26.8.08

A justiça deita e rola

Sob aplausos insensatos e o silêncio conivente do Congresso, o Supremo Tribunal Federal passou a tomar decisões que cruzam os limites constitucionais e resvalam no abuso de poder. O estabelecimento de regras para o uso de algemas e, em seguida, o bloqueio do nepotismo no Legislativo, Executivo e Judiciário poderiam ser comemorados se não significassem um avanço na esfera de competência do Legislativo. (...)
Virou moda dizer, a partir das ações do Ministério Público e o trabalho da PF, que o País vive um Estado policial. É o clamor de porta-vozes dos ricos e bem-nascidos.
A ameaça vem de outro lugar. O Brasil saiu de uma ditadura e, sem chegar a consolidar um regime de direitos democráticos, transita para uma situação que, sem freios, poderá configurar mais à frente a plenitude do pior dos regimes: a ditadura do Judiciário

2 comentários:

Capitão Província disse...

Lukas, estou muito preocupado com isso também. Vc que acompanha nosso blog deve ter lido o post Pra quê?(http://noticiasdaprovinciamaringa.blogspot.com/2008/08/pra-qu.html). Os caras tomaram o poder e são ditatoriais e corruptos quanto aos piores da ditadura militar.

Anônimo disse...

Quanta besteira !!! Gente, vão estudar e parar de falar tanta asneira. Primeiro: tripartição de poder não é estanque; qualquer poder pode regulamentar qualquer matéria dentro da sua competência prevista na constituição. O STF tem a súmula vinculante e, ante a omissão legislativa, regula o que quiser. Segundo: o STF pode ser qualquer coisa, menos inconstitucional, pois é justamente ele o único órgão com poder no país para dizer o que é constitucional ou não. Por fim: congratulações ao STF pela Súmula 11. A PF e outras polícias estavam tripudiando em cima de gente não condenada. Ricos e pobres. Isso sim é ditadura. Que venha agora a lei da mordaça (inclusive com proibição de filmagem de presos) para delegados e promotores. Se a PF tivesse alguma seriedade, teria feito uma investigação menos capenga, encaminhado o caso ao MP na surdina e, somente depois de condenação definitiva (que, no caso DD, não vai acontecer nunca, porque o inquérito é ridículo), divulgado o trabalho. Mas não. E os babacas sem estudo aplaudem... Pergunta: porque vocês não se mudam pra Cuba ? Lá é tão bom...