21.4.08

Sadomasoquismo

Trexos da entrevista feita pela folhina de sampa com o advogado Paulo Sérgio Leite Fernandes na edição desse feriadão. Achei interessante.

FOLHA - Por que o caso Isabella provoca tanta comoção?
FERNANDES - Em primeiro lugar porque é uma menininha. Em segundo lugar porque a imputação teórica, a suspeita, é contra a madrasta, que normalmente é vista como a rainha má. Você se lembra da Branca de Neve, da maçã envenenada? Isso está no subconsciente popular. Em terceiro lugar porque o pai estaria junto da madrasta [no momento do crime]. Essa combinação provoca uma comoção social enorme a ponto de prejudicar o exame equilibrado dos fatos.
FOLHA - A imprensa deveria dar as costas para a curiosidade mórbida do público em relação ao caso?
FERNANDES - O sr. quer uma resposta franca? Vou lhe dar. O jornal, rede de TV ou rede de rádio que deixar de acompanhar esse caso perde venda, perde Ibope, perde dinheiro, em última instância.
FOLHA - Os jornais hoje, diferentemente do que ocorria nos anos 50, vivem de assinaturas. Elas representam 80%, 90% da circulação.
FERNANDES - Mas se você mandar um jornal para a minha casa sem notícia da Isabella eu vou procurar o "Estadão". Se ligo a TV e não vejo notícias, vou procurar outra estação. São os fatos da vida.
FOLHA - A mídia está errada em tratar o caso com tanta ênfase?
FERNANDES - A imprensa não erra no sentido objetivo da coisa. A imprensa existe para que o seu acionista não vá à falência. Nesse sentido, não erra.
Mas, no sentido ético, você tem de examinar isso da mesma forma que o indivíduo que é obrigado a se alimentar tomando a comida do outro. Ele não pode morrer de fome porque aí a família dele pode morrer de fome também. Isso é muito complicado. Não há respostas fáceis. Às vezes a imprensa não tem saída.
FOLHA - O sr. acha razoável do ponto de vista criminal que a polícia trabalhe com uma única hipótese?
FERNANDES - Não acho que a polícia trabalhe com uma única hipótese. Há algumas cartas que estão na manga da polícia, que vocês [da imprensa] não conhecem. Tenho 50 anos de advocacia criminal e creio que há alguma coisa no subterrâneo que vocês ainda não sabem. As notícias que a imprensa consegue colher são parciais.
O óbvio não é a verdade. A polícia oferece duas laranjas para a imprensa, mas às vezes a fruta boa é uma maçã. Às vezes o esclarecimento está escondido na gaveta do delegado. Isso vai depender muito da solércia [astúcia] da imprensa.
FOLHA - O cerco da mídia hoje é diferente do que ocorria nos anos 50?
FERNANDES - Não, é igualzinho. "O Cruzeiro" vivia às custas do sangue dos homicídios. O povo se apaixonava da mesma forma que no caso da Isabella.
FOLHA - Por que esse caso provoca tanta paixão?
FERNANDES - O povo é sadomasoquista. O ser humano vive permanentemente entre Deus e o demônio. Se você noticiar o nascimento de uma criança, ninguém lê. Mas, se você noticiar o assassinato de uma menina, todo mundo compra o jornal. O povo gosta de tragédia. Você vê criança de oito anos comentando o caso com o pai.
FOLHA - Qual seria a raiz desse sadomasoquismo?
FERNANDES - O ser humano nasceu assim. Num certo sentido, o homem gosta de ver o sofrimento dos outros e se castiga por isso. A imprensa vive muito de sangue. A rotina é o sofrimento, é o drama. A comédia é a exceção. O homem vive muito mais da dor do que da alegria.

7 comentários:

Anônimo disse...

Só uma dica: é trecho.

Anônimo disse...

Eu escrevi trexo? Que xato!

Anônimo disse...

O tio, que foi isso?
Baixou um Repórter Salsicha em Você?
Quando comecei a ler, pensei que estava vendo o Maringá Urgente.

Trexo foi de doer.

Anônimo disse...

Muintu tempu nu MSN, hein?

Xerus

Anônimo disse...

Tô fora com MSN faz tempo. Os noqueiros deviam se atentar mais pelo conteúdo das postagens (meus e de outros) e não por eventuais trocas de letras, erros (ou eros) dependendo do caso e da pressa.
Confiram o âmago da coisa, intepretem, leiam e releiam. Saibam o que os blogueiros (eu incluído) quiseram passar.
Se não quiserem entender a mensagem,foda-se. Vão catar coquinho.
Eu não acordo às 4 da manhã pra criar cartum e textos pra boçais.
Agradeço aos noqueiros que gostam de nossa presença na blogosfera.

Anônimo disse...

Interpretem!!!! antes que alguém corrija aí.

Anônimo disse...

A mensagem fala em sadomasoquismo e ignorância. Para que ampliar mais os dois tendo ataques pela correção e insistindo em não corrigir os erros, como a mídia de bosta tão criticada tão bem faz?