14.4.09

Um novo mundo...

Há no ar uma sensação de que o capitalismo cruel está na UTI, com todos os países que se beneficiaram com ele até bem pouco tempo, reunidos para conseguirem uma sobrevida e, quem sabe, ressuscitá-lo. Assim como ainda existe quem sonha com o renascimento do comunismo.
Mas, também está no inconsciente coletivo um forte desejo de que os dois sejam enterrados. Ambos não foram bons para a grande maioria das pessoas nem para o planeta.
Peter Drucker considerava que na era da sociedade pós-capitalista, onde o centro de gravidade da cultura não será mais o capital ou o trabalho, mas o conhecimento, as idéias e a inovação.
É absurdo alguns poucos guardarem em cofres, bancos e paraísos fiscais, a comida de bilhões de seres humanos. É. Comida se compra com dinheiro e onde não se distribui dinheiro não se distribui comida. E onde não se come, fica-se fraco, doente, incapacitado de reagir, de estudar, de trabalhar, de produzir. E, ainda, serem chamados de vagabundos. Quando recebem ajuda, ela é chamada pelos ricos de esmolas... É uma crueldade uma minoria ser tão rica e a grande maioria ser tão pobre.
Essa ganância sado-masoquista fracassou. Uma nova ótica e ética surgirá e é bom que os governos, escolas e empresas pensem nisso. Não existe mel sem abelhas e as abelhas precisam se alimentar, evoluir e serem felizes também.
Ou, eles vão arrasar o planeta Terra.
(Zeno Otto- do Sr. Com)

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o chamado texto tolo e ingênuo. Muito bom para crianças e adolescente ( e para crianças e adolescentes que não cresceram).
Era uma vez num futuro distante....

Anônimo disse...

O anônimo das 17 deve ser um dos que estão usufruindo do mel produzido. Toma vergonha na cara, filho da puta!!!
Olha pro teu lado, olha para os seus semelhantes, vagabundo!! Olha para esse povo sofrido, esquece o Meanstrean. Vamos tentar criar um mundo melhor.
De preferência sem pessoas feito você.

Anônimo disse...

ao anônimo das 20:01
Putz, acho que vi raiva semelhante no discurso de hitler, pol-pot, mao, stalin e semelhantes. sempre se achando o supra-sumo da humanidade. Sempre discursando (hipocritamente) em nome de um mundo melhor. Sempre pensando (demagogicamente) no semelhante. E sempre pensando em eliminar pessoas (isso sim, é sicero)!

Anônimo disse...

é ISSO AI NOIS E POBRE E QUER COMER DE GRAÇA. MORTI AOS RICO.

Anônimo disse...

o anonimo 20:01 deve ter que idade?
5 ou 6 anos? só pode.
antes q responda maleducadamente de novo como fez com o anonimo das 17:00, naum discuto com amebas.

O BOLSA DA SUA FAMÍLIA disse...

ESSE TEXTO É MUITO TOCANTE, MAS SINCERAMENTE É INGÊNUO E DESPROVIDO DE EMBASAMENTO PRÁTICO...
O PSEUDOCOMUNISMO NÃO DEIXA AFLORAR NO SER HUMANO O INSTINTO DE CRESCIMENTO MERITÓRIO, AFINAL DE CONTAS PRA QUE O FULANO VAI TRABALHAR MAIS QUE O VIZINHO, SE NO FINAL DAS CONTAS TODO MUNDO VAI COMER IGUAL...
E SE ESSE TEXTO TIVESSE SIDO APLICADO EM ALGUM MOMENTO EM TODO O MUNDO, PROVÁVELMENTE, NEM A PENICILINA AINDA TERÍAMOS.
PRECISAMOS ENTENDER QUE O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, HUMANO E CULTURAL SÓ OCORRE QUANDO OCORRE A COMPETIÇÃO ENTRE POVOS, CULTURAS E SERES HUMANOS.
E ISTO GERA RIQUEZA, CAPITAL...
E ISTO É O CAPITALISMO, SEJA ELE SELVAGEM OU NÃO.

Anônimo disse...

Em 1997 fiz uma pós graduação. Naquela época a grande discussão era o Neo-Liberalismo onde o capitalismo como não tinha mais como gerar dinheiro dentro dos países ricos tinha que se expandir para novos mercados (países pobres ou em desenvolvimento).
A discussão foi, e quando acabar os outros países? O capitalismo vai para a Lua? Na época a resposta era: ou ele se adaptava ou implodia (conhecida como teoria do caos).
Bem, ele não implodiu, a adaptação que ocorreu foi extremamente perniciosa. Pois começou a criar dinheiro em cima de papeis virtuais e não em cima de produção, trabalho, ou patrimônio.
Exemplificando: se todo mundo que comprou soja na bolsa de cereais quiser a sua parte em SOJA, vai faltar pelo menos umas 3 vezes a quantidade de soja produzida. O que resultaria em que 2/3 dos “proprietários” de soja perderiam tudo que investiram.
Outro exemplo: aqui na cidade de Maringá, uma pessoa comprou um carro que valia 19.000,00 em 60 parcelas de 600,00. O que totalizaria um 36.000,00. A diferença, 17.000,00 acabava sendo distribuída entre a financeira e a garagem revendedora do veículo. Dá para perceber porque as empresas revendedoras de veículos usados na cidade preferiam financiar veículos do que vender à vista né. Também, neste caso, movimentava-se quase o dobro do valor do veículo somente em juros e especulação.
Bem, ainda não inventaram um forma de dinheiro gerar dinheiro eternamente, por isso o capitalismo implodiu, não havia mais forma dele se adaptar.
Como ele não tem concorrente, já que o Comunismo (quem também não era um modelo ideal e eficiente) implodiu faz tempo, estamos nesta merda toda.