementes carnudas, galhos finos que eram um perigo para quem subia, era a festa da criançada.
Parceiro,
Isso aí é pinha.
Fruta do Conde é outra. Tem a casca mais lisa, os gomos não são tão ressaltados.
Fruta do Conde, Pinha, Araticum, são tudo da mesma família e gênero, mas são espécies diferentes.
Se a Larousse, a maio e melhor enciclopédia do mundo não convence. Vamos de Wilkpedia: "Em Pernambuco, Brasília e interior do estado do Rio de Janeiro a fruta do conde é conhecida como pinha, sendo plantada atualmente no Vale do São Francisco, incluindo a fruta modificada sem sementes. É também conhecida no Nordeste do Brasil como pinha ou ata."
E não falemos mais nisso.
Amigo Lukas,
Recebi um email desses que rodam na internet que fala sobre os poderes medicinais da folha da graviola. Não sei se tem fundamento científico, mas fiquei com vontade de fazer chá dessa folha e sair distribuindo. Por via das dúvidas pesquise e cultive essa folhinha. Se não for pedir demais despeje o tal chá em uma daquelas latinhas vazias das fotos que você postou hoje e tome, ok? Agradecemos...
Abraços.
Tenho um pé também aqui em casa e tá fervendo.
Pode chamar do que quiser....eu adooorooo não importa o nome...
ps. Wilson guarda uma pra mim (rs)??? senão meu "moleke" vai nascer com cara de pinha/ariticum/araticum/fruta-do-conde/ e outros tantos nomes que tem nessa espécie de fruta!
Postar um comentário