12.11.08

Direita e esquerda: a diferença

Há cerca de 20 anos, numa entrevista ao JB, o Italiano Norberto Bobbio disse o seguinte sobre a diferença entre direita e esquerda
- Ainda considero como direita aquelas forças que se colocam a serviço do interesse das pessoas satisfeitas. Os outros, os que sentem e agem do ponto de vista dos pobres, do excluídos da terra, são e serão sempre a esquerda.
Sempre que me pedem uma diferenciação entre direita e esquerda, respondo que essa é a fundamental. Em nosso tempo, todos os que defendem os povos oprimidos, os movimentos de libertação do Terceiro Mundo, são a esquerda.
Aqueles que, manifestando-se do alto do próprio interesse, dizem que não há motivo para distribuir o dinheiro que suaram para ganhar, são e serão a direita. Essa é a divisão que existe em toda parte, aqui como no Brasil.
Segundo ele, de direita são os que julgam as desigualdades como inevitáveis. A esquerda, argumenta o pensador, está viva naqueles que consideram iguais todos os homens, nos que se atrasam um pouquinho para esperar os mais lentos, nos que estendem as mãos sadias para socorrer as mãos enfermas, nos que se importam de verdade com aqueles que sofrem para subir a ladeira.
(Norberto Bobbio, pensador político e filósofo Italiano)

11 comentários:

Anônimo disse...

O Prof. Sergio Mello do Departamento de Ciencias Sociais da UEM é um especialista em Bobbio. Inclusive tem um livro editado sobre este grande escritor italiano. Celso

Anônimo disse...

Pois é, mas todas as conquistas democráticas - e as consequentes conquistas sociais - acontecidas nos dois séculos passados foram feitas sob inspiração do ideário da direita ou liberal, como queiram.

obs: sem esquecer que foi devido a luta igualitária esquerdista que mais funcionou a guilhotina, a forca, o fuzilamento e outros instrumentos de eliminação dos inimigos do povo. O genocídio foi o único grande método que a esquerda sob utilizar com eficência.

Anônimo disse...

Valeu essa postagem Lukas. É bem isso aí mesmo. A direitona formou Hitler e Mussolini, entre outros.

Anônimo disse...

A esquerda formou lenin, stalin, pol pot, mao, che, fidel. A soma dos cadáveres desses facínoras dá de goleada nos facínoras da direita...

Outro detalhe: Ainda há por ai estremistas de direita, neo-nazistas e afins, que se manifestam abertamente, mas em número muito pequeno e que são tratados com o devido e merecido rigor pelas autoridades e pela imprensa. Há também os facistas reprimidos, defensores de hitler e mussolini, escondidos por aí, que temem se manifestar.
Mas os manifestantes da extrema esquerda estão por ai, aos milhares, manifestando-se sem vergonha e sem nenhum um tipo de repressão. Os defensores dos genocidas comunistas declaram suas simpatias abertamente sem ninguém dar um piu. As vezes, recebem indenizações.
O Pc do B é um partido que exalta as figuras de Stálin, mao e fidel.
Ai daquele que resolvesse montar um partido fascista que exaltasse Mussolini, Hitler e outros bárbaros da direita.

Já dizia um provérbio chinês que extremos se tocam.

Anônimo disse...

Esquerda nesse caso não quer dizer Stalin, Mao, etc. Nesse caso, esquerda são os que se postam contra esse tipo de opressão.

Quanto ao Sergio Melo, ele é direitona braba. Tem fortes preconceitos de classe e raciais. Não acho que seja um exemplo a ser seguido. A não ser que seja o caso de: "faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

Anônimo disse...

E a direita criou Menen,Fujimori, Medici, AI-5, Castelo Branco, Costa e Silva, Collor, FHC, Videla, Galtieri, Alfonsín, De la Rua, Pinochet, Bush, ACM, Jader Barbalho, Daniel Dantas, Gilmar Mendes, Revista Veja, Bombas no Rio Centro...
Todas as grandes conquistas democráticas de direita estão associados ao "livre direito de endividamento" e dependência do capital,pois as verdadeiras conquistas trabalhistas, sociais, etc só vieram acompanhados de muito sangue daqueles colocados á esquerda do "ideário liberal"...

Anônimo disse...

Marcelo, bobim, já que você vai pegar o terceiro escalão dos opressores, que tal pegar a expressão máxima dele: Lula e seus "cumpanheiros". VEJA A LISTA DE MAZELAS: Celso Daniel, Toninho do pt, mensalão, LULINHA E DANIEL DANTAS JUNTINHOS, dolar na cueca,dõssies..., a lista é muito grande.

Sem esquecer do dinheiro suado dos brasileiros que essa gentalha leva em forma de pensão.

Anônimo disse...

Anônimo espertin (tão espertin e consciente da m que a direita faz que sequer tem coragem de se identificar), só citei SEUS líderes (ou gurus) sulamericanos e congêneres pra ver quanta maravilhas vocês já produziram...

Em tempo... em que governo começou o mensalão? Quem ajudou o Cacciola? quem foram as figurinhas condenadas ontem no STF?

Ah esqueci, direitchosss só lêem Veja, e assistem JN...

Você leu o post sobre a mídia? Tá aí no começo, eu enxergo você muitas vezes nele espertin...

Tem mais prezado obelisco obtuso, você destilou o bestiário Veja antidemocrático: Celso Daniel, Toninho do pt, mensalão, LULINHA E DANIEL DANTAS JUNTINHOS, dolar na cueca,dõssies(sic)... Porque esqueceu o furo de sua bíblia sobre grampo no STF???

Não dá pra falar com alguém que não é minimamente informado e doutrinado como você, prezado inominado ou inominável...

Meu profundo desprezo a sua pessoa e suas idéias... passar mal!!!!

Anônimo disse...

Macelinho, cabeça de camarão, você é "o super-informado"? Deus me livre!

Rapaz, você é de uma ignorância de deixar ruborizado qualquer analfabeto!

A quantidade de fatos pessoas que você mistura fazendo uma salada para justificar seu "raciocímio" e de rolar de rir.
Mas não vou rir, porque mais do que um palhaço, você parece perigoso... desconjuuruuu!!!

Anônimo disse...

O tal do marcelin é adepto da filosofia chacriniana (do chacrinha): "Eu vim para confundir e não para explicar" ( ou algo assim). Vai falando um amontoado de bogagens seguidas que se você fosse refuntar tudo, teria que ficar explicando dia inteiro. E começando lá do básico, tipo: "meu filho, focinho de porco não é tomada."

E como ninguém tem paciência para tanto -e não dá bola para alguém que tem miolo de chacrete - segue o Marcelo jogando o que tem dentro da cabeça no ventilador.

Anônimo disse...

como argumentar algo com mentes tão brilhantes? Sorte minha que a direita trouxe a democracia e a liberdade de expressão de volta ao Brasil. Senão eu provavelmente iria preso pela esquerda. Impressionante como os pilares da verdade, os bravos anônimos se incomodam com ignorantes... Tão nobres, tão respeitosos,tão democráticos... Na internet são assim, imagina no governo o que fariam?