9.11.09

As Unibans

De Luis Nassif:
(...) temos hoje no Brasil mais de 1.200 faculdades de direito, contra 182 nos EUA e temos no Brasil mais faculdades de medicina do que toda a Europa. Estamos enganando jovens e seus pais, formando falsos preparados para nada, uma legião de desempregados diplomados, na recente inscrição para emprego de garis no Rio se inscreveram 2.000 com curso superior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo vivemos aqui. A Cesumar se orgulha de ter 12 000 alunos, serão 11500, que gastarão fortunas e endividarão as suas familias, e no fim ainda não terÃo empregos pois não existe mercado de trabalho para tanto. Mas os diretores continuarão ricos. Caça niquel faz menos mal, pois não tem apoio oficial

Ansesco Rarioto disse...

Sempre que se fala de ensino superior no Brasil é praticamente unânime a opinião de que temos MUITAS instituições. Cabe trazer para esta discussão o fato de que temos também MUITOS alunos.
Muitos dos "alunos" que iniciam seus estudos superiores acreditam piamente que o ensino superior é uma continuidade do ensino médio. Baseados nesta crença, trazem para a academia os costumes daquele nível, que incluem (não é brincadeira): jogar bolinhas de papel nos colegas, puxar o cabelo das meninas, fazer gracinhas com os professores e, talvez o pior, continuam não lendo nem horóscopo.
Muitos não sabem que a academia (seja pública ou privada) ensina caminhos, linhas de pensamento e formas de construção de conhecimento. Ora, já dizia Hobbes que "não existe conhecimento que não passe pelos sentidos" e, considerando que boa parte do conhecimento humano está acumulado em livros, o ato de NÃO LER (e portanto não permitir que o conhecimento passe por, pelo menos, um sentido) é algo contra o ato de estudar.
Desconheço aqui na região uma instituição de ensino que não apresente aos acadêmicos, no início de cada período letivo, o programa e as referências da matéria/módulo. Por outro lado, conheço pouquíssimos alunos que têm o hábito de adquirir (ou ao menos ler) pelo menos um dos autores indicados pelos professores.