8.3.08

Ninguém critica o Uribe?

Miguel do Rosário, no Óleo do Diabo:

* Por que ainda me surpreendo? Nenhum colunista ou apresentador de nossa grande imprensa vai criticar o Uribe? Todos os editoriais e colunas fazem contorcionismo para minimizar o crime internacional do presidente colombiano e tentam transformar a crise por ele deflagrada, ao violar a soberania internacional, para atacar Chávez, Correa e Lula? A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou Uribe.
Todos os países da região condenaram Uribe. Até Sarkosy, o presidente direitista da França, condenou Uribe. E nenhum de nossos "colonistas", como diz o Amorim, irá fazer uma crítica simples, direta, franca, à atitude de Uribe?
O que vemos são inofensivas críticas à violação territorial do Equador, imediatamente seguidas de mal ajambradas explicações sobre uma suposta permissividade do governo equatoria para com os guerrilheiros.
Ora, as Farcs agem em território colombiano há mais de 30 anos. O governo colombiano recebe bilhões de dólares, além da assessoria militar direta, dos Estados Unidos para combater as Farcs, e mesmo assim não consegue controlar a movimentação das Farcs, porque o diminuto e pobre Equador teria que ser mais bem sucedido?
Quer dizer que, se os guerrilheiros atravessarem a fronteira brasileira e se hospedarem num hotel em Rio Branco, Acre, o governo colombiano irá bombardear o Brasil? O Equador é que paga pela incompetência de Uribe, politica e militar, de desmobilizar as Farcs?

*Também não vi ninguém comentar por aqui o fato de que, com a crise imobiliária americana, todos os países que fizeram acordos comerciais diretos com os Estados Unidos, elevando sua dependência daquele país, deverão sofrer danos financeiros bem maiores do que aqueles que optaram por uma maior diversificação de mercados.
É por essas e outras que a direita sul-americana é chamada de burra e retrógrada, chafurdando numa mentalidade pré-capitalista que só trouxe prejuízos econômicos e sociais para o nosso continente.
*Voltando ao Uribe. O cara tem histórico de ligação com o narcotráfico, invade outros países, quer mudar a Constituição para obter um terceiro mandato, mata covardemente a figura que estava negociando a libertação dos reféns - o que mostra a falta de compromisso de seu governo com os esforços humanitários de vários países - e nossos jornalões continuam cultuando sua imagem? Que fanatismo ideológico é esse? Vale tudo para defender a direita?*O Ali Kamel escreveu um editorial "denunciando" que os beneficiários do Bolsa Família estavam usando o dinheiro do programa para adquirir eletrodomésticos, entre outras coisas, e não somente alimentos.
Em editorial, o Globo apóia a "denúncia", atacando a validade de um programa elogiado por todos os organismos internacionais, e que deve ser copiado até pela prefeitura de Nova York, comandada por um político conservador.
Kamel e Globo acham que os pobres são bichos? Que suas necessidades se limitam à comida? É uma posição tão estúpida que não tenho vontade nem de responder. Lembro daquele frei mala que acha que o nordestino deve viver à base de água. Indústria, agricultura, serviços, são forças do mal. Ele quer manter o seu rebanho submisso e miserável, sem as "tentações" que o desenvolvimento econômico fatalmente irá trazer para as regiões nordestinas beneficiadas pelo desvio de parte da água do São Francisco.

3 comentários:

Tee disse...

agente não quer só comida...

Anônimo disse...

Tenho um amigo que está morando em Londres a quase 10 anos. Foi prá lá para trabalhar, clandestino, com a mulher e um filhinho de 1 ano.

Nesse ínterim, conseguiu cidadania alemã e teve outro filho, nascido lá, que joje está com 3 anos.

Ele veio ao Brasil pela primeira vez na semana retrasada. Disse que o governo inglês paga 360 libras mensalmente para ele. 180 para cada filho.

Ora, isso não é bolsa família?

Anônimo disse...

Na Finlândia as famílias recebem ajuda por manter os filhos na escola. Não sei o valor, mas a coisa passa de 400 dólares.
Mas lá tudo bem né?