27.11.08

Tempos idos

Trecho da Revista História, da BBC. Está no Nº 4 e trata da Idade Média. A primeira foi sobre o Nazismo, depois Guerras e Conflitos do Século 20, e a terceira foi sobre Roma.
Serão 12 edições. Cada exemplar custa RS14,90 e é mensal. Papel de primeira, com fotos incríveis e 82 páginas. Eu recomendo. Pra que gosta de História o investimento vale à pena.
Segue um trecho sobre a Idade Média. É do século 13.

(Perguntinha : Não lembra um órgão do governo local, do século 21 ?)

" O consumidor tem motivos para ser grato por haver supervisão no comércio. Os escreventes dos tribunais da cidade têm muitos casos para contar sobre trenas de madeira sem o tamanho apropriado; panelas feitas de metal leve revestido com latão e pães recheados com pedra para terem o peso exigido por lei.
A lã é esticada antes de ser tecida, para poder apresentar melhor aproveiramento, mas depois encolhe. A pimenta é vendida úmida, o que a faz inchar, ter mais peso e estragar mais rápido. A carne às vezes é vendida podre, o vinho azedo e o pão, mofado.
Quem é vítima de negligência deve procurar diretamente as autoridades. Uma vez condenado, o criminoso é arrastado pelas ruas da cidade numa gaiola até o pelourinho- um tronco de madeira em que as mão e a cabeça do culpado são presas e ele é exposto à execração da multidão, sempre condizente com seu delito.
Um açougueiro que vende carne ruim, por exemplo, pode esperar ser o único convidado a um churrasco em que se serve seu próprio produto estragado.
Assim como um taberneiro flagrado vendendo vinho azedo é forçado a tomar um gole da sua bebida, com o resto sendo derramado sobre sua cabeça.
Para o consumidor, a doçura da vingança muitas vezes acaba compensando o amargor de ser enganado."

Ian Mortimer- em texto da revista.

Nenhum comentário: