5.6.08

Data

* Vivo fosse, Karl Marx estaria fazendo 190 anos nesta quinta-feira.
* Nessa data foram-se dois poetas e escritores brasileiros : Mario Quintana (1906-1994) e Wali Salomão (1944-2004).
Wali foi um dos mais importantes artistas do Movimento Tropicalista e autor de várias canções com Caetano, Gil, Jards Macalé, Adriana Calcanhoto e Lulu Santos.
* "A criança que brinca e o poeta que faz um poema, estão ambos na mesma idade mágica." (Mario Quintana)
* Napoleão Bonaparte foi dominar o Céu (ou o Inferno) nessa data no ano de 1821.
* Tenório Cavalcanti com sua "Lurdinha" foi, de capa preta, fazer companhia pro gramunhão em 1987.
* Pro noqueiro mais novo: Tenório foi um dos políticos mais influentes na Baixada Fluminense nos anos 50 e sempre portava uma metralhadora- a "Lurdinha"- e uma indefectível capa preta. Sua vida inspirou o filme "O Homem da Capa Preta", filmado em 1986 e estrelado por José Wilker no papel de Tenório Cavalcanti.
Certa vez, Tenório, ainda no mandato de deputado federal, discursava na Câmara dos Deputados. No discurso, acusava o então presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, de desvio de verbas. Antônio Carlos Magalhães (ele mesmo, o ACM), então deputado e baiano como Mariani, defendera o conterrâneo respondendo que "vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que vossa excelência é mesmo, é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão."
Enfurecido, Tenório Cavalcanti sacou de seu revolver e o apontou para Magalhães, berrando "vai morrer agora mesmo!". Todos correram, deixando o plenário vazio. Mas, Antônio Carlos Magalhães permaneceu parado, com o microfone na mão, e teria gritado "Atira seu filho da puta!".
Tenório guardou suas armas, que foram apreendidas posteriormente e seus direitos políticos cassados pelo governo militar em 1964, com a interveniência direta de ACM.

Nenhum comentário: