22.1.09

Moço Leonardo

Conversei novamente com o seu Leonardo essa manhã. Ele mora no Jardim Universo e é uma pessoa simples, humilde e despojada. Na verdade, nem poderia ser diferente: mulher, dois filhos adultos, duas filhas e cinco netos. Ele coleta produtos recicláveis e faz alguns carretos.
Diríge-se à mim como "Menino Lukas" ; e eu o chamo de "Menino Leonardo"; eu pego na mão dele e o cumprimento. Tem 68 anos, magrinho, moreno, cabelos grisalhos, mão calejada e fria.( Sei porque a única pessoa que o cumprimenta com a mão, além de mais dois peões, sou eu). Ele toma a pinguinha, e pede um papel pro dono do bar a fim de enrolar um cigarinho de fumo Galo.
- Como estão os preços do material que você pega, Leonardo?- eu pergunto.
- Ah, menino Lukas, tá feio. Não compensa mais não. Acho que o mês que vem melhora, se Deus quiser. Eu tô catando porque ando na rua mesmo, atrás de algum frete.
Aí perguntei os preços que estão pagando. Resumo aqui. É um preço padrão. Não se consegue um centavo a mais de um depósito a outro, segundo ele.
Vai aí o preço pago por quilo do material:
*Latinhas de cerveja/refri: R$1,00
*Papelão: 6 centavos
*Jornal: 1 centavo
*Garrafas Pet: 20 centavos

- Quem depende só de colher recicláveis tá ferrado, então. Sorte que você faz uns fretinhos- eu disse.
- Moço Lukas... ontem de tarde eu tirei um entulho duma casa aí embaixo e ganhei 30 reais. Foi coisa de meia hora. Comprei minha carninha pra janta e sobrou uns troquinhos no bolso.

Matou a pinguinha, montou na carroça e foi embora atrás do destino.

2 comentários:

Anônimo disse...

dá uma olhada aqui:
http://ti-ti-ti-candinha.blogspot.com/
será???????????????????????

Anônimo disse...

Esse daí é um herói brasileiro.

A gente é um monte de merda , que por causa de qualquer coisinha tá reclamando da vida ou querendo confusão.