10.10.08

O Deus Mercado

(...) O que está acontecendo agora no mundo tem responsáveis claros, com nome, endereço e identidade. Além dos Tesouros nacionais deviam estar em cena os Judiciários de cada país investigando como se desenrolou a ciranda dos papéis sem lastro e botando na cadeia seus operadores.
Por conta de irresponsabilidade e ganância de alguns, o mundo todo está pagando. A questão ultrapassou fronteiras nacionais e talvez o mais recomendável fosse uma corte internacional que fizesse um grande julgamento, similar ao dos criminosos de guerra, levando ao banco dos réus banqueiros e empresários inescrupulosos.
No Brasil, duas empresas tiveram perdas enormes em seu valor de mercado porque apostaram alto no mercado futuro e caíram do cavalo. Em uma delas, o diretor financeiro foi demitido. Certamente vislumbrava um bônus colossal, semelhante aos de Wall Street, quando apostou o dinheiro da empresa numa operação arriscada. (Onipresente)

8 comentários:

Anônimo disse...

Lukas, para mim, está mais que claro que o FMI defende e sempre defendeu os interesses dos banqueiros internacionais e que a entidade é tem credibilidade alguma para manifestar-se sobre a crise financeira instalada, porquanto jamais defenderá o interesse dos países periféricos, como o Brasil. A citada entidade sempre terá espaço na mídia local enquanto emitir previsão desfavorável sobre os rumos da economia brasileira, pois isso atende a interesse momentâneo de derrubar a popularidade do atual presidente, visando pavimentar candidatura de Serra em 2010.
Trata-se de uma postura deplorável, de traição aos interesses maiores do país, em que os fins justificariam os meios...

Anônimo disse...

para mim, está mais que claro que o FMI defende e sempre defendeu os interesses dos banqueiros internacionais e que a entidade NÃO tem credibilidade alguma para manifestar-se sobre a crise financeira instalada, porquanto jamais defenderá o interesse dos países periféricos, como o Brasil. A citada entidade sempre terá espaço na mídia local enquanto emitir previsão desfavorável sobre os rumos da economia brasileira, pois isso atende a interesse momentâneo de derrubar a popularidade do atual presidente, visando pavimentar candidatura de Serra em 2010.
Trata-se de uma postura deplorável, de traição aos interesses maiores do país, em que os fins justificariam os meios...

Anônimo disse...

Espero que pelo menos os defensores do mercado e de sua tão famosa auto-regulação (a mão invisível) sejam coerentes e não venham com essa história de tirar grana do nossos impostos pra salvar os banqueiros.

Agostinho

Anônimo disse...

Quanta ignorância. Vão estudar um pouco de história e de economia. Financiamento imobiliário não é especulação e nem é dirigido por mercado de natureza liberal. O "Deus Mercado" não tem nada a ver com isso. O calote maior não é do mercado. É da população americana. A origem do problema nem é econômica. É resultado de má administração política do Bush, que acordou tarde demais para os financiamentos imobilários de longo prazo, sem nenhuma garantia. É mais ou menos o que vai acontecer com o mercado veicular no Brasil, a médio prazo. Ou vocês acham que a pobraiada vai pagar todas as setenta ou cem prestações do carro novo, que compromete, em média 40% da renda bruta das famílias que entraram nessa ? O FHC enfrentou duas grandes crises mundiais. Vamos ver como o analfabeto do Lula vai se sair...

Anônimo disse...

Amigo, todos temos que estudar e aprender a não comparar coisas diferentes. O mercado veicular brasileiro, assim como o mercado imobiliário, é usado para esquentar dinheiro do caixa dois ou ilegal. Isso não existe na economia americana. Não é só o atual presidente o culpado, é a sucessão de erros, arrogância e beligerâncias que levaram esse País (e está levando os outros) a ficar nesse estado. Perdeu competição naquilo que era mais forte. Veículos e informática. Por trás de balanços mentirosos que levaram até os fundos de pensão de idosos e mais novos, existe uma montanha de dinheiro que, para algum lugar foi ou vai. Um dia, ainda, as Universidades vão abordar às claras, o que acontece com o dinheiro no mundo, inclusive o que é desviado, para onde vai e com quem fica. Um certo banco ambroziano e um certo Paul Marcinkus, é um bom fio de meadas.
Ivan

Anônimo disse...

O negocio esta pegando fogo

http://www.malvados.com.br/materialista.jpg

"O FHC enfrentou duas grandes crises mundiais. Vamos ver como o analfabeto do Lula vai se sair..."


hahhauhhuahhauhHhahauhauhuahaha


com certeza não vai ser vendedo até a mãe pro FMI ou como os letrados europeus

Que sabe, cansei de ser o Tee, vou ser um anônimo também

Anônimo disse...

Olha a falta de leitura do anônimo das 11:05.
O FHC não foi duas vezes ao FMI. foi três. E quem fomentou a crise foi, sim, o deus Mercado, que fez a cabeça da população babaca americana. Os idiotas cairam de cabeça na "vantagens" oferecidas pelo Mercado econômico.
É o capitalismo, meu filho. Deu no que deu.

Anônimo disse...

Viva o deus mercado! Graças a ele a economia do mundo cresceu vertigionosamente nos últimos anos. Todos tiraram no mínimo uma lasquinha. Ou vocês acham que a diminuição da pobreza no Brasil se deve ao presidente mula? Rezemos para que essa crise dure o menos tempo possível...