7.3.08

Mudança no vestibular

Tio Lukas parou de estudar há 20 anos e optou pelo autodidatismo (deu no que deu, agora é tarde). Bom... lendo agora o jornal vi que a UEM mudou as provas do vestiba na área de conhecimentos específicos. Para o curso de Educação Física a pessoa vai ter que ser craque em História; para Enfermagem, agora, Sociologia será fundamental.
Desculpem minha inhorância, mas, pra dar aulas de educação física precisa saber como foi a expansão do Império Russo? Vai usar onde isso?
E onde uma enfermeira irá usar seus conhecimentos em sociologia ao estar cuidando de um paciente? Vai discutir a sociedade capitalista?
Volto a dizer: se meu raciocínio estiver errado, desculpem minha inhorância.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Tio sou teu fã, mas vc ta errado.
No curso de Ed. Fisica estuda-se muita história (surpreende até os alunos). É preciso conhecer a história e saber qual era o entendimento de corpo em cada periodo, tambem a evoluçao(?) da humanidade.

Abço.

Anônimo disse...

Lukas, acho que a especialização precoce do conhecimento gera um bando de doutores de coisa nenhuma. Todo conhecimento é válido, principalmente de história. Não só o aluno de educação física deve saber sobre a expansão do império russo, mas também o de medicina, matémática, direito, ciência da computação, etc. Não precisa ser expert, mas tem que ter ao menos idéia dos fatos históricos. Hoje em dia, temos um monte de profissionais, altamente capacitados em sua área, mas que se forem conversar sobre política, repentem o discursinho que passa na Globo, Veja, etc. Sua maior ambição é acumular e acumular. Não tem um pingo de senso crítico. Não quero dizer com isso, que basta o conhecimento histórico para se formar o espírito crítico, mas pode ajuda.

Anônimo disse...

É isto aí!

Anônimo disse...

Conheço vários professores de educação física, e alunos.

Para ser professor em educação física, na verdade, parece-me que não precisa saber de nada, ou quase nada.

É só ser desinibido, conversador, paquerador, e assitir ao Big Brother, para ter o que conversar com os colegas de curso.