27.3.09

Foi um tempo ruim

Eu adoro boteco. Eu tomo cerveja, tubaina, sodinha... Eu amo boteco e seus frequentadores. Eu pago cigarro, pinga e cerveja para alguns. Pipoca, paçoquinha, pra garotada. Sempre com dinheiro, ganho com meu trabalho.
Eu adoro os pedreiros, pintores, coletores de lixo, catadores de reciclávies, mulheres com suas criancinhas e suas carroças cheias de papelão, andarilhos. Eu cultuo essa gente. São meus.
Dos meus dias de fome, dos meus dias de luta e meses de choro, à cada noite, quando deitava no colchão com a barriga vazia. Tempos de sofrimento, tempo de mandar tudo à merda e desistir.
O pouquinho que tenho hoje eu reparto com esse pessoal aí.
Eles são os meus escolhidos. Meus mentores, meus mestres, meus iguais. E não tenho vergonha nenhuma de amá-los.

18 comentários:

Anônimo disse...

Cara,

eu queria dizer que esses são os verdadeiros heróis brasileiros.

Eu também sou fã dos caras.

A gente, que tem um pouco, que estudou um pouco, que teve mais sorte, não deve nunca esquecer, ou esnobar esse povo. Porque a gente é esse povo.

No fim de tudo, vamos todos virar adubo.

Observador social maringaense disse...

Buteco é sem dúvida o melhor lugar pra arranjar amigos..

Caroline Rocha disse...

Sem dúvida! Concordo plenamente com o Observador... hehehehe..

Anônimo disse...

Parabens pelo texto. Que esses silvetes que ha alguns anos viviam na penuria, e hoje estão meio riquinhos, graças aos cargos, que reflitam um pouco, e entendam, que esses, do texto do Lukas sãos verdadeiros brasileiros

Anônimo disse...

Sim! Sim! Sim!. Ave Lukas!

Lucia disse...

Tio Lukas,nos seus cartuns é isso que vc passa para a gente. E é por isso que adoro seu trabalho e adoro vc. Te conheço pelo que vc nos passa através da sua arte. Ainda bem que vc não desistiu. Que Deus te abençoe sempre!

Anônimo disse...

Parece que você escreveu por mim...

Fiquei sem palavras.

Ave, Lukas!

Ass.: Será.

Anônimo disse...

entao adote-os! cade seu presidente heroi pra salva-los? tb me fodi mto na vida nem por isso vou ser dizimista.

dagoberto disse...

Tio Lukas, você é o cara! A gente se conhecemos (rsrsrs) há uns cinco anos.
Vai fundo menino. Eu e minha mulher um monte de gente te adoramos!!!!

Elvio Rocha disse...

Bem, "seu" Lukas, vc esmaga quando quer. E parece que sempre quer...rsrs. Que testemunho bonito! Vc sempre me surpreende um pouco mais...e positivamente. E o faz por paixão,é não para receber elogios, o que só o dignifica. Grande abraço.

Anônimo disse...

buteco também é cultura.............

Anônimo disse...

Parabens pela sua atitude de igualdeda...

Anônimo disse...

Eu tenho o maior orgulho de conhecer o Lukas. Conversamos por três vezes e morro de saudades dele. Adorava suas conversas. Mudei pra Portugal. Ele é muito gente fina, simples e humilde, inteligente.
Pessoas que falarem coisas negativas sobre ele e seu trabalho é porque não o conhecem e substimam sua inteligência.
Ele é único pras pessoas de Maringá. Um orgulho pra cidade.
Abração lukas.
Fernando.

Bulga disse...

Maringá tem vergonha de ser provinciana. E faz sentido. Digo isso pelas críticas a um simples post que o Lukas postou na Casa do Noca.O antenado Rigon, como de costume, reproduz o mesmo texto e o circo pega fogo. Ou seja, muda-se o contexto do post e o pessoal ao invés de criticar o texto no blog do cartunista, prefere mostrar frustrações, recalques e equívocos em outro blog. Por um lado, isso é bom. Mostra que não há nada mais provinciano do que ataques anônimos.
Mas tudo bem. Vamos tentar entender esses anônimos que gostam de trabalhar muito para ficarem ricos. Porém, são péssimos capitalistas. Ou melhor, escravos frustrados. É que todo capitalista sabe que o valor do mercado, hoje em dia, é o talento. Cada um tem seu preço. Posso fazer mil cartuns em oito horas e não receber o suficiente pra isso. É porque não tenho talento para ser cartunista. Tenho que me conformar com isso e pronto.
Lukas diz que trabalha três horas. Mas ele é o Lukas. E Lukas só temos um. Logo, ele deveria ganhar, muito, mas muito mais. Porém ele prefere viver com o suficiente para ter aquilo que todos tem direito: uma casa digna, arvores com a boa fruta, cães felizes que não pedem nada em troca, uma esposa companheira, um fusca, uma bicicleta, papéis e nanquim.
E outra coisa: ele não trabalha só três horas. São muitas horas por dia. Ou alguém acha que criar um cartuns é como fabricar caixas de sapato ou comentários anônimos? Ou alguém acha que artista bate cartão e tem capataz controlando a produção?
Sim, meu caro. Qualquer um pode trabalhar apenas três horas. Mas tem que ter talento. É como jogar bola: milhares jogam, alguns recebem por isso,poucos recebem milhões. É que Lukas uma das pessoas mais inteligentes que conheci nessa cidade. E ainda teve um anônimo dizendo que ele não faz críticas em seus cartuns... Não há nada mais demolidor do que o humor e os cartuns do Lukas são o verdadeiro editorial de O Diário. E quem quiser mais, dê um pulo no blog dele.
Se ele é coerente? Bem, ainda não encontrei sequer uma pessoa coerente na minha vida. Até tentei encontrar coerentes na história universal, mas Jesus pecou e Hitler gostava de cães e de música.
Gente: vamos viver mais. A vida é curta, a felicidade também. Dinheiro não é bom nem ruim. É apenas útil. Só isso. E os anônimos e escravos frustrados que me perdoem, eu sou fã desse cara.

Bulga
(Um (ham)burguês que também gosta de cachorro quente)

Anônimo disse...

foda-se esses caras que compra carro financiado em 120 x e paga aluguel

viva sua vida lukas

muita gente adora seu trabalho e eu sou um deles

Anônimo disse...

ja fui teu fã, lukas. na epoca em q vc nao era tão alienado. vista uma tunica puída e lidere os miseráveis. aposto q vc consegue um abraço do seu idolo, o Lula Alegorico. boa sorte.

http://observadorsocialmaringaense.blogspot.com/ disse...

Se esse cara soubesse o que significa a palavra "alienado" ou "alienação" não a usaria tão vulgarmente ,mal sabe ele que o termo emprega-se muito bem á sua fala e ao seu pensamento elitista e arrogante.

Anônimo disse...

Eu, que não sou idiota, admiro os ricos (honestos; há muitos por aí), gosto dos ricos, e quero ser rico. Até para poder ajudar os pobres. Isso é ladaínha de boteco.