3.11.08

Eduardo e Mônica

Vamos fazer uma análise psiconeurótica de uma das letras da banda Legião Urbana.
Logo no começo, o autor insinua que Eduardo seja preguiçoso e indolente...
“Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar ficou deitado e viu que horas eram”
Ao mesmo tempo em que tenta dar uma imagem forte e charmosa à Mônica...
“Enquanto Mônica tomava um conhaque no outro canto da cidade, como eles disseram”
Ora, isso tá acontecendo de manhã. Eduardo só estaria fazendo sua obrigação: acordar. Já Mônica é uma cachaceira profissional, pois já tá virando um conhaque antes do almoço!
Mais à frente, Russo desenha injustamente a personalidade de Eduardo...
"Festa estranha, com gente esquisita, eu não 'tou' legal, não agüento mais birita"
Bom, "festa estranha" significa uma reunião de loucos atrás de qualquer bagulho para poderem fugir da realidade com a desculpa esfarrapada de que são contra o sistema. O que mais ele podia fazer? teve que encher a cara pra agüentar aquele pesadelo. O jovem Eduardo não está familiarizado com a rotina traiçoeira do álcool. É um garoto puro e inocente, bem ao contrário de Mônica, uma notória bêbada sem-vergonha do underground.
Adiante, ficamos conhecendo o momento em que os dois protagonistas se encontraram..
"E a mônica riu, e quis saber um pouco mais sobre o boyzinho que tentava impressionar"
Vamos por partes: em "e a mônica riu" nota-se uma atitude de pseudo-superioridade desumana de Mônica para com Eduardo. Ela ri de um bêbado inexperiente! É o máximo do preconceito leviano se referir ao singelo Eduardo como "boyzinho". Não é verdade. Se ele fosse um playboy, ele não teria ido se encontrar com Mônica de bicicleta, como consta na quarta estrofe...
Se encontraram então no parque da cidade a mônica de moto e o eduardo de camêlo”
Se alguém aí age como boy, esta seria Mônica, que vai ao encontro pilotando uma ameaçadora motocicleta. Na ocasião do seu primeiro encontro, vê Mônica impor suas preferências, uma constante durante toda a letra...
“O Eduardo sugeriu uma lanchonete, mas a mônica queria ver o filme do godard
Atitude esta, nada democrática para quem se julga uma liberal. Na verdade, Mônica é o que se convencionou chamar de p.i.m.b.a. (pseudo intelectual metido à besta e associados), ou seja, alternativos, de All Star e vestidos de preto em geral, que acham que todo filme americano é ruim e o que é bom mesmo é filme francês, preto e branco. Em seguida Russo utiliza o eufemismo "menina" para se referir suavemente à Mônica...
O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar mas a menina tinha tinta no cabelo”
Menina? Pudim de cachaça. Ainda há pouco vimos Mônica virar um Dreher na goela logo no café da manhã e ele ainda a chama de menina?
Na seqüência, ficamos a par das opções culturais dos dois...
Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus, de Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud”
Temos nesta lista um desfile de ícones dos p.i.m.b.a., muito usados por quem acha que pertence a uma falsa elite cultural. O sujeito mais normal dessa moçada aí cortou a orelha .Mais uma vez insinua-se que Eduardo seja um imbecil acéfalo...
E o Eduardo gostava de novela e jogava futebol-de-botão com seu avô”
Que adolescente de hoje costuma dar atenção a um idoso? Ele poderia estar jogando videogame com garotos de sua idade ou tentando espiar a empregada tomar banho pelo buraco da fechadura, mas não. Preferia a companhia do avô em um prosaico jogo de botões!é de tocar o coração...
“Ela falava coisas sobre o planalto central também magia e meditação”
Falava besteira, isso sim! Nesses assuntos esotéricos é onde se escondem os maiores picaretas do mundo. Porque não se pode provar absolutamente nada. Vale tudo! É o samba do crioulo doido.
E quem foi cair nessa conversa mole jogada por Mônica? Eduardo é claro, o bem intencionado de plantão. E ainda temos mais um achincalhe ao garoto...
E o eduardo ainda tava no esquema: escola, cinema, clube, televisão"
O que o senhor renato russo queria? Que o esquema fosse "bar da esquina, terreiro de macumba, sauna gay e delegacia"?
Equal é o problema de se ir a escola?
Agora temos os versos mais contraditórios de toda a letra...
“A Mônica explicava pro Eduardo coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar”
Mais uma vez, aquela lengalenga esotérica que não leva a lugar algum. Vejamos:
Mônica trabalha na previsão do tempo? Não.
Mônica é geóloga? Não.
Mônica é professora de química? Não.
Mônica é alguma aviadora? Também não.
Então que diabos uma motoqueira transviada pode ensinar sobre céu, terra, água e ar que um pernilongo não saiba?
Sempre à frente em tudo, Mônica se forma quando Eduardo, o eterno micróbio, consegue entrar na universidade...
E ela se formou no mesmo mês que ele passou no vestibular”
Por esse ritmo, quando Eduardo conseguir o diploma, Mônica deverá estar ganhando o seu oitavo prêmio nobel...
só que nessas férias, não vão viajar porque o filhinho do eduardo tá de recuperação”
É interessante notar que é o filho do Eduardo- e não de Mônica, que ficou de d.p. - em suma, puxou ao pai e é burro que nem uma porta.
O que realmente impressiona nesta letra é a presença de um homem que é retratado como sendo um simplório alienado que só é salvo de uma vida medíocre e previsível graças a uma mulher naturalmente evoluída e oriunda de uma cultura alternativa redentora.

9 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que análise heim?? mas vc conseguiu ser bem tendencioso, puxando sardinha pro lado do Eduardo.
Bom mas tem algumas coisas que não concordo com você, por exemplo:
-“Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar ficou deitado e viu que horas eram” - essa parte não menciona que era de manhã, apenas diz que o eduardo tava acordando, podia ser 3 horas da tarde, ai não tem nada de mais a mônica estar tomando um conhaque.
-“E o eduardo ainda tava no esquema: escola, cinema, clube, televisão" ( não acho que o Renato quis dizer que o Eduardo deveria estar em um esquema diferente deste, apenas quis ilustrar a diferença de idade entre os dois)
-“A Mônica explicava pro Eduardo coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar” (nesse caso ainda estamos falando do papo exotérico, céu, terra, agua e ar são os quatro elementos que compõem o universo, segundo a alquimia)

Érica disse...

Acho que Renato ñ quis diminuir o Eduardo em nenhum momento. Acho que a Monica é que queria impressionar Eduardo. Renato Russo faz essas comparações do casal querendo mostrar que Monica era mais velha que Eduardo.
Em algumas entrevistas o compositor fala que para ele "todas as mulheres são inteligentes" e que os homens são "bobos, como cachorros". FONTE: RENATO RUSSO DE A a Z.
Então a explicação de Monica ser mais "inteliegente" que Eduardo.

Anônimo disse...

lukas,

esta musica é facil... as coisas sao obvias... queria ver se fosse Faroeste de Caboclo (afinal de contas, a maria lucia era a filha do boiadeiro que tinha a passagem pra brasilia???), ou aquela que fala no final:

"Na minha casa tem um poço, mas a água é muito limpa!"

tem uma analise legal dakela outra em que ele fala de 'cavalos marinhos' aki... (http://marconileal.opensadorselvagem.org/cavalos-marinhos/)
vale a pena ler!

Joey disse...

Só se esqueceu de dar os créditos a Adolar Gangorra pela análise,né?

Shalom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shalom disse...

http://adolargangorra.blogspot.com/2009/01/no-tem-dono-no-brasil.html
CONFIRAM O ORIGINAL!
GRANDE ADOLAR GANGORRA!

Shalom disse...

Báh, não acho legal publicar o texto do Adolar Gangorra como se fosse teu. Patético! Pior ainda, as pessoas te elogiando pela "tua" análise e tu bem quietinho....

Shalom disse...

Não deixem de ler o texto do Adolar sobre a banda Los Hermanos. É de chorar de rir. Tem no blog dele, endereço que publiquei acima.

Meel disse...

Desculpa, querido. Mas você viajou legal nessa análise!
Tanto que no começo Renato canta "Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?", ele quis dizer que apesar de os dois serem tão diferentes, tanto na idade como na maturidade, eles se apaixonaram sem se importar com as diferenças.
Bom, mas opinião, é opinião, não é?!