4.12.07

Terça na feira

Hoje fui na feira-livre na praça da avenida Humaitá. Comprei pescada, ingredientes pra um yakissoba e feijão. Tá tudo tão caro. Feijão carioca 6 pilas (paguei R$3,50 há 30 dias), uma couve-flor tá valendo R$ 2,90. Os atravessadores da venda de feijão estão dizendo que em 20 dias o quilo do cereal vai pra 10 pilas.
Os feirantes acham que eles estão segurando o produto pra depois vender nesse preço. Eles não sabem se é verdade que está tão em falta assim ou os ou caras querem especular. Enfim, quem se ferra é o consumidor.
Um amigo, que comercializa o produto, disse que em janeiro os preços podem baixar, se chover. A maior parte do feijão tem vindo do Espírito Santo, Goiás e Bahia. A produção de São Paulo, que representa 10% da safra nacional, está sendo toda consumida por lá mesmo.

Bão... daí eu perdi a circular pra voltar pro barraco e passou uma senhora vindo da feira com duas sacolas, toda capengando porque tem problema de coluna e uma perna mais curta que a outra. Tem 86 anos e se chama Ana (fiquei sabendo depois). Eu ia ficar 25 minutos no ponto (obrigado TCCC!!) e resolvi ajudá-la. Eu adoro ajudar esse pessoal. Demorei um pouco pra me decidir, mas daí eu fui.
Quase corri atrás dela e quando passei me ofereci pra carregar as coisas (toda vez eu acho que a pessoa vai chamar a polícia achando que eu sou um assaltante). Aí ela recusou, eu inssisti e a gente foi batendo o maior papo até à casa dela. Mora na rua João alfredo... (?) há 44 anos. "A rua aqui era de terra e depois meu marido morreu, agora o meu filho mora comigo".
Dei um abracinho nela e fui pro ponto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se fosse na epoca do FHC todos diriam que o aumento era promovido pelo governo federal. Agora, na era Lula, a culpa é dos atravessadores. FHC é o pai do real e que o PT era contra. E se hoje voce está comendo melhor, dê graças a Deus a Itamar, FHC.

ass COMANDO DE CAÇAS AOS COMUNISTAS
DEPTO DE FISCALIZAÇÃO DE CONTEUDO NA WEB

Anônimo disse...

A culpa foi da falta de chuva, seu babaca. Até os macacos do Bosque 2 sabem disso. É só Reler o post e você vai entender o por quê do aumento do preço. Você deve ser daqueles que pega o carro do pai e vai comer em pizzaria e paga com cartão.
Deixe de ser alienado e leia um pouco mais. Umas 3 linhas por dia. Se não tua cabeça estoura.

Anônimo disse...

Pisei na postagem e não coloquei o nome. É o Jean dando uma chamada no anônimo das 11:59. O cara é babaca mesmo.
Abração Lukas. Teu blog tá 10!!

Anônimo disse...

Eh sim Lukas..
Fiquei sabendo que a saca de feijão vai duplicar o custo. Segundo informações não oficiais da FAEP muitos produtores rurais que cultivavam feijão em suas propriedades, não estão fazendo mais. Isso acontece porque o feijão é um produto de dificil manejo. E as pessoas, estão optando por produtos mais "faceis", como, cana de açucar, soja, milho....
Além do que o clima, QUENTEEEEEEEEEE, não ajuda em nada na qualidade do feijão.
Segundo um produtor rural (não me recordo o nome), poucos são os produtores que estão plantando feijão. E a perspectiva é que aumente 100 % o preço até o meio do ano que vem.

Acho que logo logo a comida do brasileiro vai ter que mudar de arroz com feijão, para arroz com peixe, ovo, farofa..Hahahahahahhahahahaha

Anônimo disse...

Sr Jean,
Por acaso o sr tem blog ou site para que possamos fazer o devido acompanhamento de conteúdo?
O senhor nos deu informações importantes. Capturamos cinco macacos do bosque 2 em atitude suspeita graças a sua denúncia.
ass COMANDO DE CAÇAS AOS COMUNISTAS
DEPTO DE FISCALIZAÇÃO DE CONTEUDO NA WEB
Ps. Estamos te devendo uma pizza paga com cartão.

Anônimo disse...

Me encanto com a forma como você descreve os momentos do cotidiano. Sempre apreciei seus cartuns e desde que comecei a ler seu blog ( e isso tem pouco mais de um mês) fiquei conscientemente viciada. Tem sido um prazer visitar a casa do Noca...
Abraços,
Tânia

Anônimo disse...

Obrigadinho pela audiência, Tânia. Vamos levando. Um abraço.