10.12.07

Piratas

Já escrevi que sou a favor da pirataria de DVDs, CDs de músicas e jogos de videogame.
Sábado fomos bater um ranguinho numa petiscaria e compramos 3 CDs por 12 reais de dois rapazes. Um com 35 epísódios do Chaves; outro com 5 desenhos animados da Disney (Shrek 1 e 2 e mais umas coisas lá) e Duro de Matar 4, com Bruce Willes.
Rodou tudo legal.
Eu sou a favor da pirataria porque a indústria de entrenimento e as gravadoras se acham no direito de inflacionar os produtos (vindo de quem vem, nada mais natural, né?).
Uma merreca de um CD da Xuxa custa R$ 29,90 (oferta) nas Americanas. É muito pra uma porcaria. Um piratão nego paga R$4,00 no meio da rua.
Um DVD do Play 2, original, lançamento, está valendo cerca de 230 pilas (o aparelho pode ser comprado- zerado e desbloqueado- por 550 paus- e você adquire o piratão por 13 reais.
Aí você pensa: vou morrer com 550 no videogame e depois pagar 200 paus num jogo? Lógico que você vai pra pirataria.
Você compra uma aparelho de som meia-boca por 600 reais e faz um plano de pagamento de 12 vezes de 50 reais... e aí vai pagar 30 pilas num CD?
Só se for rico ou muito lango pra fugir dos piratas. Baixassem os preços para uma realidade mais condizente com a situção das pessoas, a pirataria ia diminuir, com certeza. E os artistas ganham uma mixaria com a venda dos CDs. As gravadoras faturam quase 80%. A moçada tem que faturar em cima de shows pra sobreviver.
Então eles ganham a grana fazendo playback e eu economizo comprando piratas. E vamos levando...

13 comentários:

Anônimo disse...

Empresta o do Chaves pra mim ???

Anônimo disse...

Olha Lukas, cada um tem sua opinião.
Mas você tem que concordar com uma coisa. As locadoras, de vídeo e jogos, (em sua grande maioria) são obrigados a pagar essa carga tributária que o governo coloca nos dvd`s e cd`s.
Música nem tanto, mas filme, perdem muito. O problema da pirataria, é que tem muita gente fechando locadora hoje, porque as pessoas preferem comprar um dvd piratão por 5 reais, do que alugar um original por 3. Só em Maringá é um mercado muito grande que vai perdendo, sem contar as famílias que sofrem com isso, pois várias pessoas, até algum tempo atrás, ainda conseguiam sustentar suas famílias com uma locadora. hoje isso tá ficando complicado.

Digo isso, porque namoro uma menina, que a família dela tem algumas locadoras na cidade. E a situação vai de mal a pior. Trabalham há mais de 20 anos no ramo, e agora, o negócio apertou mesmo, porque a locação caiu absurdamente. Algumas locadoras, não conseguem nem fechar o mês com saldo positivo mais.

Novamente, lhe digo, que cada um mantém sua opinião, mas lhe peço para pelo menos, tomar cuidado, ao fazer apologia ao crime. Sim, tem gente ganhando muito dinheiro por trás disso.

E quem enxe de carga tributária os dvd`s, é principalmente, o governo. Vide os computadores no BIG por 600 reais, foi só abaixar o imposto, e o preço caiu de 1000 pra 600. Abraço, e pense nas famílias que possam estar sendo prejudicadas.

Danilo

Anônimo disse...

A situação relatada nao se restringe ao Brasil, pois em todo o mundo a pirataria é uma realidade.

Agora, atribuir a carga tributaria existente como a única responsavel pelo alto custo dos DVDs e CDs é equívoco, pois no valor final estão embutidos, além da margem de lucro dessas megalojas e dos custo de fabricação das mídias, o lucro da indústria de entretenimento, cuja participação, segundo estudos, supera em muito a carga de impostos incidentes sobre o produto.

Os preços cobrados são extorsivos, pois se assim não fosse certamente a pirataria existiria em menor escala.

De fato, o setor de locadoras de filmes passa por um processo de transformação com a concorrência dos piratas, mas ele terá de fazer contorcionismos para enfrentar essa dura realidade, pois os interesses do locador e do locatário são conflitantes. O primeiro necessita manter seu negócio com os produtos legalizados, mas a um custo irreal que somente beneficia a industria de entretenimento alienigena, e o segundo, locatário, busca outro fornecedor para reduzir o custo do lazer presente nas mídias do mercado paralelo.

Anônimo disse...

P/ o Danilo

Se existe a família do locador de CD e DVD que se ferrou com esse fato, por outro lado existe a família do vendedor de CD e DVD pirata que está progredindo muito bem.
Ô cara não fica não fica bravo é só uma brincadeirinha viu!!

Anônimo disse...

Continuando... penso que o mercado de locadoras passará por um processo de acomodação seletiva, pois sobreviverão aquelas que se especializarão em determinado segmento de filmes, justamente aquele que é direcionado a público restrito, do qual a indústria da pirataria nao tem o menor interesse em copiar e distribuir. Integraria esse rol os filmes antigões, clássicos, e os contemporâneos produzidos além das cercanias de hollywood.

Anônimo disse...

Tio Lukas, eu e o Vagauzinho vamos montar uma fabrica de CDs e DVDs,vamos ganhar muito dinheiro, o problema e a ganancia das grandes gravadoras.

Anônimo disse...

Bom pessoal, por um lado temos quem trabalha na legalidade, pagando todos impostos, e tem tradição no ramo.

Ao neto, digo o seguinte: O cara que tá ali vendendo o dvd pirata, ganha muito pouco com isso, muito pouco mesmo. As pessoas que ganham dinheiro nesse mercado, geralmente ninguém conhece, sabe porque? Tem muita coisa por trás disso, e tem muita gente ficando rica assim.

Agora veja o seguinte fato: Trabalho com programação de sistemas. É claro que o sistema que vendo, não é o custo do cd, e da capinha. Tem o meu trabalho embutido nisso. A mesma coisa acontece com os filmes piratas. Você acha que pagando 5 "real" num dvd pirata do Miami Vice por ex. Vai pagar o preço justo para o pessoal que teve o trabalho de fazer o filme?

É claro que não. Os pirateadores, simplesmente copiam o que outras pessoas trabalharam duro para fazer, e praticamente saem distribuindo na rua. Porque não tem que pagar os custos de uma mega produção. Por isso são mega produtoras.

Concordo que não são só os impostos que deixam essas mídias nesse valor, mas também falta a valorização do trabalho alheio. À não ser que vocês gostem de trabalhar de graça... aí não posso dizer nada.

E ainda acho que esse texto faz apologia ao crime. Temos que tomar muito cuidado com o que publicamos na internet. Mas como eu disse anteriormente, não sou ninguém pra conseguir mudar tudo isso que já existe, apenas tento fazer a minha contribuição, para tentar melhorar.

Anônimo disse...

antes de qualquer coisa, é importante lembrar que só comete crime aquele que copia os discos objetivando lucro. assim, o tio lukas, que compra o dvd, somente para assistir em casa, num clima romantico com a isa, nao comete crime algum (apesar de que ele espera ter algum 'lucro'!). ainda, aquele que aluga o disco original e faz uma cópia para si mesmo, tambem nao é criminoso.
alem disso, tem a questao da oferta do produto. assim como o tio lukas, eu gosto de chaves, mas em nenhuma das varias locadoras que eu frequento eu acho os dvds das temporadas. logo, se me oferecerem o pirata eu compro, e ainda copio para emprestar aos amigos depois... tudo sem cometer crimes!

Anônimo disse...

O problema dos piratas é a concorrência desleal com aqueles que, na legalidade, pagam seus tributos de forma correta.
Todos reclamam do pagamento dos tributos, mas todos precisam de educação, saúde, creches, estradas e outros serviços públicos, afinal não são todos que tem poder aquisitivo para escolas particulares, planos de saúde, etc.
Muitos só sobrevivem graças a programas como o "Fome Zero".
O dinheiro que banca tudo isso é dos nossos impostos.
Todo mundo quer que o governo preste serviço de boa qualidade, mas todos se queixam dos tributos que pagam ou sempre acham um meio para não pagar, como por exemplo comprando CD/DVD pirata.
O brasileiro é tão criativo, mas, na maioria das vezes usa sua criatividade para o mau e dinheiro fácil todo mundo quer, não é mesmo?
Admiro muito o Lukas, tal o tamanho de sua consciência social, no entanto esta postagem foi infeliz! Pirataria é crime!
Quem compra não é criminoso, mas colabora para que o crime continue existindo. Igual o tráfico de drogas,só existe porque tem quem consuma.
Sou contra a pirataria! Se não tiver dinheiro para comprar o original, tem locadora para locar. E como é bom um Cd original, com capa de qualidade e encarte! Gosto de sentir que estou fazendo minha parte para contribuir com a sociedade, se é que vocês me entendem...

Anônimo disse...

lidineide, concordo com tudo que você disse.
E também me espantei quando vi que foi escrito pelo Lukas. Quando li, parei, olhei pro lado, olhei o site, e li novamente, e vi que ele tinha escrito isso.

O maior problema, é pensar que todos estão mais corretos comprando dvd pirata, do que o original

Bulga disse...

Vou também colocar o meu bedelho.
1 - Sou colecionador de Cds e DVDs e tudo é original. Porém, faço cópias gratuitas para amigos e baixo discos pela internet. Neste exato momento estou baixando d disco da novela O Primeiro Amor, do início dos anos 70. Não vou encontrar esse disco em loja alguma e a indústria fonográfica nem vai reedita-lo.
2 - Se existe uma guerra entre locadoras e pirataria, essa guerra já terminou. A pirataria já venceu. As locadoras terão que conviver com uma nova realidade [de novo]. Num futuro próximo, mídias como o DVD e o CD estarão obsoletas.Tudo será via tv digital e internet. O problema então, vai ser como comercializar isso ou distribuir de graça agregando vários patrocinadores ao produto cultural.
3 - Já fiz vários planos para abrir uma locadora, mas desde o surgimento do VHS no Brasil, no início da década de 80, esse mercado já passou por diversas situações de altos e baixos. Lembro que as locadoras só trabalhavam com vídeos piratas - chamados de alternativos pelos proprietários - pois sequer existiam distribuidores no país. Depois vieram as majors - Warner. CIC, Disney - e o mercado se legalizou e encareceu.
4 - Continuar condenando a pirataria é o mesmo que excomungar a televisão. Ela vai continuar existindo de qualquer forma.

Anônimo disse...

Conheço um cara que é (ou era) um petista roxo. Aqueles bem xaropes mesmo, tipo o Lukas. E ele tinha uma locadora há quase 20 anos lá na Cerro Azul. E, recentemente, ele não agüentou e fechou as portas. O motivo alegado: a concorrência dos piratas.
Interessante que o cara vivia elogiando o ex-ministro da justiça o Tomaz Bastos. Só que ele não viu que foi esse mesmo petista, chefe da PF, que nunca tomou nenhuma iniciativa para coibir a pirataria, ou seja, que foi o principal responsável por fuder o seu negócio.

Prá mim pirataria é ladroagem. Assim como quem compra coisa roubada é criminoso (receptador), quem compra cópia pirata está no mesmo nível.

Anônimo disse...

Simplesmente lamentavel, milhões de pessoas perdendo emprego, outras milhares não contribuindo com impostos, depois vem pessoas como você e reclama da falta de serviços publicos. Na hora de usufruir a ilegalidade é otima, na hora que precisam dos serviços publicos, mesmo que esta não seja o unico fator, reclamam a todo gosto. Vou pensar como você, sou a favor dos roubos de carros, assaltos a mão armada, das pessoas, das casa, de tudo isso pis depois compro desse pessoal tudo que roubaram por um preço em camarada. Cada vez mais me decepciono com este povo brasileiro, sempre querendo tomar vantagem de tudo e depois reclamam dos governadores, estes representam perfeitamente a maioria da população.