16.1.08

Greve de fome

Levantaram a bola: o noqueiro conhece alguém ou tem notícia de uma pessoa que tenha morridode de greve fome? O sociólogo Luiz Alberto Gomez de Souza, em entrevista à revista Carta Capital afirmou: "Ninguém nunca morreu de greve de fome. Ghandy sempre parou um pouquinho antes".

Em 1963, Thich Quang Duc, monge budista, põe-se fogo em uma das esquinas mais movimentadas de Saigon. Era seu manifesto gigantesco em defesa da religião budista e por iguais direitos para aqueles que a professavam.
Os budistas sofriam atos de intolerância pelos ocidentais que ocupavam o território do Vietnã. Com essa ação, Thich Quang Duc queria sobretudo que os problemas que padeciam os vietnamitas fossem lembrados e alçados da ignorância.

Pra tio Lukas, isso sim que é radicalizar para obter algo. Aquela grevinha de fome do bispo Cappio, que é contra a transposição do rio São Francisco, é barrelinha. Dizem que o homem comia escondido.

Um comentário:

Inconformado disse...

Morreu sim, Lukas. No início da década de 80, um ativista irlandês chamado Bob SAnds, ficou em greve de fome durante 62 dias, vindo a falecer. A causa era pela independência da Irlanda.